VII Semana da Licenciatura em História

Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 17h33 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 08h29

Data: de 5 a 8 de junho | Local: IFG – Câmpus Goiânia

Entre os dias 5 e 8 de junho, será realizada no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia a sétima edição da Semana da Licenciatura em História. Com a temática: “Verdade e Narrativas: Lutas, disputas, direitos”, o evento está com inscrições abertas, tanto para ouvintes quanto para exposições nos simpósios temáticos e minicursos. Os interessados devem acessar o site do evento e se inscrever gratuitamente.

A programação da semana contará com palestras, minicursos, mesas-redondas, comunicações, entre outras atividades. O objetivo da iniciativa é promover o encontro entre historiadores, estudantes da área de História e membros da comunidade externa, além de oportunizar o debate crítico, a exposição de perspectivas, análise de panoramas e a proposição de ações que visem à manutenção de direitos e conquistas no campo político e discursivo, abrindo espaço para questionamentos acerca desses significados.

Como participar

As inscrições de comunicações para os simpósios temáticos estão abertas até o dia 11 de maio e podem ser realizadas diretamente com seus respectivos coordenadores (na página do evento há o contato de cada um deles).

As temáticas serão as seguintes: O Brasil na Primeira República: História, Política, Cultura e Sociedade; Os diálogos entre História e Arte. Novos horizontes e ferramentas para a pesquisa histórica; Movimentos sociais e suas dinâmicas de atuação: diálogos entre o passado e o presente; Ética, Educação e Existência: Reflexões entre História e Filosofia; Regime de verdade e escritas da História: narrativas, memórias e temporalidades; Cidades, saúde e doenças em perspectiva interdisciplinar; História e movimentos sociais; Escritas da História, Linguagens e Ensino de História: desafios na produção e na divulgação do conhecimento; História da Educação: métodos, objetos e fontes de pesquisa das culturas, das políticas e das práticas pedagógicas escolares e não escolares; Marxismo, História e Política; Nunca se sabe o passado que nos espera: ensino de História e usos públicos da História; e Idade Média Ocidental: ensino e pesquisa. O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado na página do evento no dia 21 de maio.

Já para participar dos minicursos, as inscrições vão até o dia 25 de maio e podem ser feitas pelo e-mail semanadehistoriaifg@gmail.com. O interessado deverá sinalizar a informação “Inscrição em Minicurso” no título do e-mail, além de inserir seus dados pessoais e o minicurso para o qual deseja se inscrever. Estão disponíveis os seguintes minicursos: Educação, trabalho, crise da globalização e políticas austericidas; Da Arábia à Ibéria: a expansão árabe-islâmica (610-1258); Corações sujos e gargantas limpas: da censura e exclusão do Estado Novo à formação de milícias ultranacionalistas de imigrantes nipônicos – o caso Shindo–Renmei e suas novas narrativas; e História e epistolografia: escrita e leitura de cartas na construção do saber histórico.

Já as inscrições para ouvintes estão abertas na página do evento até o dia 5 de junho.

Para mais informações, acesse http://eventos.ifg.edu.br/7semanadehistoria/

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.