Aula da Saudade

Turma do 3º ano do Técnico em Química realiza encontro virtual de despedida

Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 10h45 | Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 12h55

Atividade foi marcada por muitas homenagens e descontração

O distanciamento físico não impediu que a Aula da Saudade virtual da turma de 3ª ano do curso Técnico Integrado em Química fosse repleta de carinho, homenagens e muitas risadas. O encontro foi organizado pelo coordenador do curso, professor Leonardo Magalhães de Castro, e contou com a participação de outros docentes convidados pela classe.

“Hoje concluímos mais uma etapa na nossa vida. E essa é uma conquista de todos que nos ajudaram a chegar até aqui. Infelizmente dessa vez, e tomara que só dessa vez isso aconteça” (em referência à não realização da cerimônia de certificação presencial por conta das medidas de isolamento no período de pandemia da covid-19). “Não foi fácil, porém, nem tudo é lamentação. A escola veio até nós (numa referência ao Ensino Remoto Emergencial). E apesar de todas as dificuldades conseguimos chegar ao fim do ensino médio”, afirmaram os estudantes.

Um dos momentos mais divertidos foi a exibição de um vídeo editado pelos alunos em que apareciam fotos e gravações de momentos de descontração e brincadeiras entre eles e os “erros de gravação” das aulas virtuais. A montagem cheia de efeitos e bordões dos professores divertiu a todos.

Em relação às homenagens, os escolhidos pela turma foram os docentes Fernando dos Reis de Carvalho e Giovani Aud Lourenço. Por meio da leitura de textos carinhosos e cheios de gratidão, o “terceirão” demonstrou o quanto os docentes foram e são importantes para eles desde a chegada ao IFG Câmpus Itumbiara até o momento da “partida” para o ensino superior.

“Seu sorriso e sua paciência sempre serão sua marca registrada”, afirmaram os estudantes sobre o professor Giovani. “Fernando, o quanto você acolheu os estudantes de maneira especial”, mesmo no ano em que não foi professor da turma (a exemplo de 2019) mencionaram sobre o docente também durante as homenagens. Outros fatos também foram lembrados com muito carinho pelos alunos.

O encontro virtual foi marcado por vários outros momentos de descontração e teve, inclusive, apresentação musical realizada pelos docentes João Paulo Victorino e Simone Goulart. A docente Selma Zago escreveu e fez a leitura de um belíssimo texto de incentivo aos jovens, lembrando-os de não terem medo do futuro e não perderem a vitalidade. Outros professores que acompanharam a atividade também manifestaram suas palavras de apoio aos. “Obrigada meus queridos/as alunos/as!! Estou muito contente por você terem chegado ao final desta jornada. Desejo sucesso, saúde, força e muita alegria nos seus caminhos. Vocês estão nas minhas melhores lembranças do IFG!”, disse a docente Luciene Correia.

Por fim, o coordenador Leonardo comentou que o fato de atividade ter sido virtual “não tira a importância, espirito e altivez do momento”. E o prof. Fernando reafirmou para os estudantes a importância de comemorar cada vitória por menor que possa parecer e para que eles sempre defendam o ensino público em qualquer circunstância.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.