Programa de Residência Pedagógica

Colégio estadual participa de aula experimental do Programa de Residência Pedagógica no Câmpus

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 13h23 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 10h35

Atividade foi realizada com duas turmas, totalizando 64 estudantes

PRP entrou em atividade no Câmpus Itumbiara no segundo semestre de 2018

Nesta semana o IFG Câmpus Itumbiara recebeu duas turmas de 1º do Ensino Médio do Colégio Estadual Sebastião Xavier. Ao todo, 64 alunos participaram de uma aula prática experimental no laboratório que foi conduzida pelos licenciandos da Química e também residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), Jaqueline Soares Dantas e João Batista Nunes Neto.

Além desses, também deram suporte como residentes os graduandos Kamilla Silva Garcia de Oliveira e Luciene Maria dos Santos Paiva, todos acompanhados pela docente orientadora do PRP, Juliana Moraes. Como atividade os residentes prepararam experimento prático de sistemas de separação de misturas, a partir de filtração comum, à vácuo, peneiração ou tamização, ventilação e centrifugação. Além da vidraria comum de laboratório, forma utilizados materiais e reagentes simples como leite, milho, floco de milho, café torrado, amendoim com casca, rolha, peneira, secador e filtro de papel. Ao final de cada procedimento, os participantes faziam as observações devidas e discutiam sobre os processos químicos. Os visitantes ainda aprenderam sobre extração por solvente, catação, decantação, separação magnética e destilação.

Para a professora Juliana, o Programa é uma oportunidade para os licenciandos criarem espaços de formação e de trocas de conhecimento entre os alunos e docentes. Além da possibilidade das turmas da rede pública vivenciar fenômenos muitas vezes aprendidos apenas teoricamente em sala de aula. E mais, com a vinda à Instituição, os visitantes tomam conhecimento da gratuidade dos cursos do IFG e formas de ingresso permitindo a eles “sonhar que o IFG Itumbiara é um lugar para todos”, a exemplo de ex-alunos do Sebastião Xavier que hoje cursam graduação no Câmpus, afirma Juliana.

PRP
O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores, e tem por finalidade "induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica”. As atividades são acompanhadas por um docente das escolas conveniadas ao IFG (denominadas também de escolas-campo) e também pela professora orientadora do Programa no IFG.

Saiba mais sobre o PRP na Unidade:

Link 1: Câmpus Itumbiara realizada atividade do Programa de Residência Pedagógica (PRP)

Link 2: Câmpus promove Seminário do Programa de Residência Pedagógica

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.