Egresso da Engenharia Elétrica é aprovado em programa de mestrado da USP

O jovem colocou grau recentemente, e enquanto foi aluno do IFG se destacou pela participação no Ciência Sem Fronteiras e iniciação científica

• Publicado: Quarta, 18 de Julho de 2018, 12h03
  • Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 16h30

Professor Marcelo Escobar e Wandry em Málaga, na Espanha

O jovem Wandry Rodrigues Faria foi aprovado no programa de pós-graduação da Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC.USP), onde irá cursar mestrado a partir de agosto. Por esse motivo, o estudante solicitou a colação de grau especial, para receber o diploma de bacharel em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Goiás. A outorga de grau foi concedida a ele na última sexta-feira, dia 13, pelas mãos da diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Silva Barroso.

Desde quando ingressou no Câmpus, ainda no curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, Wandry se destacou por sua participação na iniciação científica. Em 2011, por exemplo, ele um publicou pôster na 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Dois anos depois, já no ensino superior, Wandry foi o único representante do Câmpus no programa Jovens Talentos para a Ciência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que concedeu bolsa de iniciação científica a 48 alunos do IFG. Ele também fez estágio na Usina Hidrelétrica de Itumbiara (Furnas) onde trabalhou “no desenvolvimento de uma ferramenta para análise da operação do sistema elétrico”.

Outro destaque enquanto estava na graduação foi o ingresso no Ciência Sem Fronteiras, programa de intercâmbio e mobilidade acadêmica que proporcionou ao jovem a oportunidade de realizar parte da graduação em Engenharia Elétrica na State University of New York at Stony Brook, nos Estados Unidos, onde estudou por cerca de um ano.

Em relação ao futuro, Wandry afirma que pretende continuar publicando artigos científicos para tornar o currículo competitivo e assim aumentar suas chances de realizar um doutorado no exterior.

O recém-formado engenheiro eletricista também atuou em sete projetos de iniciação científica, é coautor de artigo publicado em dois periódicos internacionais e de um capítulo de livro nacional. Ele também teve trabalhos aceitos para apresentação em eventos no exterior, como em 2017, quando esteve na Universidade de Vigo, em Málaga na Espanha, acompanhado pelo professor do Câmpus Itumbiara, Marcelo Escobar de Oliveira. Na ocasião eles participaram da International Conference on Renewable Energies and Power Quality (ICREPQ'17) apresentando trabalhos.

O professor Marcelo, que acompanha o Wandry desde os primeiros anos da graduação e também orientou o trabalho de conclusão de curso (TCC) dele, afirma que “Wandry sempre se mostrou muito interessado em pesquisas e essas atividades colaboraram imensamente para o seu desenvolvimento como pesquisador”. Marcelo diz ainda que seu ex-aluno “é extremamente independente, executando suas atividades sempre em tempo hábil e com muita qualidade”; além de sempre se mostrar solidário e disposto a colaborar com os colegas.

LINKS RELACIONADOS:
Graduando e docente da Engenharia Elétrica participam de conferência na Espanha https://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias-campus-itumbiara/2352-icrepq17

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.