Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Astronomia

Clube de Astronomia Vera Rubin realiza palestras e sessões de observação do céu

Nesta quinta-feira, 10, haverá palestra de tema: Ida da Humanidade à Lua, às 18h30, no câmpus

• Publicado: Quarta, 09 de Maio de 2018, 08h45
  • Última atualização em Quarta, 30 de Maio de 2018, 20h55
Clube de Astronomia Vera Rubin realiza palestras e sessões de observação do céu noturno.

Curiosos e interessados no universo, espaço sideral e corpos celestiais podem participar do Clube de Astronomia Vera Rubin do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia. O clube, de caráter amador, é organizado pelo estudante da Licenciatura em Física, João Marcos de Oliveira Cardoso, que é amante e estudioso da área de Astronomia. No clube, são realizadas palestras e sessões de observação do céu noturno no câmpus.

O clube foi criado apenas um mês com objetivo de oportunizar discussões sobre Astronomia para leigos, bem como promover sessões de observações do céu utilizando o moderno telescópio Celestron 280 mm, que pertente ao IFG – Câmpus Goiânia.

Com apoio da coordenação de Licenciatura em Física, que disponibiliza o telescópio para as sessões de observação, o clube amador caminha para se formalizar enquanto um projeto de extensão, sob a orientação do professor Cláudio José da Silva, explica o estudante João Marcos de Oliveira Cardoso.

Desde a fundação do clube, já foram realizadas três palestras e duas observações só neste primeiro semestre no Câmpus Goiânia. A intenção, segundo João Cardoso, é realizar eventos semanais no clube, com palestras nas quintas-feiras, à tarde, a partir das 18h30, na sala S-804.

Telescópio, pertencente ao IFG - Câmpus Goiânia, é utilizado nas sessões do clube de Astronomia.

Já as observações do céu noturno com o telescópio são programadas para as sextas-feiras, a partir das 18h até as 21 horas, na sala S-2018, na unidade. Nas observações, o público pode conferir corpos celestes mais chamativos, conforme a posição do planeta Terra. O fundador do clube afirma que já foram possíveis de serem vistos a Lua e os planetas Vênus, Júpiter, Saturno e a Nebulosa de Órion, mais conhecida como “berço de estrelas”.

A próxima programação do Clube de Astronomia Vera Rubin acontece nesta semana, no dia 10 de maio, com o tema: Ida da Humanidade à Lua, às 18h30, na sala S-804, com participação aberta a todos os interessados. A palestra será ministrada pelo próprio estudante e criador do clube.

Sobre o nome do clube – Vera Rubin – o estudante João Marcos Cardoso explica que se trata de uma homenagem à astrônoma estadunidense, falecida em 2016, que organizou a primeira evidência (indireta) significativa do que hoje é chamado de Matéria Escura ou Matéria Invisível, além de ter sido a pioneira no estudo das taxas de rotação das galáxias. Para ele, nomear o clube de Vera Rubin é uma homenagem à astrônoma e a tantas outras mulheres nas áreas de Exatas que desenvolvem muitas contribuições importantes, porém não são tão reconhecidas.

Os interessados em conhecer mais sobre o Clube de Astronomia Vera Rubin podem conferir a página do grupo no Facebook: https://www.facebook.com/clubeverarubin/ ou no instagram: @clubeverarubin.

Serviço

Clube de Astronomia Vera Rubin

Palestra: Ida da Humanidade à Lua

Quando: 10 de maio, às 18h30, sala S-804.

Participação aberta ao público

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página