Fórum das Licenciaturas do IFG
Fórum das Licenciaturas do IFG
O Fórum das Licenciaturas do IFG, foi instituído durante o Congresso Institucional de Educação do IFG para construção do PDI 2012-2016. Dentre os objetivos estão qualificar o debate e as ações de fortalecimento da formação de professores no âmbito do IFG e subsidiar os trabalhos de elaboração e sistematização de projetos. É constituído por dois representantes de cada câmpus, o primeiro é um coordenador dos cursos de licenciatura e o outro, um docente escolhido por indicação do Colegiado de Áreas Acadêmicas. Ainda podem participar como visitantes os Chefes de Departamentos.
São elementos constitutivos desta política e das diretrizes de oferta os seguintes apontamentos:
1. constituição de corpo docente com formação compatível, estimulando e valorizando a capacitação stricto sensu na área de educação;
2. articulação de ações de capacitação docente e de técnicos-administrativos lato sensu na área de gestão da educação e do currículo e na área de formação de professores;
3. valorização dos conhecimentos teóricos e metodológicos do campo da educação no currículo das licenciaturas já ofertadas e a serem ofertadas;
4. fortalecimento e unificação da base de formação docente em educação em todos os Câmpus;
5. inserção de conteúdos de formação em educação profissional e tecnológica no currículo dos cursos a serem ofertados;
6. adequação da oferta das licenciaturas às demandas da educação básica, em especial no que se refere à implementação de currículos, como a inclusão de disciplinas temáticas referentes às relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e indígena, o desenvolvimento do currículo integrado e a educação de jovens e adultos;
7. inclusão da disciplina Libras como componente obrigatório (Decreto nº 5.626/2005);
8. definição da matriz curricular comum e obrigatória na oferta de cursos de formação inicial e continuada de professores;
9. dimensionamento de turmas com 30 alunos no ato de ingresso no curso.
Discussões:
Atualmente se discutem a Resolução nº 2, de 01/08/2015,do Conselho Nacional de Educação, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
Fórum dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG
O Fórum dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG tem como objetivo discutir concepções, as políticas e as legislações para este nível de ensino, bem como de criar as diretrizes curriculares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e revisar os regulamentos acadêmicos, conforme disposto pelo PDI 2019-2023.
Portaria nº 1.266 de 26 de junho de 2019 - Designa os servidores(as) relacionados para comporem o Fórum dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG
Política de Ingresso
A Política de Ingresso no IFG, normatizada pela Resolução CONSUP 108/2021 tem como objetivo regular os processos de democratização do acesso dos estudantes nos diversos níveis de ensino ofertados pelo IFG, consolidar as ações afirmativas como política institucional e acompanhar os processos seletivos realizados.
Histórico
O Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023), em sua página 141 descreve as POLÍTICAS DE INGRESSO previstas na instituição.
Com o objetivo de democratizar o acesso das/os estudantes ao IFG, propõe-se o acompanhamento constante dos processos seletivos para acesso ao ensino médio integrado ao técnico, à educação de jovens e adultas/os, à graduação e à pós-graduação, de forma a garantir a consolidação das ações afirmativas como política institucional.
Considerando a responsabilidade social da Instituição, o IFG deve:
a. destinar vagas dos cursos de Licenciatura e de especialização para professoras/es da rede pública em exercício;
b. adotar mecanismos de inclusão social, como os já adotados nos processos seletivos para o público de Jovens e Adultas/os;
c. democratizar o acesso dos estudantes por meio da adoção das cotas sociais, étnico-raciais e pessoas com deficiências, às/aos alunas/os oriundas/os de escola pública;
d. democratizar o acesso das/os estudantes por meio da ampliação das formas de acesso;
e. dispensar a aplicação de instrumentos de classificação e/ou seleção em processos de ingresso de alunos nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e nos cursos Técnicos Subsequentes, se o número de candidatas/os for inferior ou igual ao número de vagas;
f. garantir a gratuidade de todos os processos de ingresso;
g. garantir um processo seletivo adequado ao perfil social, econômico e cultural das/os estudantes da EJA;
h. consolidar a Comissão de Verificação das Auto declarações Étnico-raciais (CPVA) no Programa de Ingresso na Graduação e na Pós-Graduação por meio das Ações Afirmativas.
A Política de Ingresso no IFG, normatizada pela Resolução CONSUP 108/2021 tem como objetivo regular os processos de democratização do acesso dos estudantes nos diversos níveis de ensino ofertados pelo IFG, consolidar as ações afirmativas como política institucional e acompanhar os processos seletivos realizados.
Diagnóstico/Consulta Pública
A RESOLUÇÃO 108/2021 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 29 de outubro de 2021 que aprova a Política de Ingresso dos cursos técnicos integrados, subsequentes, superiores de Graduação e de formação especial, presenciais e a distância, estabelece no Art. 8, no parágrafo 3º, que a decisão da forma de ingresso nos cursos técnicos integrados será realizada após consulta pública e diagnóstico coordenados pelo Centro de Seleção/PROEN.
No início do mês de março do corrente ano, a Pró-reitoria de Ensino iniciou o planejamento e desenvolvimento dos trabalhos relativos à elaboração do diagnóstico previsto na Resolução supracitada.
Considerando que a RESOLUÇÃO 108/2021 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG não discrimina a metodologia a ser adotada para a elaboração do Diagnóstico, o Grupo de Trabalho, constituído por meio das Portarias 1248 – REITORIA/IFG, de 16 de maio de 2023 e 1458 – REITORIA/IFG, de 13 de junho de 2023, definiu as seguintes ações a serem realizadas:
- Constituição de Grupo de Trabalho com representantes da Câmara de Ensino, das Coordenações/Gerência de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino, do Centro de Seleção, das Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente, da Diretoria de Ações Sociais/PROEX, da Diretoria de Políticas de Educação Básica e Superior/PROEN e da Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas/DGA/PROEN;
- Realização de reuniões periódicas para estudos e definição das bases conceituais de análise;
- Realização da Consulta Pública;
- Aplicação de questionários para as equipes multidisciplinares, para os gestores e para os docentes que atuam nos cursos de ensino médio integrado;
- Elaboração do Diagnóstico;
- Publicização do documento “Diagnóstico dos processos seletivos dos cursos técnico integrados do IFG” à comunidade acadêmica;
- Envio do Diagnóstico à secretaria do Conselho Superior/CONSUP do IFG.
No que se refere a metodologia foi definido que caberia ao Diagnóstico, por meio da análise de um conjunto de dados, apresentar em que medida os princípios institucionais vinculados ao ingresso, permanência e êxito tem sido atendidos e, a partir dessa perspectiva, subsidiar o Conselho Superior do IFG na definição da forma de ingresso dos cursos técnicos integrados a ser adota nos próximos 03 anos. Ou seja, não haveria uma indicação no documento da forma de ingresso a ser adotada, pois compreende-se que cabe ao Conselho Superior, como órgão máximo da instituição, deliberar sobre a matéria.
A metodologia previu o cotejamento de um conjunto de dados relativos à ocupação das vagas a partir das políticas afirmativas, especificamente em relação à condição econômica e/ou étnico racial e origem escolar.
- A primeira Consulta pública foi disponibilizada à comunidade acadêmica no período de 25 de maio a 05 de junho.
Confira aqui o Documento Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados do IFG (1ª edição)
- A segunda Consulta pública foi disponibilizada à comunidade acadêmica no período de 02 de abril a 18 de julho.
Confira aqui o Documento Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados do IFG (2ª edição)
Documentos
- PDI IFG - 2019/2023 - Plano de desenvolvimento Institucional
- RESOLUÇÃO Nº 108, de 29 de outubro de 2021 - Aprova a Política de Ingresso do IFG
- RESOLUÇÃO Nº 137, de 13 de setembro de 2022 - Suspende temporariamente § 3º do art. 8º da Resolução 108/2021 - REICONSUP/REITORIA/IFG, de 29 de outubro de 2021, e acrescenta o art. 8º-A.
- PORTARIA Nº 1248, DE 16 DE MAIO DE 2023 - grupo de trabalho responsável pela elaboração do relatório técnico/diagnóstico acerca dos processos seletivos adotados pelo IFG para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
- PORTARIA Nº 1458, DE 13 DE JUNHO DE 2023 - Atualiza a composição do grupo de trabalho responsável pela elaboração do relatório técnico/diagnóstico acerca dos processos seletivos adotados pelo IFG para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio