Bolsista

IFG inicia inscrições para seleção de coordenadores de cursos da educação a distância

Serão publicados mais três editais: um para estudantes, outro para professores formadores e outro para tutores presenciais e a distância

• Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 10h57
  • Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 09h43
Outros editais para bolsistas ainda serão publicados

O IFG, por meio da Diretoria de Educação a Distância, publicou no último dia 28 o edital nº 44/2022, que vai selecionar um coordenador para o curso de especialização Lato Sensu em Alfabetização e Letramento e um para o curso de especialização Lato Sensu em Educação Física Escolar, na modalidade de educação a distância. Os cursos são ofertados em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições são gratuitas e estão abertas a partir hoje, 30, até o dia 2 de janeiro de 2023.

As inscrições serão realizadas somente via Internet, no endereço eletrônico: http://www.ifg.edu.br/concursos/selecao-de-bolsistas, conforme cronograma e o envio de documentos estabelecidos no edital.

Segundo o edital, para o curso de especialização em Alfabetização e Letramento, o candidato precisa ter graduação em Pedagogia ou Letras, especialização em Educação ou Letras e mestrado ou doutorado em Educação ou Letras. Além disso, ter experiência como docente por no mínimo um ano no magistério superior.

Para o coordenador do curso de especialização em Educação Física Escolar, o candidato precisa ser licenciado em Educação Física, ter especialização em Educação ou Educação Física e mestrado ou doutorado em Educação ou Educação Física. Além disso, ter experiência docente mínima de um ano no magistério superior.

Os demais requisitos estão disponíveis no edital de seleção. Conforme a Portaria CAPES nº 183, de 21/10/2016, as bolsas do Sistema UAB não poderão ser acumuladas com bolsas cujo pagamento tenha por base a Lei nº 11.273/2006 e com outras bolsas concedidas pela CAPES, CNPq ou FNDE, exceto quando expressamente admitido em regulamentação própria.

As atividades desempenhadas pelo coordenador de curso deverão ser cumpridas em um período de 20 horas presenciais semanais, nas localidades dispostas no edital, prevendo, inclusive, disponibilidade para os encontros presenciais aos sábados, sem prejuízo de suas funções na instituição de origem.

O processo de seleção será realizado em duas etapas: análise curricular e entrevista. Os valores das bolsas são de R$ 1,4 mil para o coordenador da especialização em Alfabetização e Letramento e de R$ 1,1 mil para o coordenador da especialização em Educação Física Escolar.

Todas as informações, editais e inscrições estão disponíveis no endereço eletrônico: http://www.ifg.edu.br/concursos/selecao-de-bolsistas

Outros editais

Serão publicados ainda mais três editais, sendo que cada um deles selecionará bolsistas – professores formadores e tutores presenciais e a distância - e estudantes para ambos os cursos.

Para os estudantes, o edital já foi publicado, no dia 29 de novembro, e as inscrições serão realizadas de 1º de dezembro até o dia 9 de janeiro do próximo ano. Acesse o endereço eletrônico para obter mais informações: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/ead.

Para os professores formadores, a previsão é de que o edital seja publicado no dia 3 de dezembro e as inscrições sejam realizadas a partir do dia 5 do mesmo mês até o dia 20 de janeiro de 2023.

Já o edital para os tutores presenciais e a distância, a previsão é de que o edital seja publicado no dia 12 de dezembro e o período de inscrição seja do dia 14 do mesmo mês até o dia 27 de janeiro de 2023.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria