SECITEC

Cerimônia de encerramento premia melhores trabalhos da Secitec

Publicado: Sábado, 20 de Outubro de 2018, 13h30 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 11h14

Receberam menção honrosa trabalhos de comunicação oral, sessão de pôsteres e iniciação científica

Autores do trabalho Glossário em Libras Para Vidrarias de Laboratório de Química junto aos professores do Câmpus
Autores do trabalho (centro) "Glossário em Libras Para Vidrarias de Laboratório de Química" junto aos professores do Câmpus

A Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do IFG Câmpus Itumbiara foi encerrada hoje, dia 20 de outubro. O evento recebeu 794 inscrições, 101 submissões de trabalhos e 665 alunos da rede pública de Itumbiara e Buriti Alegre tanto nas atividades internas quanto itinerantes. Assim como em anos anteriores, a Secitec foi realizada em paralelo a outros três eventos: Semana da Engenharia, Semana da Licenciatura em Química e Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

O presidente da comissão científica da Secitec, prof. Fernando dos Reis de Carvalho, reconheceu a atuação e colaboração dos avaliadores dos trabalhos e anunciou os premiados com menção honrosa:

Sessão de Comunicação Oral – 01
Educação Especial na Perspectiva Inclusiva na Rede Municipal de Itumbiara/GO, autoria de Jualiano Guerra Rocha – rede municipal.
Sessão de Comunicação Oral – 02
Glossário em Libras Para Vidrarias de Laboratório de Química, de autoria de Maísa Conceição Silva – IFG.
Sessão de Comunicação Oral – 03
Síntese, Caracterização e Estudo de Nanocristais Semicondutores de Teluro de Bismuto (Bi2Te3) Dopados com Cromo, de autoria de Cristiano Maksuel Gomes de Araújo .
Sessão de Comunicação Oral – 04
Desenvolvimento de um Software Para Cálculo de Perda de Carga Distribuída Através da Equação de Colebrook, autoria de Gesmar de Paula Santos Junior.

Sessão de Comunicação Oral -INICIAÇÃO CIENTÍFICA – Sessão 01
Avaliação In Vitro da Mobilidade Vertical do Carbofurano Utilizando Colunas de Solo e Análise por Cromatografia Líquida de Alta, autoria de Adilson Correia Goulart.
Sessão de Comunicação Oral -INICIAÇÃO CIENTÍFICA – Sessão 02
Houve empate técnico entre Projeto, Simulação e Modelagem Matemática de Uma Máquina Síncrona à Relutância, autoria de Paulo Henrique Alves da Silva e Silva. E Análise do Impacto da GDFV. Estudo de Caso: Sistema Fotovoltaico Conectado no IFG – Câmpus Itumbiara, autoria Maria Clara Silva Borges.
Sessão de Comunicação Oral -INICIAÇÃO CIENTÍFICA – Sessão 03
Reconfiguração de Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica com Geração Distribuída, autoria de Marcelo Escobar de Oliveira.

Trabalhos Aprovados para Apresentação na Sessão de Pôsteres
Detecção de Falhas em Ventilador Industrial por Análise Vibracional – grande área Engenharias.

Guarda compartilhada: Proteção ao interesse da criança – grande área Ciências Sociais Aplicadas.

O Mapeamento Digital Como Mecanismo De Identificação De Áreas Urbanas Ambientalmente Vulneráveis – grande área Ciências Humanas.

O Estudo da Geometria Com o Uso de Material Manipulável: Geoplano – grande área Ciências Humanas.

Um Episódio na História: Marie Curie no Brasil – grande área Ciências Exatas e da Terra.

Utilização de Plantas na Promoção da Saúde: Relato de Experiência dos Projetos de Extensão da UEG – grande área Ciências da Saúde.

Agradecimento
Ao final, a presidente da comissão organizadora da Secitec, Blyeny Hatalita, agradeceu em especial aos parceiros do evento e às escolas da rede pública de Itumbiara e Buriti Alegre. Blyeny também fez agradecimento aos docentes do IFG por incentivar a participação dos estudantes no evento, e aos demais servidores, alunos e colaboradores que num “esforço conjunto” contribuíram com a execução da Secitec.

A diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, fez questão de ressaltar o empenho e trabalho das comissões organizadora e científica e de toda a comunidade acadêmica que colaborou com a Semana. A diretora lembrou também o quanto noite de abertura da Secitec “foi espetacular” com apresentações belíssimas e profundas reflexões sobre o tema proposto para este ano: “Ciência para a Redução das Desigualdades”. Aline concluiu suas palavras ressaltando o potencial dos servidores e alunos do Câmpus Itumbiara para realizar eventos grandiosos, capazes de atender Itumbiara e região.

Parte dos integrantes da comissão geral, científica e dos núcleos apoiadores da Secitec

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.