Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Oferta de cursos e vagas

Comissão apresenta dados sobre o POCV e dialoga com lideranças políticas regionais

Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 19h32 | Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 17h06

Lideranças políticas convidadas para a reunião on-line destacaram a importância da instituição 

xxxxx
   Segunda audiência pública sobre o Plano de Oferta de Cursos e Vagas

Na noite desta quinta-feira, 25 de novembro, foi realizada a segunda audiência pública on-line promovida pela Comissão do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) do IFG-Câmpus Inhumas. Resultados de pesquisas e análises elaboradas pela Comissão foram apresentados para a comunidade acadêmica e também para lideranças políticas regionais. A primeira audiência pública sobre o assunto foi realizada no dia 13 de outubro. As gravações das duas reuniões estão disponíveis no canal do câmpus no YouTube

"A partir do POCV, estamos num processo de construção de novas possibilidades de cursos. Entendemos que, para esse planejamento, precisamos dialogar com a comunidade, precisamos de parcerias. Queremos que a criação de vagas seja feita de forma responsável, para que os cursos tenham continuidade. Conseguimos dar mais um passo nesse processo com esta segunda audiência pública", afirmou o diretor-geral do IFG-Câmpus Inhumas, professor Luciano dos Santos.

Parcerias

A reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon, participou da audiência pública e destacou a importância do diálogo com a comunidade. "Queremos ampliar nossas ofertas de cursos e entendemos que este é um momento de muita aprendizagem e de consolidação de uma gestão democrática. Queremos ouvir a comunidade e entender as expectativas da região", disse.

A professora Oneida citou o crescimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e também destacou a necessidade de parcerias para que a instituição avance cada vez mais. "Na Rede Federal, saímos de 140 unidades para mais de 650 unidades e temos, hoje, mais de um milhão de alunos. Muitos dos câmpus do IFG são frutos dessa interiorização. O IFG é uma instituição forte, com mais de 16 mil estudantes em 14 câmpus. Mas precisamos muito de parcerias para o fortalecimento da nossa infraestrutura. Já faz algum tempo que temos o mesmo orçamento e um número de câmpus e alunos bem maior. Precisamos de um orçamento que nos dê condições de manter o custeio e de fazer novos investimentos", comentou a reitora. 

Ajustes

O professor Paulo Henrique Castanheira Vasconcelos, membro da Comissão Local do POCV, explicou que o objetivo do Plano é promover os ajustes necessários, orientando o IFG sobre as decisões futuras em relação à oferta de novas vagas. "Por meio da readequação da oferta de cursos, por exemplo, podemos reduzir a evasão e a retenção, além de proporcionar a verticalização da educação básica. O POCV foi aprovado dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com vigência de 2019 a 2023. Temos que considerar a função de cada câmpus nas dimensões locais e regionais, considerar a inserção do egresso no mundo do trabalho e analisar o impacto da formação ofertada na vida dos egressos na região."

Por meio de questionários, a Comissão Local do POCV consultou a comunidade sobre quais cursos poderiam ser ofertados no câmpus e diferentes sugestões foram citadas (Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Técnico em Alimentos, Técnico em Meio Ambiente, Agronomia, Licenciatura em Educação Física, Engenharia de Alimentos, Pedagogia e Engenharia Química foram os cursos mais mencionados) . No entanto, o professor Paulo Henrique lembrou que os câmpus do IFG seguem eixos tecnológicos específicos. "Não podemos abrir qualquer curso, de qualquer forma. Temos parâmetros a seguir, porque a ideia dos eixos é formar elementos que vão dar sustentação aos nossos cursos. No Câmpus Inhumas, temos os eixos Informação e Comunicação; Produção Alimentícia; Produção Industrial e, em breve, teremos o eixo Gestão de Negócios, com a criação do curso técnico integrado ao ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Secretariado", disse.

De acordo com o diretor-geral, professor Luciano dos Santos, assim que o trabalho da Comissão Local do POCV for finalizado, o relatório completo será disponibilizado para toda a comunidade.

Durante sua apresentação, o professor Paulo Henrique falou, entre outras coisas, sobre a atual estrutura física do câmpus, perfil dos estudantes, núcleos de pesquisa existentes, o alto grau de qualificação dos servidores, cursos ofertados, ações de extensão e eventos realizados. De acordo com o diretor-geral, professor Luciano dos Santos, assim que o trabalho da Comissão Local do POCV for finalizado, o relatório completo será disponibilizado para toda a comunidade.

"Temos muito a oferecer à sociedade e temos grandes desafios. Desde 2016 não recebemos recursos de investimento e os recursos para custeio estão em queda. Mesmo com a queda no orçamento, o câmpus vem lutando para contribuir com a comunidade. As emendas parlamentares que já recebemos foram importantes para o câmpus, por exemplo, para a construção do nosso auditório, melhorias na estrutura da quadra coberta, construção de um espaço de alimentação para estudantes, aquisição de equipamentos para a biblioteca. E nós continuamos precisando desse apoio. Precisaremos também de códigos de vagas para a criação de novos cursos em médio e longo prazos", comentou o professor Luciano. 

Prioridades

A deputada federal Flávia Morais agradeceu o convite para a audiência pública e parabenizou a Comissão Local do POCV pelo levantamento das informações. "Sou uma apaixonada pelos Institutos Federais de Goiás, IFG e IFGoiano. Por meio da bancada, temos conseguido priorizar recursos para essas instituições. Acreditamos muito no ensino público, gratuito e de qualidade. A educação é política publica que transforma a vida das pessoas. Acho que seria interessante criarmos uma escala de prioridades em relação às demandas do POCV para chegarmos mais longe", afirmou.

cccccc
  Lideranças políticas da região foram convidadas para a reunião on-line

Representando as Câmaras de Vereadores da região, o presidente da Câmara Municipal de Inhumas, vereador Edivaldo Júnior, destacou que a educação deve ser sempre considerada como um investimento. "Sabemos da estrutura do câmpus e que os investimentos são feitos com responsabilidade. Isso nos motiva a correr atrás de recursos para o IFG. Sabemos que os gastos são elevados, que o câmpus acolhe nossos jovens e valoriza nosso município. Na Câmara Municipal, estamos à disposição do câmpus para lutarmos juntos."

Portas abertas

O secretário municipal de Educação, Gustavo de Lima, participou da audiência pública representando o prefeito de Inhumas, Dr. João Antônio Ferreira. "A Secretaria de Educação está de portas abertas para a realização de parcerias com o IFG. A possibilidade de novos cursos é sempre bem-vinda e esta audiência é uma forma transparente de dialogarmos e levarmos os eixos do câmpus ao conhecimento da sociedade. O prefeito sempre tem colocado que o IFG é de muita importância para o município", disse o secretário. 

Representando o deputado federal Francisco Júnior, Leonardo Ornelas agradeceu o convite para a reunião e destacou que o IFG "trabalha com muita qualidade". De acordo com ele, o deputado continuará apoiando projetos e ações que fortaleçam o Câmpus Inhumas.  A secretária de Educação de Itaberaí, Carla de Deus Lima Lemes, participou ontem da audiência pública, representando a prefeita de Itaberaí, Rita de Cássia Soares Mendonça. "Somos parceiros para o que for necessário, para que a educação possa fluir e acontecer da melhor forma possível", afirmou.  

A secretária de Educação de Nova Veneza, Elaine Fonseca Martins, participou da reunião em nome do prefeito Valdemar Batista Costa. "O município está honrado em participar e estamos à disposição do câmpus, para que nossos estudantes tenham acesso a essa educação de qualidade."

Cenários

O professor Paulo Henrique também explicou, respondendo uma pergunta feita pelo chat da reunião, que existe uma tabela no POCV em que é possível elaborar cenários para novos cursos. "A partir disso, podemos prever e planejar que cursos podem ser alterados dentro dos nossos eixos, em curto, médio e longo prazos. O plano não é fechado e as possibilidades podem ser revistas", pontuou. 

No Câmpus Inhumas, fazem parte da Comissão do POCV os seguintes servidores: Beatriz dos Santos Siqueira (docente),  Darlene Ana de Paula Vieira (docente), Fernando Almeida dos Santos (técnico-administrativo), Karla Ferreira Dias Cassiano (docente), Luciana Pereira Marques (docente), Nisval Ferreira Guimarães (docente/Chefe do DAA), Paulo Henrique Castanheira Vasconcelos (docente), Renato Araújo Teixeira (docente) e Luciano dos Santos (docente/diretor-geral). 

A audiência pública on-line teve a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela intérprete Cristiana Ferreira Franco e pela professora Thaysa dos Anjos Silva Romanhol.  

 

 

 (Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas) 

Fim do conteúdo da página