Comunicação - Itumbiara

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Setor de Comunicação Social e Eventos

O Setor de Comunicação Social e Eventos do IFG Câmpus Itumbiara é responsável pela gestão da comunicação institucional e atendimento às demandas locais de comunicação: cobertura de eventos, produção de notícias, alimentação do site do Câmpus e produção de materiais gráficos. O serviço executado preza pela clareza, correção e completude da informação. 

O Setor é vinculado ao Gabinete da Direção-Geral.


Equipe:
Brunna Santos de Souza (jornalista)
Fabiano Lúcio Peres (técnico em audiovisual)


Funcionamento
Segunda-feira: 13h às 21h.
Terça a sexta: 8h às 13h e das 15h às 21h.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(64) 2103-5613


 

Política de Comunicação

A Política de Comunicação do IFG foi aprovada pelo Consup em 29 de março de 2021, por meio da RESOLUÇÃO Nº 51, de 30 de março de 2021 (PDF 267 KB)

 


O Portal do IFG, as páginas dos câmpus, os perfis e páginas das redes sociais na internet são os principais meios de comunicação com os públicos interno e externo. Neles são publicadas as informações institucionais e as notícias jornalísticas a respeito dos acontecimentos importantes da Instituição e suas unidades (acesse as notícias do portal institucional e acesse o banco de notícias de 2009 a início de 2017).

O Portal apresenta uma área de destaque para as notícias institucionais, mas também há espaço para os comunicados, espaço em que são divulgadas informações sucintas, que não estão estruturadas como uma notícia ou reportagem jornalística.

Nem tudo que ocorre na instituição transforma-se em notícia para o Portal ou para as páginas dos câmpus. Na produção jornalística, os jornalistas valem-se dos valores das notícias. O profissional, que domina a técnica de produção jornalística, assume o papel de selecionador, em que avalia se um determinado fato é notícia ou não.

O jornalista está sempre atento aos critérios de noticiabilidade, que é o conjunto de requisitos observados na avaliação de um fato para que se torne uma notícia, ou seja, para que seja relatado ao público e, assim, adquira dimensão pública. O principal critério de noticiabilidade é o interesse público.

Quanto maior o interesse público relacionado ao tema, mais importante ele é para a cobertura jornalística da Dicom. O interesse público diz respeito às questões que afetam a vida da sociedade, sendo que quanto mais pessoas forem afetadas pelo fato, maior é o interesse público.

Outro importante critério de noticiablidade é a atualidade do fato. O jornalismo trabalha com notícias “frias” (aquelas que são atemporais e se justificam pela importância do assunto tratado) e factuais ou “quentes” (aquelas ligadas a um fato em um determinado tempo).

Uma das caraterísticas do jornalismo on-line (internet) é a notícia em “tempo real”. Portanto, as notícias factuais precisam ser publicadas antes da ocorrência do fato ou no mesmo dia, caso contrário tornam-se “velhas” e incompatíveis com a base técnica de uma página na internet, a exemplo do Portal IFG. Assim, matérias que se refiram a fatos já acontecidos não terão espaço no Portal.

 

Critérios jornalísticos para a produção de notícia

A redação jornalística, restrita por lei ao jornalista, deve obedecer aos princípios do Jornalismo e aos critérios jornalísticos. É preciso que as pautas sugeridas apresentem algumas características básicas: relevância (prioridade para as que apresentem interesse público);  abrangência (quanto maior o número de pessoas interessadas na informação e quanto maior o número de câmpus envolvidos no assunto, maior a possibilidade de publicação no Portal IFG); atualidade e factualidadenovidade/Ineditismo.

 

Escala de prioridade para publicação de uma notícia no Portal IFG:

1° – Interesse público.
2° – Interesse comum à comunidade interna dos 14 câmpus em funcionamento.
 

Princípios éticos

- Os jornalistas do IFG estão submetidos ao Código de Ética do Jornalista, o qual tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, a divulgação da informação verdadeira e o respeito à dignidade humana.

 - Os jornalistas do IFG trabalham a produção e a divulgação da informação, pautados pela veracidade dos fatos e pelo interesse público. Por obrigação ética, são defensores da liberdade de imprensa e da prestação de informações pelas organizações públicas como uma obrigação social.

 - As divulgações que a comunicação realiza são de natureza institucional.

 - A comunicação não será usada para interesses pessoais, para a promoção de gestores, servidores ou qualquer outro tipo de promoção pessoal.

 - Não cabe às instâncias hierárquicas a definição do que deve ou não ser publicado no Portal do IFG e nas páginas dos câmpus, uma vez que o jornalista é o responsável por toda a informação que divulga, de acordo com o Código de Ética da profissão. Desta maneira, a Dicom não submete o texto da matéria para aprovação prévia da fonte antes da publicação.

 - A produção jornalística é dotada de técnica e deve obedecer aos princípios do jornalismo e das normas de padronização da área. A equipe de jornalistas do IFG, sempre que necessário, se guia pelo Manual de Redação do jornal O Estado de São Paulo.

 - Os principais canais de comunicação do IFG são o portal e as páginas dos câmpus, além das redes sociais. Para tanto, têm como documento norteador o Manual de Orientações para Redes Sociais, publicado e editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR).

- A Dicom está vinculada ao Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), integrado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, como órgão central, e pelas unidades administrativas dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Federal que tenham a atribuição de gerir ações de comunicação (Decreto nº 6.555, de 8 de setembro de 2008, e Decreto nº 7.379, de 1º de dezembro de 2010).

 


Sugestões de Pauta

No Jornalismo, denomina-se pauta o conjunto de informações preliminares sobre um fato. Ela é a origem de todos os produtos jornalísticos e funciona como o primeiro passo do trabalho dos jornalistas envolvidos com o resultado final.

O Setor de Comunicação Social e Eventos possui como prioridade o atendimento das pautas que sejam inerentes ao gabinete da Direção-Geral, mas atende também outras demandas. A sugestão de pautas também é aberta à comunidade acadêmica e administrativa, passando por análise, de acordo com critérios técnicos – jornalísticos.

Como sugerir pautas para o site do Câmpus Itumbiara:

Servidores e estudantes do IFG podem sugerir pautas. Quando uma sugestão de pauta é recebida, ela é analisada pelo Setor de Comunicação que avalia se será ou não publicada em forma de notícia na página institucional e/ou encaminhada aos veículos de comunicação (emissoras de rádio, TV, jornais, revistas e para o on-line). 

O que a sugestão de pauta deverá conter?
- Título do assunto ou nome do evento;
- Um resumo do assunto (do que se trata a sugestão, quais os objetivos e outros);
- Data e local de realização;
- Contato do responsável pela solicitação (nome, telefone e e-mail);
- Informações complementares.

Como enviar a sugestão de pauta

As sugestões deverão ser enviadas por e-mail para o Setor de Comunicação Social do Câmpus: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . As matérias publicadas na página são produzidas exclusivamente pela jornalista  que atua nos setor.

As sugestões de pautas diversas, para eventos ou mesmo solicitações que tratem de editais e aberturas de inscrições – classificadas como factuais – deverão ser enviadas ao setor com antecedência de, pelo menos, dois dias.

O Setor de Comunicação Social e Eventos não garante a publicação de matérias oriundas de pautas que sejam sugeridas no mesmo dia do fato, mesmo que relevantes.


Como sugerir pautas 
O Câmpus Itumbiara possui uma jornalista, que é responsável pela redação das matérias jornalísticas da Unidade. As sugestões de pautas deverão ser enviadas para o e-mail do setor: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jornalista: Brunna Santos de Souza 
(64) 2103-5613



 

Para facilitar e agilizar o trabalho de criação de artes seguem algumas orientações para os servidores do Câmpus Itumbiara:

Enviar a solicitação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  com as seguintes informações:

Assunto do e-mail: Solicitação de arte para evento XX/edital nº xx.

No corpo do e-mail deve constar:
Título da atividade/nome do edital:
Data de realização/período de inscrição:
Horário:
Local de realização: 
Link de transmissão/inscrição: (se necessário)
Nome completo e foto do palestrante: (se necessário)
Informações adicionais: (se necessário)

 
Enviar com 48 horas de antecedência em relação ao início da divulgação do evento e/ou publicação do edital; considerando que outras artes podem ter sido solicitadas anteriormente. Sendo assim, e sempre que possível, as artes serão entregues antes do prazo. 

Estamos à disposição e agradecemos a compressão para que possamos fazer o trabalho da melhor maneira possível.

Brunna Santos e Fabiano Peres
 

Imprensa

Jornalistas interessados em informações sobre o IFG Câmpus Itumbiara ou entrevistas com pessoas ligadas à Instituição podem fazer suas solicitações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (64) 2103-5600.

 

 

Atendimento

Segunda-feira: 13h às 21h.
Terça a sexta: 8h às 13h e das 15h às 21h. 


Manuais

 

IFG

Manual de Uso da Marca do IFG - Edição 2015 (.PDF 420 KB) 

Versões completas e resumidas (em PDF, PJG, cdr, ai, eps)

 

Câmpus Itumbiara

 

  • Arquivos em diversos formatos:
Ai (.zip 3893kB) Cdr (.zip 215kB)  Eps (.zip 2833kB)

 

 

DOCUMENTOS

Modelo de documento em Word - versão colorida

Modelo de documento em Word - versão p&b

Modelo de documento em Word - versão monocromática

 

OUTROS

Modelo de Slides (.PPT 2,15 MB)
Mapa dos Câmpus (.JPG 248 KB)
Wallpaper/Fundo de tela (.JPG 102 KB)
Livreto - Concepção e Diretrizes dos Institutos Federais (.PDF 685 KB)

 


 

Leia neste documento as orientações sobre as possibilidades de uso do canal do Câmpus Itumbiara no YouTube. Destaca-se que o canal oficial (https://www.youtube.com/user/ComunicacaoITB), bem como as demais mídias sociais gerenciadas pela CCS, serão usados exclusivamente para transmissões ao vivo de eventos do Câmpus, o que não inclui reuniões administrativas, acadêmicas, além de assembleias, processos eleitorais e afins de setores e instâncias da Instituição. Para essas finalidades, os interessados deverão usar outras ferramentas disponíveis que não estejam vinculadas às mídias sociais do IFG.

 


Orientações Gerais:

A Diretoria de Comunicação Social da Reitoria informa que os murais instalados na Reitoria e nos câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) são de uso institucional e constituem-se como um canal de Comunicação Interna, utilizado pela Instituição para se relacionar com a comunidade acadêmica.


O uso dos murais, localizados em pontos estratégicos dos prédios do IFG, e os materiais afixados deverão atender aos objetivos institucionais e obedecerão às seguintes regras e orientações:

a) Serão afixados nesses murais, cartazes e/ou documentos de divulgação institucional em geral, de comunicação interna e avisos diversos;

b) O setor que possuir um mural específico deverá utilizar preferencialmente este para as suas divulgações;

c) A permanência máxima de cada material afixado nos murais será até a sua validade, ou pelo prazo estipulado pelo setor que administra o mural, ficando sob responsabilidade do setor que o afixou efetuar a sua retirada;

d) Todo material externo a ser afixado nos murais deverá receber autorização de publicação das coordenações de comunicação social, por meio de assinatura e/ou carimbo;

e) Não deve ser realizada a afixação de materiais impressos fora dos murais;

e) Os murais são um espaço informativo institucional, não sendo permitidas mensagens que violem qualquer norma legal vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; com linguagem ou imagem obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; anônimas ou com assinatura falsa;

f) O interessado em realizar divulgação de cartazes e/ou documentos nos murais da Reitoria ou dos câmpus deverá procurar os setores de comunicação social da respectiva unidade para a devida autorização e/ou orientação sobre a afixação do material desejado;

g) No caso do não cumprimento dessas orientações, os cartazes e comunicados poderão ser retirados pelo responsável pelo mural, sem aviso prévio.

 

Orientações específicas nos câmpus:

Podem existir orientações específicas em cada câmpus do IFG que também deverão ser seguidas. A parte interessada em realizar divulgação de materiais nas dependências dos câmpus deverá informar-se sobre as orientações específicas de cada câmpus.


 

 


 

 

 

Em virtude das Eleições de 2022, a Advocacia-Geral da União (AGU) lançou a cartilha “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições - 2022”, elaborada com a finalidade de reunir informações e orientações para nortear os atos de agentes públicos federais durante o período eleitoral. O documento reúne as principais proibições contidas na Lei das Eleições (nº 9.504/97), na Lei de Inegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990) e no Código Eleitoral (nº 4.737/1965), apresentando desde o significado de “agente público” até o detalhamento dos atos que podem ser interpretados como possíveis violações à lisura do pleito, cujo primeiro turno será realizado no mês de outubro.

Acesse a cartilha da AGU "Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições - 2022"

 

A Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM), do Ministério das Comunicações, em consonância com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral  nº 23.674/2021, que disciplina o Calendário Eleitoral de 2022, bem como visando dar divulgação a respeito das condutas vedadas aos agentes públicos, no ano das Eleições de 2022, elaborou o Calendário Eleitoral 2022 com as orientações aos órgãos do SICOM. 

Confira o Calendário e as Orientações elaboradas pela SECOM.

Acesse a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com mais informações sobre as Eleições 2022

Veja o Memorando que trata da atuação dos agentes públicos nas eleições de 2022 no âmbito do IFG: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/278/MEMORANDO-CIRCULAR%201_2022%20-%20REITORIA_IFG.pdf 

Confira o Ofício Circular nº 205/2022/SEI-MCOM