Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PÓS-GRADUAÇÃO

Aprovada criação do doutorado em Educação para Ciências e Matemática

Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 19h38 | Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 10h39
imagem sem descrição.

A Capes aprovou o primeiro doutorado do Instituto Federal de Goiás (IFG) que será oferecido no Câmpus Jataí, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM), que já oferece o mestrado profissional desde 2012. A proposta protocolada em 2019 e passou por reformulações atendendo às orientações da agência.

Ainda não foram definidas datas para o primeiro processo seletivo a oferecer vagas de doutorado no IFG - Câmpus Jataí. A seleção será debatida entre o colegiado do programa, a direção do Câmpus e a Pró-reitoria de Pós-Graduação. 

A diretora-geral do Câmpus Jataí, professora Mara Rúbia de Souza destaca a aprovação do doutorado como uma grande conquista para o IFG e, especialmente, para Jataí. “Por meio desse curso, o IFG ampliará sua atuação na qualificação de professores, em áreas estratégicas para a Educação, Ciência e Inovação”, celebra.

Mara também destaca o trabalho da equipe que elaborou a proposta de Doutorado, formado por professores e técnico-administrativos do câmpus. Presidida pelo professor Ruberley Rodrigues de Souza, contou com a atuação fundamental dos docentes Carlos Cezar da Silva, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, Mara Rúbia de Souza, Paulo Henrique de Souza e Rodrigo Claudino Diogo, além de Daniela Hilda de Souza Siqueira França, técnica em ações educacionais.

A diretora completa “o projeto amplia a atuação do IFG no sentido de levar a Educação como principal investimento para a construção de uma sociedade mais desenvolvida, mais justa e melhor para todas”, festeja. 

Ruberley explicou que esta foi a segunda vez que a proposta foi submetida à Capes. “Em 2017, assim que a Agência criou a modalidade de doutorado profissional fizemos uma submissão, mas fomos reprovados por que não tínhamos uma definição clara dos critérios que seriam utilizados na avaliação. Em 2019 submetemos novamente e fomos atendendo às demandas de correção da Capes”, finaliza. 

A professora Flomar Ambrosina Oliveira Chagas recebeu a notícia da aprovação do doutorado durante uma reunião. Flomar está aposentada, mas segue engajada no PPGECM. “é uma notícia maravilhosa no meio de tantas outras indigestas sobre a Educação em nosso país. Estou exultante com a aprovação do doutorado, é como se fosse um coroamento de toda a nossa trajetória”, finaliza. 

 

MESTRADO ACADÊMICO

Além da aprovação do doutorado profissional no Câmpus Jataí, foi aprovada a oferta do Mestrado Acadêmico em Educação no Câmpus Goiânia do IFG.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

Fim do conteúdo da página