Comunicação IFG Goiânia Oeste

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Coordenação de Comunicação Social (CCS)


A Coordenação de Comunicação Social (CCS) é uma instância subordinada à Direção-Geral do Câmpus Goiânia Oeste do IFG e é responsável pelo atendimento à imprensa no âmbito do câmpus e pela gestão da comunicação institucional e atendimento às demandas locais de comunicação: cobertura de eventos, produção de notícias, alimentação do site e das redes sociais do câmpus e a produção de materiais gráficos.


A coordenação e execução de ações de comunicação no âmbito dos Câmpus são de responsabilidade da Coordenação de Comunicação Social (CCS), que se dá em articulação e a partir da orientação da Direção-Geral do Câmpus e da Diretoria de Comunicação Social do IFG.

 

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COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Servidores no setor: 

Stephanie Silva (Jornalista)

Bruno Fiorese Fernandes (técnico em audiovisual)

ícone email E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ícone telefone Telefone: (62) 3237-1825

Horário de atendimento:  Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h

 


 

Servidores, estudantes e a comunidade em geral podem sugerir conteúdos para divulgação no site e nas redes sociais do IFG Câmpus Goiânia Oeste. As sugestões deverão ser enviadas por e-mail para o Setor de Comunicação Social do câmpus: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As matérias publicadas na página são produzidas exclusivamente pela jornalista que atua no setor.

As sugestões de pautas diversas, mesmo solicitações que tratem de editais e aberturas de inscrições – classificadas como factuais – deverão ser enviadas ao setor com antecedência de, pelo menos, dois dias úteis.  

A comunidade acadêmica pode entrar em contato também com a CCS para solicitar cobertura jornalística dos eventos institucionais. A solicitação de cobertura de eventos deve ser feita no prazo máximo de sete dias úteis antes do evento e está sujeita a aprovação de acordo com a disponibilidade de alteração de horário do servidor do setor para realização da cobertura.

Quando a sugestão é recebida, ela é analisada pela Coordenação de Comunicação Social do IFG Câmpus Goiânia Oeste, que segue critérios técnicos e éticos jornalísticos, e avalia se será ou não publicada em forma de notícia no site do câmpus e/ou encaminhada aos veículos de comunicação (emissoras de rádio, TV, jornais, revistas e para o on-line).

Caso a sugestão recebida seja referente a outro câmpus ou a reitoria, ela será encaminhada ao jornalista da unidade.

 

O que a sugestão deverá conter?
- Título do assunto ou nome do evento;
- Um resumo do assunto (do que se trata a sugestão, quais os objetivos, público alvo, cronograma, entre outros)
- Data e local de realização;
- Contato do responsável pela solicitação (nome, telefone e e-mail)
- Informações complementares.

 

Como entrar em contato?

ícone email E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


 

Profissionais da imprensa interessados em agendar entrevistas, receber releases, obter fontes para matérias ou mesmo informações sobre o IFG, e mais especificamente sobre o Câmpus Goiânia Oeste, devem entrar em contato por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (62) 3237-1854. 

 

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Servidores no setor: 

Stephanie Silva (Jornalista)

Bruno Fiorese Fernandes (técnico em audiovisual)

ícone email E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ícone telefone Telefone: (62) 3237-1825

Horário de atendimento

Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h.

(Horário sujeito a alterações para cobertura de eventos e participações em reuniões administrativas)

 


O Portal do IFG, as páginas dos câmpus, os perfis e páginas das redes sociais na internet são os principais meios de comunicação com os públicos interno e externo do Câmpus Goiânia Oeste do IFG. Neles são publicadas as informações institucionais e as notícias jornalísticas a respeito dos acontecimentos importantes da Instituição e dos câmpus.


O Portal do IFG apresenta uma área de destaque para as notícias institucionais, mas também há espaço para os comunicados e espaço em que são divulgadas informações sucintas, que não estão estruturadas como uma notícia ou reportagem jornalística.
Nem tudo que ocorre na instituição transforma-se em notícia para o Portal ou para as páginas dos câmpus. Na produção jornalística, os jornalistas valem-se dos valores das notícias. O profissional, que domina a técnica de produção jornalística, assume o papel de selecionador, em que avalia se um determinado fato é notícia ou não. O jornalista está sempre atento aos critérios de noticiabilidade, que é o conjunto de requisitos observados na avaliação de um fato para que se torne uma notícia, ou seja, para que seja relatado ao público e, assim, adquira dimensão pública. O principal critério de noticiabilidade é o interesse público.


Quanto maior o interesse público relacionado ao tema, mais importante ele é para a cobertura jornalística. O interesse público diz respeito às questões que afetam a vida da sociedade, sendo que quanto mais pessoas forem afetadas pelo fato, maior é o interesse público.


Outro importante critério de noticiablidade é a atualidade do fato. O jornalismo trabalha com notícias “frias” (aquelas que são atemporais e se justificam pela importância do assunto tratado) e factuais ou “quentes” (aquelas ligadas a um fato em um determinado tempo).

Uma das caraterísticas do jornalismo on-line (internet) é a notícia em “tempo real”. Portanto, as notícias factuais precisam ser publicadas antes da ocorrência do fato ou no mesmo dia, caso contrário tornam-se “velhas” e incompatíveis com a base técnica de uma página na internet, a exemplo do Portal IFG. Assim, matérias que se refiram a fatos já acontecidos não terão espaço no Portal.

 

Critérios jornalísticos para a produção de notícia
A redação jornalística, restrita por lei ao jornalista, deve obedecer aos princípios do Jornalismo e aos critérios jornalísticos. É preciso que as pautas sugeridas apresentem algumas características básicas:
- Relevância (prioridade para as que apresentem interesse público);
- Abrangência (quanto maior o número de pessoas interessadas na informação e quanto maior o número de câmpus envolvidos no assunto, maior a possibilidade de publicação;
- Atualidade e Factualidade;
- Novidade/Ineditismo.

 

Escala de prioridade para publicação de uma notícia:
1° – Interesse público.
2° – Interesse comum à comunidade interna do Câmpus.

 

Princípios éticos
- Os jornalistas do IFG estão submetidos ao Código de Ética do Jornalista, o qual tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, a divulgação da informação verdadeira e o respeito à dignidade humana.

- Os jornalistas do IFG trabalham a produção e a divulgação da informação, pautados pela veracidade dos fatos e pelo interesse público. Por obrigação ética, são defensores da liberdade de imprensa e da prestação de informações pelas organizações públicas como uma obrigação social.

- As divulgações que a comunicação realiza são de natureza institucional.

- A comunicação não será usada para interesses pessoais, para a promoção de gestores, servidores ou qualquer outro tipo de promoção pessoal.

- Não cabe às instâncias hierárquicas a definição do que deve ou não ser publicado no Portal do IFG e nas páginas dos câmpus, uma vez que o jornalista é o responsável por toda a informação que divulga, de acordo com o Código de Ética da profissão. Desta maneira, o Setor de Comunicação Social e Eventos não submete o texto da matéria para aprovação prévia da fonte antes da publicação.

- A produção jornalística é dotada de técnica e deve obedecer aos princípios do jornalismo e das normas de padronização da área.

- Os principais canais de comunicação do IFG são o portal e as páginas dos câmpus, além das redes sociais. Para tanto, têm como documento norteador o Manual de Orientações para Redes Sociais, publicado e editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR).

 

 


 

Os produtos e os serviços destinados aos públicos interno e externo devem ter uma identidade visual própria, mas com coesão e padronização com conceitos e elementos técnicos que a Coordenação de Comunicação Social do IFG Câmpus Goiânia Oeste trabalha, objetivando facilitar o reconhecimento da Instituição e do Câmpus e também fortalecer a imagem institucional, a marca e a assimilação dos conteúdos.


Nesse sentido, a Coordenação de Comunicação Social do IFG Câmpus Goiânia Oeste atua na criação e produção de materiais gráficos e digitais demandados por gestores e servidores para atividades e ações, especificamente, no câmpus. Demandas de criação e de produção gráfica que se referem ao IFG, em geral, e à Reitoria devem ser direcionadas à Diretoria de Comunicação Social - Dicom.
Conheça as etapas do processo produtivo especificadas abaixo, que orientam os trabalhos de produção de materiais gráficos e digitais no IFG Câmpus Goiânia Oeste:

 


1. Prazo de solicitação
Para que essas produções sejam realizadas, é fundamental que os solicitantes se atenham, primeiramente, aos prazos para envio das solicitações de demandas de criação, que devem ser feitas, primordialmente, com antecedência, mínima, de 60 dias da data do projeto/ação/evento.


Para peças exclusivamente digitais que não envolvam o planejamento prévio dos itens previstos em licitação para materiais de divulgação institucional, o prazo mínimo é de 15 dias úteis da data do projeto/ação/evento.


O prazo de execução será estabelecido em cada caso, a partir do envio completo das informações pelo demandante à Coordenação de Comunicação Social do IFG Câmpus Goiânia Oeste. No prazo de execução, também pesam o planejamento e a rotina diária de trabalho desta coordenação e, especialmente, a quantidade e o planejamento prévio dos itens previstos em licitação para materiais de divulgação institucional neste câmpus.


Entre os principais critérios para a confecção dos materiais, a Coordenação de Comunicação Social do IFG Câmpus Goiânia Oeste avalia: a necessidade, a prioridade, a proximidade temporal do projeto/ação/evento e o prazo mínimo de execução do material, o público-alvo, bem como a viabilidade de produção do material sugerido.

 


2. Formalização
Os interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Comunicação Social do IFG Câmpus Goiânia Oeste formalizando a solicitação, conforme prazo descrito acima, pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Na formalização, o demandante precisa repassar as informações necessárias previamente, ciente de que outras informações ou dados podem ser solicitados, a qualquer tempo, por esta coordenação para a execução dos materiais.


Dentre o conteúdo necessário, o solicitante pode enviar, por meio de um documento de texto (Word), as seguintes informações elementares para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

- Título e/ou Tema do Projeto/Ação;
- Uma breve descrição do Projeto/Ação de divulgação;
- Sugestão do Tipo e Quantidade de material solicitado (folder, cartaz, panfleto, banner, entre outros);
- Sugestão da identidade visual das peças que serão criadas (cores, fontes, imagens) e envio das logomarcas que serão utilizadas na peça;
- Imagens, anexos ou contatos para inscrição (links, emails, formulários, etc.), se houver;
- Nome e contato do responsável pelo envio do conteúdo;
- Informações sobre o público-alvo (comunidade interna e/ou externa);
- Número de participantes previstos;
- Prazo ideal de entrega dos materiais;



3. Edição e Avaliação do Material
Após o recebimento formal da solicitação, bem como das informações, a criação dos materiais é realizada pela Coordenação de Comunicação Social do IFG Câmpus Goiânia Oeste, tendo, obrigatoriamente, o solicitante o dever de acompanhar, avaliar, revisar e aprovar os materiais elaborados, antes da confecção final, que é feita por empresas terceirizadas contratadas por meio de licitação.

 


4. Retirada e Distribuição
Os materiais desenvolvidos serão entregues ao solicitante por esta coordenação, conforme prazo de entrega a ser informado durante a execução. Cada solicitante é o responsável por realizar a retirada dos materiais na Coordenação de Comunicação Social, cabendo-lhe também a responsabilidade de, por exemplo, montar kits para os eventos ou fazer a distribuição dirigida de panfletos, cartazes e outros materiais externamente às dependências da Instituição.

 


 

Nesta seção é possível baixar as marcas específicas do IFG Câmpus Goiânia Oeste, bem como ter acesso às marcas gerais do Instituto Federal de Goiás (IFG) e marcas do Governo Federal. Para aplicação das marcas, é preciso atentar-se ao Manual de Uso da Marca do IFG (última versão - 2015).

 

As marcas são apresentadas nas versões resumida (Instituto Federal de Goiás) ou completa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás).

 

Acesse na página da Diretoria de Comunicação as Marcas do Governo Federal, do Ministério da Educação e do IFG (Versão Geral)


Acesse abaixo as marcas do IFG Câmpus Goiânia Oeste.

Arquivos em diversos formatos:

Marca IFG Câmpus Goiânia Oeste Versão Completa

Ai (.zip 1352kB) Cdr  (.zip 80kB) Eps (.zip 3493kB)

 

Marca IFG Câmpus Goiânia Oeste Versão Resumida

Ai (.zip 1355kB) Cdr  (.zip 85kB) Eps (.zip 3546kB)

 

Marca IFG Câmpus Goiânia Oeste Versão Vertical

Ai (.zip 1358kB) Cdr  (.zip 82kB) Eps (.zip 5853kB)



Versões em formato de imagem colorida

completa (.jpg 732kB) resumida (.jpg 759kB) vertical (.jpg 825kB)

 

Versões em formato de imagem cinza

completa (.jpg 717kB) resumida (.jpg 740kB) vertical (.jpg 794kB)


Versões em formato de imagem em preto e branco

completa (.jpg 718kB) resumida (.jpg 741kB) vertical (.jpg 795kB)

 

Versões em formato de imagem monocromática

completa (.jpg 721kB) resumida (.jpg 744kB) vertical (.jpg 795kB)

 

 


Modelos de documentos para uso dos servidores do IFG Câmpus Goiânia Oeste

 

Nesta seção é possível baixar as marcas específicas do IFG Câmpus Goiânia Oeste, bem como ter acesso às marcas gerais do Instituto Federal de Goiás (IFG) e marcas do Governo Federal. Para aplicação das marcas, é preciso atentar-se ao Manual de Uso da Marca do IFG (última versão - 2015).


As marcas são apresentadas nas versões resumida (Instituto Federal de Goiás) ou completa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás).


Acesse abaixo as marcas do IFG Câmpus Goiânia Oeste:

Modelo de documento institucional Câmpus Goiânia Oeste (colorido) (.doc 804kB)
Modelo de documento institucional Câmpus Goiânia Oeste (preto e branco) (.doc 785kB)
Modelo de documento institucional Câmpus Goiânia Oeste (cinza, monocromático) (.doc 786kB)
Modelo de slides (Câmpus Goiânia Oeste) (.odp 565kB)
Wallpaper Institucional (.png 323kB)


Orientações Gerais:

A Diretoria de Comunicação Social da Reitoria informa que os murais instalados na Reitoria e nos câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) são de uso institucional e constituem-se como um canal de Comunicação Interna, utilizado pela Instituição para se relacionar com a comunidade acadêmica.


O uso dos murais, localizados em pontos estratégicos dos prédios do IFG, e os materiais afixados deverão atender aos objetivos institucionais e obedecerão às seguintes regras e orientações:

a) Serão afixados nesses murais, cartazes e/ou documentos de divulgação institucional em geral, de comunicação interna e avisos diversos;

b) O setor que possuir um mural específico deverá utilizar preferencialmente este para as suas divulgações;

c) A permanência máxima de cada material afixado nos murais será até a sua validade, ou pelo prazo estipulado pelo setor que administra o mural, ficando sob responsabilidade do setor que o afixou efetuar a sua retirada;

d) Todo material externo a ser afixado nos murais deverá receber autorização de publicação das coordenações de comunicação social, por meio de assinatura e/ou carimbo;

e) Não deve ser realizada a afixação de materiais impressos fora dos murais;

e) Os murais são um espaço informativo institucional, não sendo permitidas mensagens que violem qualquer norma legal vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; com linguagem ou imagem obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; anônimas ou com assinatura falsa;

f) O interessado em realizar divulgação de cartazes e/ou documentos nos murais da Reitoria ou dos câmpus deverá procurar os setores de comunicação social da respectiva unidade para a devida autorização e/ou orientação sobre a afixação do material desejado;

g) No caso do não cumprimento dessas orientações, os cartazes e comunicados poderão ser retirados pelo responsável pelo mural, sem aviso prévio.