Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Câmpus Goiânia do IFG ganha estação de bicicletas públicas compartilhadas
Mobilidade

Câmpus Goiânia do IFG ganha estação de bicicletas públicas compartilhadas

A nova estação será instalada nas dependências da unidade e passa a integrar a rota de ciclovia da capital.

Câmpus Goiânia será atendido com nova estação de sistema de bicicletas compartilhadas GynDeBike

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) será atendido com uma das novas estações que integram o sistema de bicicletas públicas compartilhadas GynDeBike existente na capital. A nova estação beneficiará não só a comunidade acadêmica do câmpus, como também os demais cidadãos. Nos próximos meses, a estação com bicicletas compartilhadas para o uso público será instalada na Rua 75, ao lado do Teatro do IFG e em frente à Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), no setor Central.

O novo ponto do sistema de bicicletas públicas nas proximidades do câmpus é uma conquista advinda de solicitações da direção-geral do Câmpus Goiânia, desde maio do ano passado via ofício, junto à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). A solicitação foi acolhida pela Prefeitura de Goiânia e pela Unimed Goiânia, empresa patrocinadora do sistema.

Segundo a direção-geral, a solicitação para que o Câmpus Goiânia fosse atendido com uma estação de bicicletas públicas surgiu como um anseio em possibilitar mais uma alternativa de transporte urbano que atendesse não só a comunidade acadêmica do câmpus, a qual reúne 4.200 alunos e cerca de 500 servidores, como também moradores, trabalhadores e demais cidadãos que percorrem a região nas proximidades do câmpus e do Parque Mutirama.

Local onde será instalado a estação de bicicletas compartilhadas no Câmpus Goiânia.

A direção-geral e o órgão operador do sistema estudaram, no final do ano passado, o melhor local para a instalação da nova estação e, segundo a diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, ficou a cargo do câmpus realizar uma adaptação na rampa de acesso que existe ao lado do Teatro do IFG, para viabilizar a instalação da nova estação. A previsão é de que sejam disponibilizadas no local cerca de 10 bicicletas para o uso adulto.

Para a diretora-geral do Câmpus Goiânia, a conquista é importante para a unidade, pois possibilita mais uma opção de mobilidade urbana, de forma sustentável, econômica e que pode ser integrada aos demais meios de transporte, atendendo à comunidade acadêmica. Além disso, a nova estação é relevante, porque inclui a região do Câmpus Goiânia na rota de ciclovia da capital, ressalta a diretora Maria de Lourdes Magalhães.

A nova estação de bicicletas compartilhadas integra uma segunda fase de expansão do sistema de bicicletas públicas GynBike, projeto da Prefeitura de Goiânia em parceria com a Unimed Goiânia. De acordo com informações da Prefeitura de Goiânia, para essa segunda fase do projeto, foram autorizadas a instalação de cinco novas estações de bicicletas compartilhadas na capital, incluindo a do Câmpus Goiânia do IFG. Com as novas estações, a cidade contará com 20 pontos de compartilhamentos de bikes.

Acesse aqui o ofício da direção-geral do Câmpus Goiânia à CMTC sobre a solicitação de estação de bikes no câmpus.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia, com informações do site da Prefeitura de Goiânia.

Comunicados (Servidor)