Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
parceria

Empresa doa kit de Gerador Fotovoltaico para o Câmpus Itumbiara

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 10h18 | Última atualização em Terça, 08 de Janeiro de 2019, 09h03

Equipamento será utilizado no curso de Instalador Fotovoltaico, previsto para ser ofertado em 2019

 

Composição de imagens feita pelo prof. Sérgio demonstra didaticamente as peças que compõem o kit
Composição de imagens feita pelo prof. Sérgio demonstra didaticamente as peças que compõem o kit

 

A empresa PHB Eletrônica doou para o IFG Câmpus Itumbiara, no início deste mês, um kit de Gerador Fotovoltaico. O material foi doado pelo diretor e um dos fundadores da empresa, Ildo Bet, e recebido pelo coordenador da pós-graduação em Fontes Renováveis de Energia, prof. Sérgio Batista. A PHB é “especialista no desenvolvimento, na produção e também na prestação de serviços em produtos voltados para Energia e Infraestrutura dos segmentos de Telecomunicações, Automação Bancária e Comercial e Energia Solar Fotovoltaica”. 

O coordenador da pós-graduação explica que "o kit doado é composto por inversor solar 1500W com monitoramento incluso, estrutura de fixação completa para telhado, dispositivos de proteção CC e CA, além de ferramenta para climpagem de cabos MC4". Segundo o coordenador, o equipamento será muito útil para o treinamento do curso Instalador Fotovoltaico, previsto para ser ministrado em 2019 (veja na imagem abaixo onde serão as instalações). Sérgio diz ainda que poderão se inscrever nessa atividade todos os alunos do Câmpus e também membros da comunidade externa. 

 

Pesquisa

Sobre pesquisas que estão sendo desenvolvidas no ramo de armazenamento de energia no Brasil, Ildo Bet comenta que são aquelas aprovadas na Chamada 21/2016 da Aneel (saiba mais aqui) e que basicamente “estão relacionadas aos serviços ancilares da rede elétrica (regulação de frequência e tensão) e armazenamento para funcionar como backup, peak shaving e time shifting”. A contribuição da PHB na Chamada 21, diz Ildo, é o fornecimento de container de 20 pés com 200Kwh de baterias e inversor bidirecional de 150KVA.

 

Congresso

Ildo Bet era um dos palestrantes convidados do I Congresso Científico em Fontes Renováveis de Energia e o II Workshop Sobre Fontes Renováveis de Energia, do Câmpus Itumbiara, realizado em novembro passado. Na ocasião, a participação dele foi cancelada e a empresa enviou o engenheiro de desenvolvimento da PHB, Mauro Fernando Basquera Júnior

Em nome da Instituição, Sérgio agradece à empresa pela doação e espera contar com a parceria dela em projetos futuros.

 

Estrutura para abrigar o Gerador Fotovoltaico já está sendo preparada
Estrutura para abrigar o Gerador Fotovoltaico já está sendo preparada

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página