Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Visita da comissão de recredenciamento institucional é encerrada com reunião de gestores
Recredenciamento Institucional

A expectativa é de que o relatório e o conceito da avaliação sejam liberados pelo INEP nas próximas semanas

Weber Tavares coordenou os trabalhos da comissão local de recredenciamento do IFG

A comissão de recredenciamento institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formada pelos docentes Eduardo José de Arruda, José Rui Camargo e Ítalo Bruno Alves, encerrou as atividades da visita in loco no Instituto Federal de Goiás (IFG) com uma reunião com gestores da Instituição.

“Nesses dias, pudemos perceber a importância da avaliação formativa. Quero destacar que tudo o que foi apontado no último relatório foi sanado. Essa instituição tem um futuro brilhante pela frente”, ressaltou Eduardo José de Arruda, que foi o primeiro dos avaliadores a falar na reunião.

O esforço coletivo e a participação de dezenas de servidores da Reitoria e dos câmpus no planejamento para a avaliação foram reconhecidos pelos avaliadores. “Quero parabenizar a equipe e as pessoas que trabalharam no processo”, disse José Rui Camargo.

O presidente da comissão, Ítalo Bruno Alves, afirmou que ficou claro que a comunidade acadêmica e a gestão estão comprometidas com o que está sendo realizado no IFG. Além disso, foi perceptível o engajamento de todos com os objetivos da Instituição: “Vi aqui um coletivo muito interessado em mostrar o que está fazendo e em dar visibilidade a isso”. Ele também elogiou o processo de planejamento do IFG para a avaliação e a ferramenta (Trello) que foi adotada para sistematização dos documentos.

Durante a reunião, alguns gestores também fizeram uso da palavra. A diretora executiva e reitora substituta, Adriana Ferreira, agradeceu os avaliadores e destacou o esforço coletivo da Instituição para esse recredenciamento institucional.

Os avaliadores são impedidos de antecipar o conceito da avaliação, mas a previsão é de que nas próximas semanas o IFG receba do INEP o relatório com esse conceito e os apontamentos feitos pela comissão avaliadora.

A reunião terminou no início da noite de ontem, 14 de março, na Reitoria, e contou a com presença da diretora executiva e reitora substituta Adriana dos Reis Ferreira; dos pró-reitores de Ensino, Oneida Irigon; de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete; de Extensão, Daniel Barbosa; de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Amaury Araújo; de Administração, José Carlos Barros. Participaram também o assessor de Planejamento, Weber Tavares; a assessora de Relações Institucionais, Gerley Lopes; o Procurador Educacional Institucional, André Coimbra; e a diretora de Comunicação Social, Adriana Souza Campos.

Equipe de gestores do IFG que participou da reunião final com os membros da Comissão do Inep

Como parte da visita, os avaliadores estiveram no Câmpus Goiânia na tarde da segunda-feira, dia 11 de março, quando conheceram as instalações físicas e realizaram reuniões com os gestores da unidade e com os segmentos docente, discente e técnico.

Dimensões
O IFG foi avaliado em 10 dimensões que dizem respeito a questões de planejamento institucional, a dados sobre cursos ofertados, estudantes, servidores, regulamentos, atividades desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, políticas acadêmicas, acessibilidade e informações sobre gestão, estrutura organizacional e infraestrutura física presente na Instituição. A avaliação conduzida pela equipe do Inep é feita por meio de conceitos (1 = inexistente, 2 = insuficiente, 3 = suficiente, 4 = bom/muito bom e 5 = excelente).

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.