PROFISSÃO

Câmpus realiza bate-papo sobre orientação vocacional

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 09h27 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 09h27

Bate-papo destacou aspectos que devem e que não devem ser considerados na hora de escolher uma profissão

O Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) promoveu durante a tarde desta segunda-feira, 15, na biblioteca municipal Arlete Tenório Castro, um bate-papo sobre orientação vocacional. O tema foi solicitado pelos alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos em Automação Industrial e Mecânica, e que, este ano, farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A conversa foi conduzida pelas professoras Maria Tereza e Telma Perini, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Elas destacaram que para efetuar a escolha de que profissão seguir, os adolescentes devem ponderar, principalmente e conjuntamente, dois aspectos. Primeiro, suas características pessoais (aptidões, afinidades, interesses e etc.). E segundo, buscar conhecer a respeito da profissão desejada (cursos, disciplinas, mercado de trabalho e etc.).

Mas há também fatores que os jovens não podem permitir que influenciem na hora da decisão. Maria Tereza cita alguns destes: “a pressão familiar, que quer definir o que o jovem vai fazer; a escola que direciona para um curso específico; ou optar por um curso porque um amigo ou namorada (o) fazem”, ressalta.

O estudante Lucas Fortunato, do 3º ano de Automação Industrial, disse que o bate-papo serviu-lhe para quebrar alguns tabus, principalmente sobre a influência familiar. “As palestrantes nos mostraram que esta é uma escolha nossa, que nossos familiares podem nos ajudar, dando suporte; mas não devem nos obrigar a seguir uma profissão. Porque nós temos mais é que seguir nossa vontade, a nossa vocação”, contou.

Segundo a Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Maria Betânia Gondim, os alunos solicitaram a discussão desta temática porque têm tido muitas dúvidas sobre o seu futuro profissional, sobretudo, no momento da inscrição para o Enem. “A adolescência é um momento de muitas mudanças e isso influencia nesta dificuldade de saber o que se quer, de fato, na idade adulta, então esta orientação é de extrema importância”, disse.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.