8M – 1ª Semana de Luta e Resistência das Mulheres do IFG-Câmpus Inhumas

Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 14h33 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 14h33

Nos dias 28, 29 e 30 de março, das 11h às 12h30, serão realizadas duas rodas de conversa e uma performance artística dentro do evento "8M – 1ª Semana de Luta e Resistência das Mulheres do IFG- Câmpus Inhumas". As organizadoras dessa ação de ensino são as professora Ana Júlia Rodrigues Carvalho e Érica da Silva Oliveira. As atividades serão realizadas na quadra coberta nos horários de aula das disciplinas de Língua Portuguesa, Educação Física e Arte nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os estudantes que se inscreverem no evento serão certificados com 2 horas complementares em cada atividade.

Dia 28, segunda-feira, a convidada é a professora Aline da Costa Luz, do IFG-Câmpus Jataí, que vai falar do tema “Feminismo para quem? Refletindo sobre o mês das mulheres e sua história”. Na terça-feira, será a vez da roda de conversa "Mulheres e meninas nas Ciências", com a professora Lorenna Silva Oliveira Costa, do IFG-Câmpus Inhumas. E no dia 30 será realizada a performance "Negra Soy", ministrada pelos professores Jordana Avelino dos Reis, da Seduce/Goiás, e Kemuel Kesley dos Santos, do IFG-Câmpus Inhumas.

A professora Érica destaca que o objetivo geral da ação de ensino é acolher e fortalecer o diálogo sobre as opressões e as diversas formas de violência de gênero dentro e fora do espaço escolar. Além disso, ela explica que os encontros são oportunidades de: ofertar espaço de reflexão sobre o que é o feminismo e como pode ser acolhido como uma possibilidade de efetiva igualdade das relações de gênero; ofertar espaço de reflexão e debate sobre a importância da representatividade das mulheres na construção dos saberes científicos; e ofertar espaço de reflexão e debate sobre a relação entre gênero e racismo estrutural.

Inscrições pelo Sugep: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/82ed876d-27d6-498e-be2c-c9abed806f30/inscricao