COMITIVA

Professores do IFG participam de Seminário Internacional

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 10h56 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 11h13

Evento foi organizado pela Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (ABRALITEC)

Um grupo composto por nove professores do Instituto Federal de Goiás (IFG) participou do II Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (ABRALITEC), realizado entre os dias 28 e 30 de agosto em Recife (PE). A comitiva do IFG participou ativamente do evento em atividades como lançamento de livro, ministração de workshop, apresentação de trabalhos, participação em mesa-redonda e outras ações. A Instituição contou com representantes dos câmpus Anápolis (1), Aparecida de Goiânia (1), Goiânia (1) Goiânia Oeste (3), Senador Canedo (1), Uruaçu (1) e uma participante da reitoria. Veja lista dos nomes ao final do texto.

“O evento foi, sem margem de dúvida, uma oportunidade única de aprendizagem. Por ser um evento internacional tivemos a possibilidade de não somente conhecer o trabalho que nossos colegas estão realizando em seus câmpus do IFG, mas também de dialogar com docentes de outros institutos federais, como IFAL, IFBA, IFRJ, IFRN, IFFAR, IFMG, e também com docentes pesquisadores de outros países”, pontua a representante do Câmpus Anápolis, professora Aline Gomes da Silva. Durante o evento, a docente do IFG foi eleita para compor o Conselho da ABRALITEC representando a região Centro-Oeste. Dessa forma, o Instituto conta com duas representantes na diretoria da Associação uma vez que a professora Juliana Paula Squinca, do Câmpus Uruaçu, foi reeleita para o cargo de 1ª secretária.

Outro destaque da participação do IFG no seminário foi o lançamento de dois livros que levam a assinatura da professora Maria Eugênia Sebba Ferreira de Andrade, do Câmpus Senador Canedo. O livro “Formação Continuada Crítica de Professoras de Inglês: problematização de discursos e constituição ética do sujeito” é resultado dos estudos compilados em sua tese de doutorado. Já a obra intitulada “(Trans)formação de professoras/es de línguas: demandas e tendências da pós-modernidade” foi organizada pela professora Maria Eugênia em parceria com Roberta Carvalho Cruvinel (que pertence ao quadro de docentes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Goiás) e Maria José Lacerda Rodrigues Hoelzle (da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia).

O evento foi realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e contou com a participação de pesquisadores de renome nacional e internacional nas áreas de linguística aplicada e de literaturas anglófonas e da rede técnica de ensino. Foram realizadas palestras, mesas-redondas, oficinas e sessão de pôsteres. Destaca-se a realização de uma mesa-redonda composta por representantes das cinco regiões do país que teve o objetivo de mapear o ensino de língua inglesa na rede, identificar problemas e demandas dos profissionais da área.

Saiba mais sobre o evento AQUI.

Representaram o IFG os seguintes docentes:

Câmpus Anápolis: Aline Gomes da Silva

Câmpus Aparecida de Goiânia: Rejane Maria Gonçalves Maia

Câmpus Goiânia: Liberato Silva dos Santos

Câmpus Goiânia Oeste: Pauliana Duarte Oliveira, Luciana, Paula Graciano

Câmpus Senador Canedo: Maria Eugênia Sebba Ferreira de Andrade

Câmpus Uruaçu: Juliana Paula Squinca

Reitoria: Suelene Vaz da Silva (Coordenadora de Relações Internacionais do IFG)

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis