Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
eventos

"Uma nova sociedade: economia, sustentabilidade e desenvolvimento" será o tema da palestra de abertura da VIII Secitec, dia 19/11

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 18h05 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 17h36

Paralelamente, também serão realizadas a XI Semana do Livro, a VI Feira de Ciências e a II Semana da Consciência Negra

Na próxima semana, de 19 a 21 de novembro, será realizada a VIII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do IFG-Câmpus Inhumas, um evento técnico-científico e cultural, com atividades no câmpus e nas escolas e comunidades parceiras, que objetiva trabalhar, com a comunidade externa e a interna do câmpus, os temas de sustentabilidade e bioeconomia de maneira inter e multidisciplinar com questões sociais brasileiras. O tema da Secitec este ano, que é o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e foi definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.

Paralelamente, também serão realizados os seguintes eventos: a XI Semana do Livro e da Biblioteca, a VI Feira de Ciências e a II Semana da Consciência Negra. As inscrições devem ser feitas pelo site: http://eventos.ifg.edu.br/viiisecitecinhumas/.

A abertura oficial da VIII Secitec será no dia 19 de novembro, das 8h às 10h, com a palestra será "Uma nova sociedade: economia, sustentabilidade e desenvolvimento", que será ministrada pelo professor doutor Miguel Angel San Miguel Barrera, do Instituto de Química da Unicamp. Na ocasião, também será realizada a apresentação cultural Contos do Cerrado, com Glorinha Fulustreka. 

Ao longo do primeiro dia, os participantes ainda poderão acompanhar palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas. De acordo com a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG-Câmpus Inhumas, professora Lorenna Silva Oliveira Costa, cerca de 400 estudantes de escolas públicas da região participarão das atividades desenvolvidas durante os três dias de evento. A Escola Estadual Rui Barbosa, o Colégio Estadual Horácio Antonio de Paula, o Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco e o Colégio Estadual Joaquim Pedro Vaz já confirmaram presença. "Os professores de várias outras escolas da cidade e de municípios vizinhos também estão inscritos em minicursos e oficinas voltados para a capacitação docente", explica Lorenna.   

 Inglês

No dia 20, a programação prevê, logo pela manhã, uma atividade especial para a formação de professores de inglês. O professor doutor Tom Griggs (Universidade Norte Colorado / Professor visitante estrangeiro na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM) ministrará a palestra "O Ensino de Língua Inglesa enquanto segunda língua: What will it take? Improving English as a Foreign Language in Brazil's Public School System". Na sequência, o professor do IFG-Câmpus Inhumas Daniel Aldo será o responsável pela oficina "Práticas e experiências no Ensino de Inglês".

Dentro da XI Semana do Livro e da Biblioteca, também no dia 20 pela manhã, serão apresentadas Ações de Leitura em Bibliotecas Escolares na Região de Inhumas, no miniauditório do Câmpus, e serão lançados os livros A Catedral dos Ventos; Família Moreira e E-book Leitura e Criação 6, a partir das 11 horas. 

Nos períodos vespertino e noturno do dia 20, os inscritos acompanharão a apresentação de trabalhos científicos (sessões orais), minicursos, oficinas e apresentações culturais. A partir das 20 horas, serão realizadas a mesa redonda "A História da Ciência e seu Ensino: Abordagens Necessárias" e a oficina "Boas Práticas de Manipulação de Alimentos".

Feira de Ciências

Na quinta-feira, 21, boa parte da programação será voltada para a apresentação dos trabalhos inscritos na VI Feira de Ciências do IFG-Câmpus Inhumas. Às 17 horas, serão realizadas as premiações tanto da Feira de Ciências quanto do Concurso Cultural Leitores Destaque do Ano, que faz parte da XI Semana do Livro e da Biblioteca.

Consciência Negra

Também no último dia do evento, as atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra terão início às 19 horas, no miniauditório. Sob a coordenação da professora Liliane de Paula Munhoz, as apresentações serão as seguintes: Uma história contada: "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado; Uma cena de Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie; Declamação de Poema; Dança do Ventre; Dança com a música "Sai Cosme e Damião", de Mariene de Castro. 

Durante a realização dos eventos, ainda ocorrerão mostras e atividades permanentes, com temas variados. Exposições de Fotos, Cine Debate sobre a Amazônia, Mostra Verciência, Observações Astronômicas, Xadrez Gigante Interativo, Outubro Rosa e Novembro Azul - Campanhas de Prevenção ao Câncer e Mostra de Filosofia Moderna e Contemporânea são algumas das opções previstas na programação. 

 

Acesse a programação completa aqui.

Faça sua inscrição no site: http://eventos.ifg.edu.br/viiisecitecinhumas/

Fim do conteúdo da página