PNAE

Alunos dos cursos técnicos recebem laranjas e iogurtes e itens de prevenção ao coronavírus

Publicado: Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 14h17 | Última atualização em Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 14h17

A entrega se repetirá em janeiro de 2021; alimentos foram adquiridos com recursos do PNAE, programa do governo federal

Estudante Carlos Gabriel recebe laranjas e iogurtes

O Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) entregou, na terça e quarta-feira, 22 e 23 de dezembro, aos estudantes dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial, em Mecânica e em Refrigeração e Climatização, um kit composto por um saco de laranja de 5 quilos e 3 pacotes de iogurte, além de itens para prevenção ao coronavírus, produzidos pelo Câmpus (álcool glicerinado a 80% e máscaras de tecido) e uma sacola ecológica, para cada um.

Os alimentos foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal. A entrega obedeceu ao cronograma divulgado no site e mídias sociais, e observou todas as medidas sanitárias recomendadas para o distanciamento social.

A estudante do quarto período do curso técnico em Refrigeração e Climatização e mãe de três filhos, Antonia dos Santos da Costa, disse que a ajuda é muito importante para ela e sua família, e para todos que estudam no Câmpus. “As laranjas e iogurtes vão ajudar a gente e os nossos filhos, com uma alimentação saudável”, contou.

Para o aluno do terceiro período de Automação Industrial, Carlos Gabriel, as laranjas e os iogurtes representam o acesso a uma alimentação balanceada, o que nem sempre todos têm em casa. “Vai ajudar muito. A gente ganhou laranja, que é fundamental para uma refeição saudável e completa, com cítricos e vitaminas”, explicou.

A gestora do contrato do PNAE e gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Maria Eugênia, destacou que o Câmpus foi um dos pioneiros na implantação do programa no âmbito do IFG. Segundo ela, no contexto da pandemia e do ensino emergencial remoto, a gestão do Câmpus identificou a necessidade de empenhar o recurso do PNAE e aplicá-lo na compra de alimentos para que os alunos consumam em casa, com suas famílias.

A Diretora-Geral do Câmpus, Maria Betânia Gondim da Costa, explicou que todos os câmpus estão realizando essa distribuição, possível com a transformação dos recursos do PNAE em recursos da alimentação da agricultura familiar. Ela adiantou também que além dessa primeira entrega haverá outra em janeiro de 2021. “A gente pensa que assim nós estamos contribuindo, nesse momento tão difícil, com as famílias dos nossos estudantes, de modo a trazer um pouco de alegria. Essa simples ação vai contribuir bastante”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.