SCDI 2017

Seminário de Informática segue até amanhã, 16

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 11h53 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 21h19

Estudantes, profissionais da área e comunidade podem se inscrever pelo site eventos.ifg.edu.br/scdi/inscricoes

Teve início na tarde desta segunda-feira, 14 de agosto, o Seminário Comemorativo ao Dia da Informática (SCDI), no Câmpus Luziânia do IFG, e segue até quarta-feira, 16. A fim de comemorar o Dia da Informática, que se dá em 15 de agosto, o seminário oferece aos alunos, servidores e a toda a comunidade palestras, minicursos e atividades culturais. O evento é gratuito e acontece das 13h45 às 22h.

A cerimônia de abertura, realizada nesta segunda-feira, 14, contou com a participação do diretor-geral do câmpus, professor Reinaldo Reis; do coordenador-geral do SCDI, professor Ernane Rosa Martins; dos integrantes da comissão organizadora, Christiane Borges Santos e Wendell Bento Geraldes, bem como de alunos e servidores do câmpus. Logo após a cerimônia, houve a palestra O que o mercado de trabalho espera de mim como profissional de TI, ministrada pelo coordenador de Conteúdo e Inovação do TreinaWeb, Cleber Campomori.

Para o diretor-geral, é muito importante discutir as questões da área de Informática em um encontro científico. “É por meio da Informática que são desenvolvidas e aperfeiçoadas as demais áreas”, disse o professor Reinaldo Reis.

O professor Wendell Geraldes complementou ao falar do poder transformador da Informática. “O poder que a Informática pode dar às pessoas é muito grande. Comemorar esse dia no câmpus é uma forma de mostrar a importância que a área tem para a humanidade”, afirmou.

A professora Christiane Borges considera que esse tipo de evento “é a melhor forma de todos conseguirem ampliar seus conhecimentos, conhecer novas tecnologias e novas pessoas, fazer amigos, trocar experiências, tirar dúvidas, perceber o que o estudante quer para sua vida acadêmica e profissional em relação à Informática”.

O coordenador-geral do SCDI, professor Ernane Martins, falou sobre a história do evento, que se iniciou em 2016, na forma de projeto de extensão realizado em um dia. Nesta edição – 2017, o evento vem na forma de seminário, em três dias de realização. “O Seminário Comemorativo ao Dia da Informática tem como intuito trabalhar a divulgação da Informática e cursos relacionados com a comunidade externa; trazer a comunidade para o IFG, bem como capacitar os estudantes da instituição. Um diferencial do evento é que os alunos do câmpus participam também da organização, planejamento, divulgação e como proponentes de oficinas e minicursos”, afirmou o professor Ernane.

SCDI

O Seminário Comemorativo ao Dia da Informática (SCDI) é um evento anual, de caráter tecnológico, realizado sempre no mês de agosto no Instituto Federal de Goiás – Câmpus Luziânia. As temáticas do SCDI oportunizam aos alunos e comunidade interessada, a discussão de temas inovadores e a demonstração de como os conceitos de informática ocorrem na prática, especialmente da região, assim como os desafios contemporâneos da área.

Podem participar estudantes e profissionais de nível técnico, superior e de pós-graduação vinculados à instituições de ensino e empresas de Goiás, bem como toda a comunidade.

Programação

O primeiro dia de atividades contou com a realização de minicursos, no período da tarde, e palestras a noite.

Esta terça-feira, 15, começa com a palestra Desenvolvimento Front-end com HTML 5 e CSS 3, por Rodrigo Ferreira Canepelle, do Grupo Caelum. Das 15h às 17h, serão realizados variados minicursos e oficinas; das 18h às 20h, palestras; e das 20h às 22h, minicursos e oficinas.

Veja aqui a programação completa.

Ainda há tempo para se inscrever. Acesse: http://eventos.ifg.edu.br/scdi/inscricoes.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.