REGULAMENTO

IFG tem nova política para acompanhamento de egressos

Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 18h11 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 11h14

Documento passou por debates coordenados pela Proex e foi aprovado pelo Conselho Superior

O Instituto Federal de Goiás (IFG) aprovou sua política de acompanhamento de egresso, definindo as ações institucionais voltadas para o acompanhamento de seus ex-alunos e criando os órgãos administrativos responsáveis pela coordenação e acompanhamento da própria política. O documento está disponível, na íntegra, na sessão de Resoluções da página do Conselho Superior, link http://www.ifg.edu.br/attachments/article/1033/Resolu%C3%A7%C3%A3o%2023%202018.pdf

A política para acompanhamento de egressos do IFG tem como objetivos o acompanhamento do egresso na sua inserção no mundo do trabalho; a análise da relação entre a ocupação profissional exercida pelo egresso e a sua formação; e o subsídio ao processo pedagógico de reformulação e atualização curricular dos cursos; o planejamento e a oferta de novas oportunidades educacionais e de formação profissional; o acompanhamento da avaliação qualitativa dos cursos realizada pelos egressos; a identificação do grau de importância do estágio curricular para a inserção dos egressos no mundo do trabalho, entre outros.

Para coordenar a implementação da política e acompanhar suas ações, o IFG vai criar o Comitê Gestor Geral de Acompanhamento de Egresso, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O Comitê Geral será composto por um representante escolhido entre os membros da Diretoria Ações Profissionais e Tecnológicas da Proex; um representante escolhido entre os membros do Codir; um representante escolhido entre os membros do Conepex; um representante indicado pela Proen; um representante indicado pela PROPPG; um representante indicado pela Prodi; um representante discente de curso superior; um representante discente de curso técnico; um representante discente egresso de curso superior; um representante discente egresso de curso técnico; e um representante do Observatório do Mundo do Trabalho do IFG. Entre os membros, serão escolhidos o coordenador e o vice-coordenador.

Também serão constituídos, em cada câmpus, o Comitê Gestor Local de Acompanhamento de Egresso. Cada comitê será composto por um representante dos coordenadores dos cursos técnicos, eleito pelos membros do colegiado do departamento de áreas acadêmicas envolvidos com este segmento; um representante dos coordenadores dos cursos superiores, eleito pelos membros do colegiado do departamento de áreas acadêmicas envolvidos com este segmento; coordenador do serviço de Interação Escola-Empresa ou representante; um representante do setor de apoio pedagógico escolhido entre seus pares; um representante escolhido entre os membros do Conselho de Câmpus; coordenador de Polo dos Cursos de Educação à Distância; um representante do Conselho de Representantes de Turmas, eleito pelos seus pares; um representante discente de curso superior; um representante discente de curso técnico; um representante discente egresso de curso superior e um representante discente egresso de curso técnico.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.