Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Câmpus Aparecida

Alunos do curso de Pedagogia Bilíngue criam objetos lúdicos para o ensino das ciências da natureza

O corpo humano e a matemática são temas possíveis de serem ensinados por meio dos jogos e aventais criados pelos alunos

  • Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 14h39
  • Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 16h30

Na última semana os alunos do sétimo período do curso de Pedagogia Bilíngue Libras/Português encerraram seu semestre apresentando o resultado da criação de objetos didáticos, construídos por eles próprios, sob a orientação das professoras Joana Cristina, de Biologia, e Flávia Almeida, de Matemática. As disciplinas, chamadas Tópicos Especiais em Ciências da Natureza e Material Didático II, mostraram que brincar pode ser algo não somente prazeroso como também bastante instrutivo. 

Sobre os denominados “Aventais interativos”, Joana explica que a ideia partiu de necessidades expostas pelos próprios alunos, que sem o acesso a uma imagem em três dimensões, percebiam uma deficiência na identificação de órgãos e conceitos biológicos do corpo humano. Segundo a professora, a criação favoreceu principalmente a alunos surdos, que a partir deste tipo de objeto, podem contar com um conteúdo mais visual. 

Para a criação e produção dos aventais, a turma foi dividida em 3 grupos, que trabalharam cada um com um tema: Sistema Digestório; Sistema Respiratório; e Sistemas Reprodutores Masculino e Feminino. Para o momento de avaliação houve ainda a participação especial de uma avaliadora mirim, Esther Menezes Faria, cursista do 3º ano do ensino fundamental I, que aprovou o método, dizendo: “Muito legal e interessante os desenhos, cores e órgãos do nosso corpo. Vou falar pra minha tia de Ciências fazer isso também na minha escola. Fica bem mais fácil de entender como o alimento anda dentro da gente”.

A disciplina de Material Didático II, por sua vez, acontece com a docência compartilhada entre as professoras Joana Cristina e Flávia Almeida Pinheiro, que propuseram a construção de modelos didáticos alternativos para o Ensino de Ciências e Matemática, na perspectiva bilíngue. Os trabalhos foram diversificados em temas, metodologias e públicos-alvo, na tentativa de atender ouvintes e surdos. 

Para quem quiser experimentar as criações dos alunos, tanto os aventais, quanto os jogos para aprendizado de ciências e matemática, encontram-se no Laboratório de Ensino do Curso de Pedagogia Bilíngue Libras/Português.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia.

Fim do conteúdo da página