Gestão

Eleição para diretores-gerais ocorrerá no mês de junho em quatro câmpus do IFG

Câmpus Águas Lindas, Goiânia Oeste, Senador Canedo e Valparaíso, que completaram 5 anos, vão escolher seus gestores pela primeira vez, por meio de eleições

• Publicado: Terça, 07 de Maio de 2019, 16h55
  • Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2019, 16h47

Toda comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás (IFG) agora será responsável por escolher os seus dirigentes. Os câmpus mais recentes, que ainda não tinham completado 5 anos, pela primeira vez vão realizar suas eleições para diretores-gerais. Nesse grupo, entram os câmpus Goiânia Oeste, Valparaíso, Águas Lindas de Goiás e Senador Canedo. Em reunião realizada na reitoria da Instituição, na tarde desta segunda-feira, 6, foi estabelecida a comissão eleitoral central e foram instaladas também as comissões eleitorais locais, que irão conduzir o processo de escolha dos diretores-gerais nos quatro câmpus do IFG.  As eleições serão realizadas no mês de junho.

A professora Oneida Irigon, pró-reitora de Ensino do IFG, foi responsável por conduzir a reunião, cujo objetivo era o estabelecimento das comissões eleitorais locais e da comissão eleitoral central. Participaram da reunião, além da gestora da Instituição, discentes e servidores técnico-administrativos e docentes dos câmpus Senador Canedo, Goiânia Oeste, Câmpus Águas Lindas e Valparaíso.

Gestão democrática e participativa

Pró-reitora de Ensino, professora Oneida Irigon, conduz a reunião na reitoria do IFG

Com uma impressão bastante positiva a respeito da motivação e do interesse dos membros das comissões, a professora Oneida Irigon chamou atenção para a importância da reunião realizada, pois esta tinha como objetivo também esclarecer e apoiar os membros das comissões. "A reunião é fundamental, para que o processo da escolha dos diretores-gerais ocorra dentro da legalidade, da moralidade e também a partir do princípio da gestão democrática e participativa em todos os câmpus do IFG", salientou a docente.

Destacando a importância do protagonismo das comissões estabelecidas, uma vez que elas estão presentes no primeiro processo de escolha dos dirigentes de seus câmpus, a pró-reitora de Ensino afirmou que, “com essas eleições, consolida-se no IFG a gestão democrática e participativa, uma vez que em todas as unidades da Instituição a comunidade já pode escolher seus dirigentes”. Nas palavras da docente, “podemos dizer que a constituição das comissões eleitorais locais é a reafirmação da autonomia e da responsabilidade da comunidade acadêmica quanto à escolha do seu dirigente: é o câmpus colocando-se como protagonista nesse processo e na condução de sua própria unidade”.

Cronograma

De acordo com o calendário estabelecido na Resolução n. 9, que deflagra o processo de consulta à comunidade para a escolha dos diretores-gerais dos quatro câmpus, uma primeira etapa que era a constituição das comissões eleitorais locais se deu no dia 3 de maio. Segundo Oneida Irigon, nessa data, essas comissões foram criadas: no Câmpus Senador Canedo, essa etapa ocorreu às 9h; no Câmpus Goiânia Oeste, às 14h; no Câmpus Águas Lindas, às 15 horas; e no Câmpus Valparaíso, às 10h.

Depois da reunião realizada nesta segunda-feira na reitoria do IFG, que também estava prevista na Resolução n.º 9, entre os dias 8 e 17 de maio os candidatos a diretores-gerais poderão se inscrever nos protocolos dos câmpus. A lista preliminar com o nome dos candidatos, de acordo com o cronograma, será divulgada no dia 20 de maio.

O período de campanha eleitoral referente ao primeiro turno ocorrerá entre os dias 27 de maio a 7 de junho. As eleições desse primeiro turno estão marcadas para acontecer no dia 12 de junho. Nos locais em que houver segundo turno, as eleições irão ocorrer no dia 26 de junho.

Documentos

O documento que deflagra o processo eleitoral e aprova o regulamento para a eleição dos diretores pode ser acessado aqui: RESOLUÇÃO Nº 9, de 22 de abril de 2019. Nele, pode ser conferido também o cronograma do processo eleitoral nos câmpus.

Outro documento importante que pode ser acessado na página do Conselho Superior do IFG é a RESOLUÇÃO Nº 11, de 2 de maio de 2019, que altera a comissão responsável pelo acompanhamento da eleição de diretores-gerais.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.