Câmpus Itumbiara

Núcleo de Pesquisas em Sistemas de Energia é apresentado à comunidade acadêmica

Solenidade apresenta primeiro núcleo de Pesquisa do Câmpus Itumbiara Cerca de 150 estudantes, professores e técnicos-administrativos do câmpus Itumbiara do Instituto Federal de Goiás (IFG) prestigiaram o evento de instalação oficial do Núcleo de Pesquisas em Sistemas de Energia (NuPSE), realizado nesta quarta-feira, 28, nas dependências da unidade.

Durante o evento, os pesquisadores do NuPSE foram apresentados e os presentes puderam assistir ainda à palestra Sistemas elétricos: pesquisar ou ensinar, eis a questão, proferida pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Antônio Baleeiro Alves.

O líder do NuPSE, Luís Gustavo Wesz da Silva, afirmou que um dos objetivos do Núcleo é envolver os alunos em atividades de pesquisa. Para o professor Luís, Itumbiara está em uma localização privilegiada e tem um vasto campo para o desenvolvimento de pesquisas, principalmente devido às indústrias instaladas na cidade, o que contribuirá para o fortalecimento do NuPSE. O professor convidou os alunos a participarem do Núcleo e ressaltou: “Nosso objetivo é, com o tempo, nos tornar referências em pesquisa no Centro-Oeste e quem sabe nacionalmente”.

Representando a direção-geral do câmpus Itumbiara, o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Leonardo Magalhães de Castro, falou sobre a importância da pesquisa para o desenvolvimento da instituição, que é baseada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.O ensino é o sentido de ser de qualquer instituição, mas a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento, para a interação com a sociedade e o setor produtivo, afirmou Leonardo Magalhães.

NuPSE

Aprovado pela pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em janeiro de 2012, o NuPSE é formado por nove docentes e um técnico-administrativo do câmpus Itumbiara e tem como principal objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de conhecimentos científicos e tecnológicos na área de Engenharia Elétrica, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. São oito linhas de pesquisa: Proteção de Sistemas Elétricos de Potência; Planejamento e Operação de Sistemas Elétricos de Potência; Qualidade e Racionamento de Energia; Eficiência Energética; Inteligência Computacional; Sistemas de Controle e Automação Industrial; Máquinas Elétricas e Acionamentos; Redes de Computadores.

Além dos servidores do câmpus Itumbiara, o NuPSE tem como colaboradores professores de outros câmpus do IFG, do Instituto Federal de Brasília (IFB), da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual Paulista, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e The University of Manchester, do Reino Unido.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Itumbiara.