Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Extensão

Iniciado o curso de Libras do IFG Câmpus Valparaíso

Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 15h13 | Última atualização em Quarta, 07 de Novembro de 2018, 22h37

Mais de 300 pessoas se inscreveram para o curso,  foram selecionados 35 por ordem de inscrição

Primeira aula do curso de Libras
Primeira aula do curso de Libras

Na noite da última quarta-feira, 31, no Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Valparaíso, começaram as aulas do curso de Libras à Formação de Professores no Atendimento Educacional Inclusivo. Integram o curso tanto interessados da comunidade interna como da externa. Com uma carga horária de 100h, acontece uma vez na semana (às quartas-feiras), das 19h às 22h, e tem previsão de encerramento em junho de 2019. No primeiro dia de aula, os alunos participaram de uma dinâmica em grupo, na qual já começaram a aprender os primeiros sinais.

 

“Muitos dos sinais dependem do contexto que foram aplicados”

Logo no primeiro dia, a professora do IFG Câmpus Valparaíso Valícia Ferreira (Mestre em Educação, Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras e Educação Inclusiva) avisa: “Muitos dos sinais dependem do contexto que foram aplicados”. Entre os temas a serem trabalhados ao longo do curso estão: quem é surdo?; processo histórico, cultural, linguístico, educacional e social; a cultura surda; estrutura gramatical e sintática de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Língua Portuguesa.

 

Sobre a importância da disponibilização do curso, Valícia explica: “Visa promover a acessibilidade da cultura surda na sua Língua e a inclusão dos surdos e ouvintes no aprendizado da língua de sinais”.

 

Para saber mais sobre o processo seletivo realizado, acesse o menu “Extensão” na aba direita da página do Câmpus Valparaíso e clique em “Editais” ou acesse aqui o Edital nº 002/2018- Chamada Pública para Ação de Extensão/IFG/Câmpus Valparaíso .

 

Uma das alunas do curso, Kátia Aparecida, é tutora em uma escola em Cidade Ocidental (GO) e afirma que a primeira aula superou as expectativas e vai utilizar, posteriormente, o aprendizado adquirido em sua profissão: “Aprender mais para poder ajudar os professores no trabalho com as crianças surdas”.

 

Luana Araújo também é servidora na área de educação em Cidade Ocidental, sobre a vontade de estudar língua de sinais, destaca: “Por querer fazer parte da comunidade surda”.

 

Outros cursos de extensão do IFG Câmpus Valparaíso começaram na semana passada:
Construção de Hortas Suspensas com Materiais Recicláveis- carga horária: 160h (será às quintas-feiras) ; Lean Seis Sigma- Certificação Yellow Belt- Carga Horária: 60h (acontecerá aos sábados) e Francês Instrumental- carga horária: 160h (às sextas-feiras).

 

Para saber como foi o processo seletivo dos cursos de extensão, acesse a página “Editais” no menu “Extensão”.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

Fim do conteúdo da página