Flisol 2018

Câmpus Uruaçu recebe Flisol 2018

Publicado: Sábado, 28 de Abril de 2018, 13h32 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Festival Latino-americano de software livre é realizado no câmpus desde 2010

A edição uruaçuense do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (Flisol) foi realizada na manhã de hoje, 28, no Câmpus Uruaçu do IFG, junto com diversas outras cidades de 20 países da América Latina. Foram ministradas palestras, minicursos e o Install Fest, principal atração do evento, que instalou softwares livres nos computadores dos participantes, entre sistemas operacionais e aplicativos.

O responsável pelo Install Fest, professor Alexandre Bueno, coordenou as instalações dos softwares para os novos usuários. "Estamos instalando e apresentando o Linux, nas distribuições Ubuntu e Mint, além de outros softwares livres, como Libre Office, Gimp e o VLC Media Player", esclarece o professor. Um dos minicursos oferecidos no evento foi o Batismo Digital, uma introdução ao sistema operacional Linux.

Também foram oferecidos minicursos e palestras nas áreas de robótica, linguagens de programação e visão computacional, entre outros temas. O evento recebeu os pesquisadores Fábio Marques, do IFG Câmpus Goiânia, que proferiu palestra sobre tecnologias exponenciais e singularidade tecnológica com software livre, e Jales Lúcio, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), que ministrou curso sobre programação front-end com bootstrap.

Segundo a Coordenadora do Curso Técnico Integrado em Informática, Viviane Bessa, o Flisol já é uma tradição do câmpus. "Estamos divulgando o software livre aqui no câmpus, através do Flisol, desde 2010", conta Viviane. A professora ressalta as apresentações de violino e violão com copo, na abertura do evento, realizadas por alunos do curso de informática.

Também estiveram presentes estudantes e professores do Câmpus Formoso, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), e do Câmpus Porangatu, da Universidade Estadual de Goiás.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.