DISCENTES

Gestores da reitoria reúnem-se com o Diretório Central dos Estudantes do IFG

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 20h51 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 20h51

Nesta segunda-feira, 1º de junho, foi realizada reunião, via webconferência, entre gestores da reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG) e discentes membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Instituição. A reunião foi solicitada pelos estudantes, para que fossem apresentadas reivindicações relacionadas às atividades discentes no âmbito da Instituição neste período e também após a pandemia relacionada à covid-19.

Durante a reunião, os membros do Diretório apresentaram reivindicações que foram levantadas por meio de pesquisa feita com os alunos do IFG. Jerônimo Rodrigues da Silva, reitor da Instituição, ressaltou que, ao longo desses anos em que ele está na gestão, este talvez tenha sido o momento mais efetivo da participação dos estudantes, de uma forma mais organizada. Como destacou o docente, de certo modo, esse momento da pandemia proporcionou um momento muito positivo do fortalecimento das entidades estudantis no âmbito da Instituição.

Pró-Reitores e outros gestores do IFG participam de reunião  via web com o DCE

Reivindicações e estreitamento de relações com a gestão

Entre as pautas dos estudantes apresentadas ao longo da reunião estão: a garantia de acesso democrático, de 100% dos discentes, às atividades de reposição em EAD, caso venham a ser implantadas no retorno às aulas; garantia de condições materiais para alunos e professores para a realização do item anterior; defesa de uma educação omnilateral; reforço do caráter formativo do ensino presencial e sua alta qualidade e eficiência superiores em relação ao ensino remoto; auxílio internet para os alunos que não têm acesso aos meios digitais, para eles conseguirem repor as aulas remotamente, caso seja decidido aderir a essa política; aumento do atendimento pedagógico e psicopedagógico aos alunos; permanência dos auxílios emergenciais aos alunos que forem impedidos de dar continuidades aos seus estágios remunerados; liberdade de cancelamento de inscrição em disciplinas a qualquer momento, sem prejuízo aos discentes, para não contar “reprovação” no histórico dos alunos; EaD como ferramenta nas reposições, e não como modalidade.

De acordo com a diretora executiva da Instituição, professora Adriana dos Reis Ferreira, os estudantes foram responsáveis por organizar as reivindicações e durante a reunião, por meio de um pedido coletivo, eles apresentaram seus pleitos. Nas palavras da gestora, “foi uma reunião para estreitar as relações dos estudantes com a gestão, para pensar de forma coletiva as ações da Instituição e para que os estudantes, além de inteirados dessas ações, possam contribuir e participar do processo de construção das ações do IFG”.

Ainda hoje, os estudantes do DCE do IFG participarão de mais uma reunião. Desta vez, será com os chefes de departamento dos câmpus do IFG, para apresentar suas reivindicações e construir um diálogo com as unidades da Instituição.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.