• Tamanho da fonte padr√£o
P√°gina Inicial

C√Ęmpus Itumbiara

N√ļcleo de Pesquisas em Sistemas de Energia √© apresentado √† comunidade acad√™mica

Solenidade apresenta primeiro n√ļcleo de Pesquisa do C√Ęmpus Itumbiara Cerca de 150 estudantes, professores e t√©cnicos-administrativos do c√Ęmpus Itumbiara do Instituto Federal de Goi√°s (IFG) prestigiaram o evento de instala√ß√£o oficial do N√ļcleo de Pesquisas em Sistemas de Energia (NuPSE), realizado nesta quarta-feira, 28, nas depend√™ncias da unidade.

Durante o evento, os pesquisadores do NuPSE foram apresentados e os presentes puderam assistir ainda √† palestra Sistemas el√©tricos: pesquisar ou ensinar, eis a quest√£o, proferida pelo professor da Universidade Federal de Goi√°s (UFG) Ant√īnio Baleeiro Alves.

O l√≠der do NuPSE, Lu√≠s Gustavo Wesz da Silva, afirmou que um dos objetivos do N√ļcleo √© envolver os alunos em atividades de pesquisa. Para o professor Lu√≠s, Itumbiara est√° em uma localiza√ß√£o privilegiada e tem um vasto campo para o desenvolvimento de pesquisas, principalmente devido √†s ind√ļstrias instaladas na cidade, o que contribuir√° para o fortalecimento do NuPSE. O professor convidou os alunos a participarem do N√ļcleo e ressaltou: ‚ÄúNosso objetivo √©, com o tempo, nos tornar refer√™ncias em pesquisa no Centro-Oeste e quem sabe nacionalmente‚ÄĚ.

Representando a dire√ß√£o-geral do c√Ęmpus Itumbiara, o gerente de Pesquisa, P√≥s-Gradua√ß√£o e Extens√£o, Leonardo Magalh√£es de Castro, falou sobre a import√Ęncia da pesquisa para o desenvolvimento da institui√ß√£o, que √© baseada no trip√© Ensino, Pesquisa e Extens√£o. ‚ÄúO ensino √© o sentido de ser de qualquer institui√ß√£o, mas a pesquisa √© fundamental para o desenvolvimento do conhecimento, para a intera√ß√£o com a sociedade e o setor produtivo‚ÄĚ, afirmou Leonardo Magalh√£es.

NuPSE

Aprovado pela pr√≥-reitoria de Pesquisa e P√≥s-Gradua√ß√£o em janeiro de 2012, o NuPSE √© formado por nove docentes e um t√©cnico-administrativo do c√Ęmpus Itumbiara e tem como principal objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de conhecimentos cient√≠ficos e tecnol√≥gicos na √°rea de Engenharia El√©trica, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extens√£o. S√£o oito linhas de pesquisa: Prote√ß√£o de Sistemas El√©tricos de Pot√™ncia; Planejamento e Opera√ß√£o de Sistemas El√©tricos de Pot√™ncia; Qualidade e Racionamento de Energia; Efici√™ncia Energ√©tica; Intelig√™ncia Computacional; Sistemas de Controle e Automa√ß√£o Industrial; M√°quinas El√©tricas e Acionamentos; Redes de Computadores.

Al√©m dos servidores do c√Ęmpus Itumbiara, o NuPSE tem como colaboradores professores de outros c√Ęmpus do IFG, do Instituto Federal de Bras√≠lia (IFB), da Universidade Federal de Goi√°s (UFG), Universidade Estadual Paulista, Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e The University of Manchester, do Reino Unido.

Coordena√ß√£o de Comunica√ß√£o Social/C√Ęmpus Itumbiara.