Documentos do Ensino

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Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 14h16 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 10h15

Neste espaço você tem acesso a uma série de documentos que regulamentam os procedimentos ligados ao Ensino, além dos requerimentos, formulários e demais documentos que são necessários para abertura de chamados na Central de Serviços e processos.


Formulários, Requerimentos, e Modelo de Documentos

- Aproveitamento de disciplinas (doc) / (pdf)

- Formulário de Reposição e Anteposição de Aulas (pdf)

- Lista de Frequência Atv. Complementar (doc) / (pdf)

- Modelo Termo de Concessão de Armário Escolar (doc) / (pdf

- Proposta de Atividade Complementar (doc) / (pdf

- Proposta de Projeto de Ensino (doc)

- Relatório Final de Projeto de Ensino (doc)

- Relatório Parcial de Projeto de Ensino (doc)

- Requerimento - Horas Complementares (odt) / (pdf)

- Requerimento - Trancamento de matrícula (doc) / (pdf)

- Requerimento Geral - Aluno (odt) / (pdf)

- Modelo Projeto de ensino (pdf)


Normativas:

Colação de Grau por videoconferência e Ato Administrativo - PORTARIA NORMATIVA Nº 22_2020

Diretrizes Curriculares para os cursos de Licenciatura - RESOLUÇÃO Nº 31_2017

Implantação da Segunda Etapa do SEE - RESOLUÇÃO Nº 119_2021

Implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) - RESOLUÇÃO Nº 60_2021

Inclusão de carga horária na modalidade a distância em cursos presenciais - RESOLUÇÃO Nº 33_2017

Justificativa e Abono de Faltas Discentes - IN_PROEN nº 08_2018

Normas e procedimentos para emissão da Carteira Estudantil - IN_PROEN nº 04_2017

Plano de Ação Geral para o Retorno das Atividades Presenciais - RESOLUÇÃO Nº 122_2022

Política de Assistência Estudantil - RESOLUÇÃO Nº 008_2018

Política de Ingresso dos cursos técnicos integrados, subsequentes, superiores de Graduação e de formação especial, presenciais e a distância, do IFG - RESOLUÇÃO 108_2021

PORTARIA NORMATIVA 2091_2021

Procedimentos Administrativos e Pedagógicos para a Dependência - IN_PROEN nº 01_2016

Procedimentos Administrativos e Pedagógicos para os Conselhos de Classe - IN_PROEN nº 02_2016

Procedimentos de adaptação didático-pedagógica, flexibilização curricular, terminalidade específica e aceleração de estudos para estudantes com necessidades educacionais específicas – NEE - RESOLUÇÃO 98_2021

Projetos de Ensino - IN_PROEN nº 06_2018

Protocolos de Biossegurança - PORTARIA NORMATIVA Nº 2096_2022

Regimento do Conselho de Câmpus (Concâmpus) - RESOLUÇÃO Nº 006_2015

Regulamento Acadêmico dos Cursos de Graduação do IFG - RESOLUÇÃO 109_2021

Regulamento Acadêmico dos Cursos Técnicos Integrados do IFG - RESOLUÇÃO 112_2021

Regulamento Acadêmico dos Cursos Técnicos Integrados na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do IFG - RESOLUÇÃO 111_2021

Regulamento da Assistência Estudantil do PROEJA - RESOLUÇÃO N° 30_ 2008

Regulamento da Certificação ENEM - RESOLUÇÃO Nº 56_2014

Regulamento da Dupla Diplomação no âmbito dos cursos de Graduação do IFG - RESOLUÇÃO 104_2021

Regulamento da Jornada de Trabalho dos Docentes - RESOLUÇÃO Nº 09_2011

Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação - RESOLUÇÃO Nº 16_2011

Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos Técnicos - RESOLUÇÃO Nº 20_2011

Regulamento das Visitas Técnicas - RESOLUÇÃO Nº 55_2014

Regulamento de Mobilidade Acadêmica Estudantil - RESOLUÇÃO Nº 004_2015

Regulamento do Estágio dos Cursos Técnicos e Superiores - RESOLUÇÃO Nº 57_2014

Regulamento do Programa de Monitoria - RESOLUÇÃO Nº 014_2014

Regulamento dos Exames de Proficiência - RESOLUÇÃO Nº 18_2011

Regulamento dos TCC dos Cursos de Graduação - RESOLUÇÃO Nº 28_2014

Regulamento para Colação de Grau - RESOLUÇÃO Nº 029_2016

Regulamento para o Corpo Discente - RESOLUÇÃO Nº 27_2014

Regulamento para o Uso do Nome Social no IFG - RESOLUÇÃO Nº 030_2016

Tramitação dos Editais do Programa de Monitoria - IN_PROEN nº 06_2017

 


Ensino Remoto

Portaria Normativa

Instrução Normativa

Memorando Circular

Protocolo Ensino Remoto Emergencial (ebook)

Atividades do Moodle e seus objetivos educacionais

Guia de Orientações Didático-Pedagógicas da EaD

Orientações sobre o uso de salas no Moodle durante o Sistema de Ensino Emergencial

Orientações Ensino Remoto (Câmpus Luziânia)

 


Visitas Técnicas

 

Orientações aos servidores:

De acordo com a Resolução nº 055, de 13 de outubro de 2014, o processo de visita técnica deverá conter os seguintes documentos:

 

  • Requisição de viagem e a lista dos participantes, com número de CPF, RG e telefones:

Requisição de Viagem (editável)

Requisição de Viagem (PDF)

Lista dos Participantes (editável)

Lista dos Participantes (PDF)

 

  • Programação Semestral das atividades extraclasse, constando a visita técnica em questão:

Programação Semestral (editável)

Programação Semestral (PDF)

 

  • Plano de Ensino das Disciplinas contempladas na visita técnica:

 

  • Comprovante do evento (folder, inscrição, termo de aceite, ofício, etc.)

 

  • Planilha de concessão de auxílio financeiro a estudantes, em caso de visita com ajuda de custo:

Concessão de auxílio financeiro a estudantes (editável)

Concessão de auxílio financeiro a estudantes (PDF)

 

  • Solicitação de diárias para servidores (máximo 02 servidores);
    (Não há pagamento de diárias quando a Visita for realizada em Região Metropolitana)

Solicitação de diárias (editável)

Solicitação de diárias (PDF)

 

  • Parecer da Chefia do Departamento, constando que a atividade proposta está prevista na formação profissional e curricular do aluno (visitas com auxílio)

 

  • Autorizações de viagem assinadas pelos pais ou responsáveis, nos casos de alunos menores de 18 anos:

Autorização de Viagem (editável)

Autorização de Viagem (PDF)

 

  • Termos de responsabilidade, que devem ser assinados por todos os alunos participantes da visita
    (Sugere-se que os termos de responsabilidade sejam impressos no verso das autorizações de viagem, quando houver)

Termo de responsabilidade (editável)

Termo de responsabilidade (PDF)

 

  • Relatório da visita técnica com frequência dos alunos

Relatório de visita técnica e frequência (editável)

Relatório de visita técnica e frequência (PDF)

 

  • Prestação de Contas dos servidores que receberem diária (Gabinete).

Os formulários deverão ser preenchidos pelo servidor solicitante da visita técnica, de preferência digitalmente e, em seguida, entregues à Coordenação de Apoio Administrativo ao Departamento, que fará os encaminhamentos necessários.

 

Documentos que regulamentam as visitas técnicas:

Memorando Circular nº010 (PDF)

Portaria 333-2016 - Normas utilização veículos (PDF)

Resolução 055 – Regulamento de Visitas Técnicas (PDF)

 


Colação de Grau

 

Regulamento para Colação de GrauRESOLUÇÃO Nº 029, de 17 de outubro de 2016 (.PDF 1,73 MB)

Cronograma Colação de Grau 2016/2 - Pdf

Formulário de Situação Acadêmica para Colação de Grau - Editável / Pdf

Anexo I -  Requerimento de Sessão Solene de Colação de Grau - Editável / Pdf

Anexo II - Parecer da Coordenação de Curso para Sessão Solene de Colação de Grau - Editável / Pdf

Anexo III - Lista de Documentos / Tramitação do Processo de Colação de Grau - Png

Anexo IV -  Documentos Necessários para Requerimento De Diploma -  Editável / Pdf


TCC

 

Licenciatura em Química

Inscrição
Ficha de Inscrição de TCC

Carta de aceite do Orientador

Carta de aceite do Coorientador

Modelo de pré-projeto

 

Defesa

Pedido de defesa e indicação de banca

Modelo de TCC

 

 

Bacharelado em Sistemas de Informação

Ficha de Inscrição

Carta de aceite do Orientador

Carta de aceite do Coorientador

Modelo de Pré-Projeto

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Modelo de TCC

Declaração do Orientador de Correções do TCC

Pedido de Defesa e Indicação da Banca (20 dias antes da data da defesa)

Autorização de divulgação do TCC


Conselho departamental (2023 - 2025)

Resultado final

Resultado preliminar

Lista dos estudantes aptos a votar

Lista dos servidores aptos a votar

Resultado Final - inscrições homologadas

Resultado Preliminar - inscrições homologadas

Formulário de inscrição

Retificação 01 (cronograma)

Edital

 

 

______________________________________________________________________

Chefia de Departamento (2023 - 2025)

Resultado Final

Resultado preliminar 

Comunicado sobre a composição do Colegiado de Áreas Acadêmicas

Retificação da circular 11

Homologação de candidaturas para Chefia de departamento

Circular 11 - Retificação da Constituição da Circular 09 

Constituição do Colegiado de Áreas Acadêmicas

Cronograma 

Regulamento (Portaria 2115/2023 Eleição Chefia de Departamento) 

Comissão eleitoral auxiliar

 
 
______________________________________________________________________
Conselho departamental (2021 - 2023)

Resultado preliminar

Apuração de votos - https://www.youtube.com/watch?v=RtlUvBdZIaY

Cabine de votação - segmento Discente: https://eleicoes.ifg.edu.br/helios/e/dcb2e5f1-36f9-4a76-805c-51a527d5be9f

Cabine de votação - segmento Docente: https://eleicoes.ifg.edu.br/helios/e/cond-2021-2023_11

Cabine de votação - segmento Técnico-administrativo: https://eleicoes.ifg.edu.br/helios/e/cond-2021-2023

Homologação Inscrições

Edital

Memorando que definiu comissão eleitoral local

Cronograma

Ficha de inscrição (pdf)

Ficha de inscrição (editável)

Lista de discentes aptos a participar

Lista de docentes aptos a participar

Lista de técnicos administrativos aptos a participar

 
 
______________________________________________________________________
Chefia de Departamento (2021 - 2023)

Sala para eleição

Convocação para eleição da chefia de Departamento

Homologação definitiva das candidaturas

Homologação preliminar das candidaturas

Lista atualizada dos representantes do colegiado

Lista dos Discentes representantes do colegiado

Lista de docentes(atualizada)

Lista Servidores lotados no DAA ou setores relacionados diretamente

Comunicado 02 - retificação do cronograma

Comunicado 01 - cronograma

Regulamento - portaria 23/2020, de 18 de novembro de 2020

Comissão Eleitoral Auxiliar

 

 
______________________________________________________________________
Conselho Departamental 2019

Ata do resultado da eleição para Representantes do Conselho Departamental

Homologação das candidaturas

Inscrições deferidas e prorrogação do edital

Relação dos alunos aptos a votar

Relação de docentes aptos a votar

Relação de técnico-administrativos aptos a votar

Edital

 
 
______________________________________________________________________
Chefia de Departamento (2019-2021)

Lista de docentes aptos a votar (Atualizada 11 de junho de 2019)

Lista de técnico-administrativos aptos a votar (Atualizada 11 de junho de 2019)

Lista de discentes aptos a votar (Atualizada 11 de junho de 2019)

Convocação para reunião de eleição

Candidaturas homologadas

Lista de docentes aptos a votar

Lista de técnico-administrativos aptos a votar

Lista de discentes aptos a votar

Regulamento - Portaria Nº 1033, de 23 de maio de 2019

 
 
______________________________________________________________________
Conselho Departamental 2017

Resultado final

Resultado preliminar

Candidaturas homologadas

Relação dos alunos aptos a participarem das eleições

Relação de docentes aptos a participarem do pleito para membros do conselho

Relação de técnico-administrativos aptos a participarem do pleito para membros do conselho

Regulamento

 

 

______________________________________________________________________
Chefia de Departamento (2017-2019)

Lista Oficial das candidaturas para Chefia de Departamento

Homologação das candidaturas.

Membros do Colegiado de Áreas Acadêmicas.

Regulamento - Portaria Nº 640, de 04 de abril de 2017.

 


Solicitação de Diárias e Passagens (doc 42KB)

Informações do Colaborador Eventual ou Convidado (doc 40KB)

 Relatório de Prestação de Contas (doc 42KB)

O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinárias com pousada, alimentação e locomoção urbana (Art. 58 da Lei 8.112/90).

Obs.: Deslocamentos dentro da mesma região metropolitana não dão direito a diária.


Do prazo para solicitação
 

As solicitações deverão ser encaminhadas dentro dos prazos legais:

  • Para viagem nacional com passagem aérea – antecedência mínima de 10 dias úteis;
  • Para viagem internacional – antecedência mínima de 15 dias úteis;
  • Para viagem nacional com passagem rodoviária: antecedência mínima de 05 dias úteis.

 

Dos procedimentos para solicitação

Todas as solicitações de diárias e passagens, sem exceção, deverão, obrigatoriamente, ser efetuadas por meio do SCDP: Sistema de Concessão de Diárias e Passagens, dentro dos prazos legais.

A solicitação e autorização da emissão do bilhete de passagem aérea serão efetuadas somente pelo Representante Administrativo (servidor formalmente designado no âmbito de cada câmpus e na reitoria do IFG) junto à empresa contratada.

Deverá ser anexada à solicitação, a programação do evento (se houver), junto com a indicação ou sugestão de horários dos voos (ida e volta), que melhor atenda às necessidades do servidor em relação aos compromissos por ele assumidos.

Obs.: Em obediência à legislação, as passagens deverão ser adquiridas ao menor preço.

 

Da prestação de contas

A prestação de contas deverá ser encaminhada no prazo máximo de até 05 dias úteis após o retorno da viagem, com a apresentação do Relatório de Viagem (formulário próprio), documentos comprobatórios da prestação do serviço ou da participação do beneficiário nas atividades previstas e os comprovantes dos cartões de embarque e desembarque.

A não prestação de contas de viagem já realizada impossibilita a concessão de novas diárias e passagens, até que seja efetuada a devida comprovação e regularizada a pendência.

 

Legislação pertinente:

- Decreto nº 7.689, de 2 de março de 2012.

Decreto nº 7.613, de 17 de novembro de 2011.

- Decreto nº 6.907, de 21 de julho de 2009.

- Decreto nº 5.992, de 19 de dezembro de 2006.

- Decreto nº 3.643, de 26 de outubro de 2000.

Decreto nº 71.733 de 18 de janeiro de 1973.

- Portaria nº 205 MPOG, de 22 de abril de 2010.

- Portaria MEC 403, de 23 de abril de 2009.

Portaria Normativa IFG 03, de 26 de novembro de 2018.

Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

- Cartilha de Diárias e Passagens da Controladoria Geral da União.