Ensino

Evento vai apresentar dados de pesquisa sobre ensino remoto emergencial e vulnerabilidade discente

Os dados foram coletados com mais de sete mil respondentes de três instituições de ensino públicas em Goiás

• Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 14h09
  • Última atualização em Quinta, 30 de Dezembro de 2021, 17h51
Evento online apresenta dados de pesquisa

No próximo dia 14 de dezembro, às 14h30, o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) participarão de um evento público online para apresentar dados de uma importante pesquisa sobre o ensino remoto emergencial. Além disso, também será mostrada a vulnerabilidade discente nas Instituições de Ensino Superior Público de Goiás (IPES/GO) por meio dos dados coletados. A transmissão do evento será feita no canal IFG oficial do YouTube.

O evento está sendo realizado pelo Observatório do Mundo do Trabalho do IFG e o Observatório do Estado Social Brasileiro UFG/UEG. Esses dados são fruto de um levantamento junto aos estudantes do IFG, da UEG e UFG com o objetivo de coletar informações e elaborar relatórios sobre a oferta de educação no Estado de Goiás durante o período da pandemia causada pela COVID-19.

“Esta ação busca subsidiar as instâncias competentes na articulação contínua da atuação do IFG com as expectativas sociais, o mundo do trabalho, as políticas governamentais e de Estado que assegurem o desenvolvimento social, científico e tecnológico, indo ao encontro das atribuições do OMT/IFG, nos termos do Art. 141 do Regimento Geral do IFG, aprovado pela Resolução Consup/IFG nº 40, de 13 de dezembro de 2018”, afirma o Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG, Weber Tavares da Silva Junior.

O assessor afirma, ainda, que “A pesquisa tenta identificar o impacto do ensino remoto no corpo discente e quem é esse aluno que vai retornar à instituição quando as condições sanitárias permitirem. Foi feita uma grande pesquisa, no caso do IFG, contamos com mais de 4,5 mil estudantes. A gente fez um questionário que identifica questões socioeconômicas e a percepção deles de como foi o ensino remoto em termos de qualidade. Temos achados importantes acerca da quantidade de alunos que usam o celular, daqueles que não tinham condições de assistir às aulas em casa etc. Além disso, resultados de como o ensino remoto impactou na qualidade do ensino”, afirma Weber.

Pesquisa

A pesquisa contou com mais de sete mil respondentes matriculados no IFG, UEG e UFG, residentes em todo o estado de Goiás, e traz dados fundamentais para que as IPES/GO compreendam os impactos deste período e possam se preparar para o retorno das atividades presenciais à medida que as condições sanitárias viabilizem tal ação.

Serviço
Evento público de apresentação dos dados acerca do Ensino Remoto Emergencial e a vulnerabilidade discente nas IPES/GO

Data: 14/12

Transmissão: https://www.youtube.com/ifgoficial