Semana da Saúde reúne comunidade acadêmica do Câmpus Goiânia para discutir temas com foco na qualidade de vida
O evento foi realizado nos dias 28 a 30 de abril em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

A Semana da Saúde 2025 do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) reuniu servidores efetivos e aposentados e mais alunos na programação, que contou com rodas de conversas, oficinas e palestras, realizadas nos dias 28 a 30 de abril. O evento, que ocorre em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho celebrado em 28 de abril, teve por objetivo destacar a importância dos cuidados com a saúde, especialmente em contextos de mudanças e transformações no trabalho. A programação da Semana se encerrou nessa quarta-feira, 30, com o Encontro dos Aposentados.
A abertura do evento, no dia 28, contou com apresentação musical dos estudantes do curso técnico em Instrumento Musical, Lucas Pereira e Antônio Lima, que ocorreu no auditório Demartin Bizerra, que apresentaram um recital de prelúdios para violão de Villas-Lobos. A programação da Semana da Saúde 2025 do Câmpus Goiânia teve como ênfase a promoção de atividades cujas temáticas abordassem os cuidados com a saúde laboral e a qualidade de vida. O evento foi promovido pela Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) do Câmpus Goiânia.
Rodas de conversas e palestras
Rodas de conversa realizadas no dia 28/04, com o tema: Saúde Transformação, no auditório Demartin Bizerra.
Na programação do evento, foi realizada no dia 28 a roda de conversa: “PGD e Planejamento Institucional: caminhos para o equilíbrio entre desempenho e saúde mental”, ministrada pela Diretora de Planejamento da Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (Secplan) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Tereza Tomé de Godoy. Na sequência, ocorreu a roda de conversa com o tema: “Mudando seu Olhar: como pensar diferente e reduzir o estresse e a ansiedade”, com o servidor da Coordenação de Recursos Humanos (CORH) do Câmpus Goiânia e psicólogo, Wanderson Leite. Essas rodas de conversas abordaram como as mudanças culturais no trabalho, como a implementação do Programa de Gestão de Desempenho (PGD) no IFG, necessitam aliar o planejamento estratégico para uma alta performance institucional e a manutenção da saúde mental dos servidores.
Outra temática abordada na programação do evento foi a promoção da acessibilidade na Instituição, com a palestra: “Acessibilidade: construindo uma escola para tod@s!”, ministrada na tarde do dia 29 pelo psicólogo da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), Danilo Oliveira e Silva, e pelo coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Câmpus Goiânia, Leone de Morais Nogueira.
No dia 30, o tema sobre a qualidade de vida foi o foco da roda de conversa com os servidores aposentados que compareceram ao Câmpus Goiânia durante o Encontro dos Aposentados. A psicóloga da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) da Reitoria do IFG, Thaís de Oliveira Camargo, ministrou a palestra: “Transições de vida: Estratégias para manter a qualidade de vida em fases de grandes mudanças”, que motivou os participantes a recordarem as suas boas lembranças e a terem melhores perspectivas na maturidade.
Oficinas
A programação da Semana da Saúde 2025 do Câmpus Goiânia contou ainda com oficinas de temáticas diversas ministradas por servidores do câmpus, que, a partir de suas expertises, apresentaram dicas, ferramentas e realizaram práticas voltadas ao trabalho. No dia 28, a importância da comunicação assertiva no trabalho foi um dos temas abordados na oficina: “Comunicação Eficiente no Trabalho Remoto: como evitar ruídos nas relações virtuais”, que foi ministrada pelos servidores da Coordenação de Comunicação Social (CCS) do Câmpus Goiânia, Charles Alves e Mayara Santana e mais a psicóloga da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) do Câmpus Goiânia, Rose Helen Shimabuku.
Oficina: "Menos correria, mais clareza: ferramentas de gestão de tempo como aliadas do bem-estar", realizada no dia 29, no auditório Julieta Passos.
A gestão do tempo e o planejamento da rotina foram algumas das temáticas abordadas na oficina: “Menos correria, mais clareza: ferramentas de gestão de tempo como aliadas do bem-estar”, ministrada pela servidora da Coordenação de Interação Escola-Empresa (Cosiee) do Câmpus Goiânia, Tatiane de Sá, que ocorreu na manhã do dia 29 e na tarde do dia 30.
Os cuidados com a postura corporal no trabalho presencial e no teletrabalho foram os assuntos discutidos pelo técnico em segurança de trabalho e servidor do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (SIASS) IF Goiano/IFG , Giuliano de Carvalho, na oficina: “Bem-estar e ergonomia: o impacto da organização do ambiente no desenvolvimento de atividades de trabalho”, realizada no dia 29.
Encontro dos aposentados
A psicóloga da CAS da Reitoria do IFG, Thaís de Oliveira Camargo, ministrou palestra no Encontro dos Aposentados.
Servidores aposentados do Câmpus Goiânia tiveram um momento especial na programação da Semana da Saúde 2025 e foram recebidos de volta à Instituição com uma bela apresentação da Cia de Teatro Senhoras do Cerrado, que ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 30, no pátio do câmpus. Reunidos para dialogar sobre maturidade e qualidade de vida, alguns servidores aposentados relataram suas experiências no processo de envelhecimento com saúde durante a palestra ministrada pela psicóloga da CAS da Reitoria do IFG, Thaís de Oliveira Camargo.
Egressa da Escola Técnica Federal de Goiás, Sônia Barbosa, e o professor aposentado, João de Almeida. O casal marcou presença no Encontro dos Aposentados.
Entre os aposentados que participaram do Encontro, estavam o professor João de Almeida, que se aposentou há 16 anos, e mais a sua esposa, Sônia Maria Barbosa, que foi aluna da antiga Escola Técnica Federal de Goiás. Segundo Sônia, eles comparecem ao Encontro dos Aposentados para rever os amigos e reencontrar os colegas. O casal possui um neto, Pedro Henrique Cardoso de Oliveira, que atualmente estuda no Câmpus Goiânia, no curso técnico integrado em Edificações.
Professor aposentado, Wagner Silva, relembrou seu tempo atuando na Instituição durante palestra do Encontro de Aposentados.
Aposentado há 17 anos, o professor Wagner Silva recordou seu tempo de aluno e docente na Instituição e também a sua infância na antiga Campininha, atual bairro de Campinas, em Goiânia.
Entre os servidores aposentados estava também o técnico-administrativo Elisvaldo Medina, aposentado há 11 anos. Ele foi coordenador da extinta Coordenação de Turnos. Para ele, voltar ao câmpus é sentir saudade.
O servidor aposentado, Elisvaldo Medina, disse sentir saudade ao retornar ao Câmpus Goiânia do IFG.
Os servidores aposentados participaram também de uma visita guiada ao Câmpus Goiânia, em uma edição inédita do (Re)Conhecendo o IFG. As fotos da Semana da Saúde 2025 estão disponíveis no perfil do Câmpus Goiânia no Instagram: https://www.instagram.com/ifggoiania/
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia