CONSELHOS

IFG fará eleições para escolher novos membros do Consup e Conepex em abril

Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 17h18 | Última atualização em Terça, 25 de Janeiro de 2022, 17h18

O Instituto Federal de Goiás (IFG) fará eleições para escolher os novos integrantes do Conselho Superior (Consup) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepex), para um mandato de dois anos. A votação será direta, secreta e via internet e ocorrerá nos dias 5 e 6 de abril deste ano. Servidores e alunos que queiram integrar os conselhos poderão registrar suas candidaturas entre os dias 6 de fevereiro e 3 de março. O edital já está publicado, e o prazo para formar as comissões locais que irão coordenar as eleições termina no dia 31 de janeiro.

A consulta à comunidade acadêmica será conduzida pela Comissão Eleitoral Geral, designada pela reitora por meio de Portaria, e pelas Comissões Eleitorais Locais, a serem formadas em cada câmpus e na Reitoria, até o dia 31 de janeiro. A Comissão Eleitoral Geral, presidida pelo servidor docente Vinicius Sousa Ferreira, divulgou o edital das eleições no dia 14 de janeiro.

Os servidores efetivos (docentes e técnico-administrativos) e alunos do IFG podem votar e, também, podem ser votados. Serão eleitos para o Consup cinco docentes, cinco servidores técnico-administrativos e cinco estudantes. Para o Conepex, serão eleitos seis docentes, seis servidores técnico-administrativos e seis estudantes. Os servidores devem estar em efetivo exercício e os alunos devem estar regularmente matriculados.

Tanto no Consup quanto no Conepex, cada câmpus e a Reitoria poderão ter no máximo um representante por segmento. Os candidatos não eleitos dentro do limite de vagas para titular de cada segmento vão integrar a lista de suplentes, segundo a classificação nas eleições. Para o Consup, serão eleitos cinco suplentes por segmento e, para o Conepex, seis.

Candidaturas

Servidores e discentes interessados em integrar um dos conselhos devem apresentar suas candidaturas de forma individual, no período de registro de candidaturas online entre os dias 7 de fevereiro e 3 de março. O registro das candidaturas será feito mediante preenchimento de formulário eletrônico, que será disponibilizado pela Comissão Eleitoral Geral.

Segundo o cronograma das eleições, no dia 4 de março, a Comissão Eleitoral Geral deve divulgar a lista das candidaturas preliminarmente homologadas, cabendo recursos. No dia 8 de março, serão divulgadas as candidaturas que efetivamente vão disputar as eleições. Nessa mesma data, será divulgada a lista preliminar de eleitores aptos a votar.

E-mail cadastrado

Servidores e estudantes precisam estar atentos às regras das eleições e ao calendário eleitoral. Para votar, é preciso estar com o e-mail cadastrado atualizado ou, no caso do servidor, com cadastro no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

Para esclarecer discentes sobre a importância da atualização do e-mail e também informar a respeito da importância do Consup e do Conepex, o cronograma do edital prevê uma campanha para atualização dos e-mails dos discentes e conscientização sobre o Consup e o Conepex durante o mês de fevereiro. As instruções sobre os procedimentos eleitorais e a própria votação vão se dar por meio eletrônico. Por isso, quem não tiver com o cadastro atualizado não poderá votar.

Confira o edital das eleições

Consulte a página das eleições

Saiba mais sobre o Consup e o Conepex.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.