CONSELHOS

Realizada solenidade de posse dos novos membros do Consup e do Conepex

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 08h08 | Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 08h14
Mandato dos conselheiros terá duração de dois anos

Solenidade de posse foi transmitida pelo YouTube

Os membros do Conselho Superior (Consup) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepex) do Instituto Federal de Goiás tomaram posse nesta segunda-feira, 13 de junho. A solenidade foi realizada de forma virtual e foi transmitida pelo perfil da Instituição no YouTube: www.youtube.com/ifgoficial.

Participaram da cerimônia virtual a reitora do IFG e presidente do Conselho Superior, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon; o pró-reitor de Extensão e presidente do Conepex, Willian Batista; a chefe de gabinete da Reitoria, Claudia Carrião Alves; a representante discente eleita para o Conepex, Juliana Santos; o docente eleito para o Conepex, Cristiano Aparecido da Costa; além de outros membros recém-empossados dos dois conselhos institucionais. Participaram também os intérpretes de Libras, Eglaia Nunes e Marcelo Bessa.

Biênio 2022/2024

A presidente do Conselho Superior, Oneida Barcelos, em sua fala, lembrou sua trajetória dentro dos conselhos do IFG e desejou um bom mandato para todos os novos empossados nesse biênio de 2022/2024. A professora também falou dos conselheiros que finalizaram seus mandatos e chamou atenção para o trabalho desempenhado por eles: “um trabalho comprometido com a gestão democrática”. A docente aproveitou para externar sua alegria pela chegada desses novos conselheiros nesse novo mandato e desejou: “que tenhamos um profícuo biênio”.

O presidente do Conepex e pró-reitor de Extensão, Willian Batista, desejou boas-vindas aos novos conselheiros que tomaram posse e ressaltou: “é muito bom ver esses conselhos se fortalecendo. Esse é um espaço de grande relevância institucional”. Como destacou o gestor, “o conselho tem o papel de zelar da formação não só nos dos nossos alunos, mas também dos nossos servidores. Os conselhos precisam ficar atento às nossas necessidades”.

Juliana Santos, representante dos estudantes eleita para o Conepex, agradeceu o apoio do segmento discente e afirmou: “espero contribuir no desenvolvimento do Conselho”. O professor Cristiano Aparecido da Costa, também eleito para o Conepex, chamou atenção para a importância do fortalecimento do IFG: “faz-se necessário cada vez mais que tenhamos debates críticos, compromissados e propositivos com o objetivo de fortalecer o IFG e mais especificamente o nosso campo de atuação: a educação”, afirmou.

Nicolas Siqueira da Silva, representante do segmento técnico-administrativo, eleito para o Consup, também agradeceu os votos recebidos: “agradeço aqueles que depositaram a confiança em mim para exercer as atividades no Consup” e destacou a importância dos espaços democráticos na Instituição, algo que foi ressaltado também por Arthur Ramos da Conceição. Arthur, representante discente eleito para o Consup, reforçou: “este é um espaço muito importante para a nossa Instituição”. O estudante também saudou todos os conselheiros eleitos e chamou atenção para um tema importante: “a defesa da autonomia das instituições públicas de ensino e a defesa da democracia, não só nas instituições, mas dentro da sociedade como um todo”.

Conselhos

O Conselho Superior do IFG é o órgão máximo da Instituição. De caráter consultivo e deliberativo, é competente para aprovar o plano de desenvolvimento institucional, apreciar as contas do exercício financeiro, aprovar o projeto político-pedagógico, dentre outros assuntos. Além da representatividade da comunidade docente, discente, dos servidores técnico-administrativos, conta também com representantes da sociedade civil, entidades patronais, egressos e Ministério da Educação, conforme o disposto no estatuto do IFG.

O Conepex é o órgão consultivo e de proposição de ações para as políticas institucionais inerentes às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo IFG. Competente para propor, apreciar e acompanhar o desenvolvimento das políticas de ensino, pesquisa e extensão do IFG, o colegiado também analisa e emite parecer sobre a organização, avaliação e oferta de cursos e demais atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, observadas as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação. Além disso, aprecia e emite parecer sobre os currículos dos cursos regulares do Instituto Federal de Goiás, bem como suas alterações, para encaminhamento e aprovação pelo Conselho Superior.

Portarias de nomeação

As portarias designando os membros eleitos, entre eles os servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes, já foram publicadas. A Portaria nº 1467, de 1º de junho de 2022, nomeia os membros do Conepex e a Portaria nº 1463, de 30 de maio de 2022, nomeia os membros do Consup. Os documentos estão disponíveis para consulta na página eletrônica do Boletim de Serviço: https://www.ifg.edu.br/boletim-de-servico?showall=&start=26 .

Confira a transmissão no YouTube: https://youtu.be/djMDWJjfSJ4

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.