IFG - Câmpus Uruaçu, Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente discutem parceria

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 19h16 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2023, 19h18

Compromisso com o meio ambiente, a educação e a saúde pública.

Diretora-Geral, Andreia Alves do Prado, e os novos servidores do Câmpus

No último dia 28 de março, a Diretora-Geral Andreia Alves do Prado e membros da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Câmpus Uruaçu receberam representantes do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para discutir possíveis parcerias entre as instituições. Dentre os presentes estavam integrantes da Organização Social Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) representando o HCN: Karina Pavão Patrício - Diretoria médica de sustentabilidade; Pedro Vitor - Gerente de Facilities; Fhadya Costa Sousa Lima - Enfermeira do Núcleo de vigilância Epidemiológica; e Márcio Alves - produtor cultural). Além destes, a reunião contou ainda com a presença de Carlos Santiago - Gestor Técnico da empresa Carbono Zero (consultoria especializada em neutralização de carbono) e também do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rogério Augusto Pacheco.

Um dos principais assuntos abordados na reunião foi a questão dos resíduos sólidos comuns produzidos pelo Hospital. O IFG – Câmpus Uruaçu se dispôs a colaborar com a pesquisa para oferecer soluções cada vez mais sustentáveis e adequadas para o gerenciamento e destinação dos resíduos. Além disso, pretende-se investigar as possibilidades de reaproveitamento de materiais. Essa discussão é de extrema importância, tendo em vista a necessidade de se encontrar formas seguras e sustentáveis de lidar com os resíduos, de modo a contribuir para a preservação do meio ambiente e para a saúde da população local.

Representantes da Organização Social Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED),  empresa Carbono Zero e Secretaria Municipal de Meio Ambiente se reuniram com grupo gestor do IFG – Câmpus Uruaçu

De modo a ampliar a prospecção de demandas e potencialidades da parceria, será agendada em data oportuna uma visita de equipe do IFG Câmpus Uruaçu ao HCN. Essa parceria tende a resultar em projetos de pesquisa e extensão que beneficiem tanto a comunidade acadêmica quanto a população em geral. Além disso, projetou-se também na reunião uma ação conjunta para o dia 05 de junho, data na qual se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesse sentido, destaca-se a autoridade de atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da consultoria Carbono Zero, o que muito contribuirá para o sucesso das atividades.

A reunião foi considerada bastante produtiva pelas lideranças das instituições envolvidas, que se comprometeram a trabalhar juntas em prol de objetivos comuns que têm potencial para beneficiar não somente a cidade de Uruaçu, mas toda a região do centro-norte goiano.