Assistência

Calouros dos cursos técnicos fazem doações para instituições beneficentes do município

Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 09h58 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Alunos arrecadaram 372 itens de limpeza e higiene em gincana promovida pela Calourada do IFG

Calouros dos três cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Uruaçu visitaram, na tarde de ontem, 8, duas instituições beneficentes do município, a Comunidade Terapêutica Vida Nova e o Abrigo Filantrópico Flor de Acácia. A visita ocorreu para a doação de 372 itens de limpeza e higiene pessoal às instituições, arrecadados pelos alunos como parte das atividades da calourada dos cursos técnicos.

Segundo a pedagoga e organizadora da calourada, Vânia Cláudia, "a visita também tem valor pedagógico, os alunos têm a oportunidade de conhecer as duas casas e ouvir o testemunho dos usuários e idosos". A pedagoga também lembra que a turma do curso técnico em edificações, que arrecadou o maior número de materiais para doação, foi premiada com uma cesta de chocolates, que será rifada pelos estudantes.

A Comunidade Terapêutica Vida Nova é uma casa de recuperação para dependentes químicos, localizada na região rural de Uruaçu. De acordo com o coordenador da comunidade, professor Rodrigo Silva, "aqui é uma casa de tratamento voluntário, os acolhidos só ficam caso desejem, não é um internamento compulsório como o de uma clínica ou hospital".

Segundo o professor, para ser acolhido na instituição, o usuário deve ter entre 18 e 60 anos e ser do sexo masculino. Os acolhidos recebem acompanhamento psicológico, aulas de música, participam de atividades com profissional de educação física e outras atividades ocupacionais multidisciplinares. O período de acolhimento é de nove meses. "Mas o acolhido pode deixar a instituição quando ele quiser", lembra Rodrigo.

O Abrigo Filantrópico Flor de Acácia é um asilo para idosos e se encontra dentro do perímetro urbano de Uruaçu. Muitos dos idosos abrigados, além da idade avançada, apresentam diversos quadros de deficiência e doenças mentais. A coordenadora da instituição, Ana Maria, revela que "a grande maioria dos idosos abrigados aqui foram abandonados pelas famílias, só recebem visitas de pessoas que vêm conhecer e apoiam a instituição".

Em outubro de 2017, durante a Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec), alunos do Câmpus Uruaçu arrecadaram 858 quilos de alimentos não perecíveis. As arrecadações foram distribuídas entre diversas instituições de amparo do município.

Comunidade Terapêutica Vida Nova

Endereço: Av. Campo Agrícola, 05 - Vila Nova, Uruaçu - GO, 76400-000

Abrigo Filantrópico Flor de Acácia

Endereço: Av Buritis, 104 - Jardim Bela Vista - Uruaçu, GO - CEP: 76400-000

Telefone: (62) 3357-2098

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.