DINTER

Professora do Câmpus Senador Canedo é a primeira do IFG a concluir doutorado interinstitucional

Carmem Susana Makhoul terminou doutorado com 19 meses de antecedência

• Publicado: Sexta, 12 de Janeiro de 2018, 08h17
  • Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 10h38
Após a defesa, Carmem posta para foto ao lado do seu orientador e da banca examinadora

A professora Carmem Susana Makhoul, do Câmpus Senador Canedo, concluiu em dezembro do ano passado o doutoramento interinstitucional (Dinter), com 19 meses de antecedência. Ela foi a primeira servidora do Instituto Federal de Goiás (IFG) a terminar a pós-graduação, ofertada em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A tese desenvolveu um estudo bibliográfico a respeito da temática corpo em cinco periódicos nacionais da área de Educação Física e em outros documentos. A pesquisa propiciou a identificação de cinco áreas temáticas, que são perspectivas a partir das quais os pesquisadores têm percebido o corpo, que são: o corpo subjetivo, corpo cultuado, corpo dominado, corpo disciplinado e corpo biológico.

O estudo também apontou que a problematização do corpo no âmbito da Educação Física é tema atual. “O primeiro periódico da área, a Revista Brasileira de Ciências do Esporte, iniciou suas publicações em 1979, mas o primeiro artigo versando sobre o corpo só foi publicado em 1986”, disse, acrescentando que o aumento do número de publicações ocorreu a partir de 2001.

O Dinter

Para a professora, a experiência de cursar um doutorado interinstitucional foi positiva, principalmente por dois motivos. Primeiro, por ter feito uma pós-graduação com nota máxima na avaliação da CAPES. Segundo, o estágio integrado à UEL. “No desenvolvimento do estágio são inseridas atividades relacionadas às aulas, orientações, grupos de pesquisa, elaboração de artigos e integração com os outros doutorandos”, contou.

O Pró-Reitor substituto de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Samir Youssif, parabenizou a professora Carmem pela defesa da tese e aprovação. “Ressaltamos a importância do seu trabalho e incentivamos aos demais servidores à conclusão de seus estudos, de forma a ampliar a pesquisa no IFG”, destacou.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.