secitec

Oficinas, minicursos e outras atividades da Secitec atraem participantes da comunidade

Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 13h57 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 11h14
Ao todo a Secitec deste ano oferece cerca de 50 ações gratuitas para toda a população em geral
O minicurso sobre acessibilidade é conduzido pelos servidores Danilo Oliveira e Thaise Liara, com colaboração da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu)

Cumprindo um dos objetivos que é aproximar a academia da comunidade e vice-versa, a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) tem sido exitosa neste aspecto. Além do envolvimento da comunidade interna do Câmpus Itumbiara na organização, condução dos trabalhos e participação nas atividades; professores, alunos e membros da sociedade em geral têm prestigiado o evento desde o primeiro dia.

Michele Cássia Pedro é intérprete de libras na rede municipal de Itumbiara e está participando do minicurso “Acessibilidade e Inclusão na Escola: um olhar a partir de uma oficina vivencial”. Como atividade prática, foi proposto à Michele e aos demais experimentar os obstáculos e desafios vivenciados diariamente por deficientes físicos, visuais e auditivos e por pessoas acidentadas, que precisam se locomover com ou sem o auxílio de outra pessoa.
A intérprete diz que ficou emocionada ao passar pela experiência e que até sentiu vontade de chorar. Para ela, o exercício foi difícil e cansativo, mas também serviu para modificar a forma como ela perceber as pessoas que têm dificuldade de locomoção. “Você entende que não é porque ela não quer [andar mais rápido]. É porque ela não tem como”, comenta Michele, enquanto recorda situações em que já ficou impaciente ao ter que esperar um deficiente físico atravessar a rua, por exemplo.

Bruno se divertiu durante as atividades de física no laboratório

Outra ação que tem envolvido muitos alunos da rede pública na Secitec são as atividades itinerantes (realizadas em escolas de Itumbiara e Buriti Alegre) e a Mostra Biociência, que acontece nos laboratórios de Biologia e Física do Câmpus. Um dos visitantes foi Bruno Leite Lopes, estudante do 9º ano do Colégio Estadual Dr. José Feliciano Ferreira. O jovem estava bastante empolgado e participou das experiências com muito entusiasmo afirmando que tudo estava “muito show e muito legal”. Bruno ficou ainda mais surpreso ao saber que os cursos do IFG são gratuitos. Outro colega da mesma escola, Geovane Naves, estava visitando o Instituto pela segunda vez, e comentou que gostou das práticas no laboratório e que no próximo domingo, 21, irá participar da seleção do Técnico Integrado para tentar uma vaga no curso de Eletrotécnica.

Michele teve dificuldade para subir e descer escadas durante o minicurso sobre acessibilidade

Mais uma participação foi do engenheiro Rodrigo Faria, proprietário da empresa EcoSol Engenharia, convidado para um bate-papo com os participantes do minicurso "Energia Solar: conceito de projetos e simulação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede". Rodrigo falou do mercado de trabalho para os interessados em trabalhar em Itumbiara e região, e afirmou que há muitas vagas pois se trata de um mercado em expansão. O engenheiro disse também que para conseguir se destacar no mercado, os estudantes precisam demonstrar habilidades de liderança, capacidade para identificar e resolver problemas, e ainda estar disposto a participar de todas as etapas do projeto, desde a elaboração até a execução. Rodrigo Faria foi convidado pelo coordenador da pós-graduação em Fontes Renováveis de Energia, prof. Sérgio Batista, para dialogar com os estudantes durante o minicurso.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.