Extensão

Equipe do Câmpus Jataí desenvolve Projeto de Robótica Educacional em parceria com escolas estaduais do município

Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 11h53 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 09h30

O IFG Câmpus Jataí está desenvolvendo projetos de Robótica Educacional em parceria com escolas públicas de Jataí, sob coordenação da professora Kennya Mendonça, participação dos professores André Luiz Pereira e Patrícia Gomes e estudantes do curso de Engenharia Elétrica e Eletrotécnica, com o objetivo de promover a iniciação tecnológica de estudantes da rede estadual de ensino, a partir do desenvolvimento e da aplicação de módulos de Robótica Educacional, especialmente no ensino de Ciências e Matemática.

Em um dos projetos, que foi selecionado em edital organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo e financiado pela SETEC/MEC, serão realizados cursos e oficinas de capacitação de professores, especialmente de Matemática e Ciências, em Metodologias Ativas, Projetos Interdisciplinares e Robótica Educacional, com o posterior desenvolvimento de atividades para produção de robôs, utilizando módulos de Robótica Educacional comerciais e também desenvolvidos com o uso de materiais reutilizados, em quatro escolas com altos índices de vulnerabilidade social da rede estadual de ensino em Jataí.

Outros projetos já vinham sendo desenvolvidos na mesma linha desde 2019, com bolsas financiadas por meio dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica e de recursos do Edital de Extensão do próprio IFG. Os projetos estão vinculados ao “Edubot” - Grupo de Estudos em Robótica Educacional – coordenado pelas professoras Kennya e Patrícia.

Equipe Edubot em campanha de arrecadação de lixo eletrônico e materiais recicláveis, realizada em 2019 durante a Semantec, evento do IFG- Câmpus Jataí.

As escolas parceiras serão a Escola Estadual Emília Ferreira de Carvalho, o Colégio Estadual Frei Domingos, o Colégio Estadual Washington Barros França e o Colégio Estadual Polivalente Dante Mosconi, escolhidas pela maior vulnerabilidade social e em diálogo com a Coordenação Regional de Educação.

A professora Taisy Santos, de Biologia da Escola Emília Ferreira, afirma que está animada com o desenvolvimento do projeto e acredita  “que é uma abordagem  muito mais prática de aprender sobre as áreas exatas e conhecimentos afins”. Acrescenta que “Projetos desse teor tendem a estimular o pensamento crítico por meio da interação com softwares, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e divertido”.

Já o professor Virgílio Assis, de Biologia, afirma que “A robótica está cada vez mais implantada na sociedade e no mercado de trabalho. Esse projeto de  robótica será muito importante para despertar  o interesse dos alunos, oferecendo novas possibilidades que visam melhorar o seu de desempenho nas disciplinas. Como professor multiplicador também estou super animado para o início das atividades.”

Para a professora de Geografia Elisa, da mesma escola, o projeto de Robótica será um momento de muita aprendizagem e diversão  para os professores e alunos. “A robótica nas escolas contribui para diminuir a evasão, despertar  o interesse dos alunos nas aulas e na área das Engenharias. Estou super animada para o início  das atividades.”, comenta ela.

Os estudantes extensionistas também estão bastante empolgados. Letícia Teixeira salienta que "O projeto de robótica tem o intuito de ensinar, através dos robôs, conteúdo de exatas e ciências. Diante das dificuldades dos alunos, o projeto proporcionará um aprendizado não só para eles como para nós extensionistas, por ser uma ferramenta que desperta interesse e criatividade." Para Eduarda Oyama "A robótica educacional está nos proporcionando enquanto discentes do projeto uma troca de muito conhecimento, pois podemos explorar atividades que não são tão aprofundadas nas disciplinas, como por exemplo como um robô feito com materiais recicláveis podem auxiliar no ensino de matérias do ensino fundamental. Acredito que o mais importante é podermos aprender e ensinar essas crianças com auxílio da robótica."

Desse modo espera-se que no futuro, o projeto possa atender mais escolas e até mesmo estudantes da rede municipal de ensino.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

Assunto(s): extensão