SEGURANÇA SANITÁRIA

Reitoria distribuirá 190 mil máscaras para as unidades do IFG

Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 09h07 | Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2022, 11h01

A ação tem como objetivo evitar a disseminação e o contágio do vírus da Covid-19 nos câmpus durante o retorno presencial

A aquisição e a distribuição das máscaras de proteção têm como objetivo, em conjunto com as demais ações e protocolos sanitários adotados pelo IFG, evitar a disseminação e contágio do vírus da Covid-19 nos ambientes da Instituição

A Reitoria do Instituto Federal de Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Administração (Proad), realizará a distribuição de 190.000 (cento e noventa mil) máscaras cirúrgicas triplas descartáveis. As máscaras foram adquiridas para serem distribuídas aos alunos que se enquadram em situação de vulnerabilidade social. A ação será realizada em todas as unidades do IFG. Além dessas máscaras, a Instituição iniciou a distribuição de protetores faciais do tipo face shield produzidos no laboratório do CiteLab.

Como explica o pró-reitor de Administração, Diego Silva Xavier, “a aquisição e a distribuição das máscaras de proteção têm como objetivo, em conjunto com as demais ações e protocolos sanitários adotados pelo IFG, evitar a disseminação e contágio do vírus da Covid-19 nos ambientes da Instituição, bem como atender ao disposto no parágrafo único do artigo 55 da Resolução CONSUP/IFG 119/2021”. Segundo a Resolução do Conselho Superior, “a Instituição deverá disponibilizar máscaras a todos os discentes que se enquadram nas condições vulnerabilidade social”.

As máscaras serão entregues a todos os câmpus do IFG até o final do mês de janeiro, por meio de agendamento. Posteriormente, os câmpus irão organizar a distribuição dos materiais nas unidades.

Produção de máscaras face shields

Uma outra ação do IFG que visa à proteção no retorno presencial é a produção por meio de impressão 3D de mais de três mil protetores faciais do tipo face shield. Os protetores foram produzidos no CiteLab do IFG. A ação é realizada pelo Eixo de Design Factory, que desenvolve projetos e pesquisas de novos produtos, componentes e equipamentos, a partir de tecnologias de prototipagem rápida.

Como explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Thaís Amaral e Sousa, foram produzidas mil unidades em parceria com o IPELab/UFG. Além desses protetores, outros dois mil protetores faciais estão em fase de montagem para posterior distribuição à comunidade acadêmica do IFG.

Os materiais para a produção dos protetores faciais foram adquiridos com recursos da Reitoria. As unidades produzidas em parceria com o IPELab foram feitas com materiais cedidos pela Universidade Federal de Goiás.

Participaram da ação os docentes do IFG Ricardo Rabahi, Christiane Borges, Thiago Eduardo Pereira Alves e os alunos bolsistas Nayara Pereira Gomes e Wil Robson dos Reis Júnior. A distribuição do material está sendo organizada pela Diretoria de Pesquisa e Inovação do IFG e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em um trabalho conjunto com a entrega das máscaras cirúrgicas pela Proad.

Segunda a pró-reitora, “algumas unidades já tinham sido entregues previamente aos câmpus Itumbiara, Uruaçu e Senador Canedo. Na última semana, foram entregues aos câmpus Valparaíso e Águas Lindas, dando início a esse trabalho conjunto com a Proad na preparação para o retorno seguro das atividades presenciais”.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.