Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Workshop de Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior está com inscrições abertas
Eficiência Energética

No evento, Gunther Paulo Viajante, professor do Câmpus Itumbiara, apresentará o resultado parcial do projeto de P&D do IFG

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está organizando o Workshop de Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior, que será realizado no próximo dia 11 de dezembro, sexta-feira da semana que vem. O webinar on-line e gratuito será transmitido das 8h às 12h, e as inscrições podem ser feitas neste endereço: http://ghmsolutions.rds.land/chamada001

Durante o Workshop serão apresentados os resultados parciais dos projetos de P&D de 21 instituições de ensino que tiveram projetos aprovados na Chamada 001 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Além de representantes da Agência, também participarão outros da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Companhia Paranaense de Energia (COPEL), CPFL Energia e Enel.

Quanto aos resultados parciais do que está em execução no Instituto Federal de Goiás, os dados serão apresentados pelo professor do Câmpus Itumbiara, Ghunter Paulo Viajante, que é o coordenador do projeto na Instituição. O docente explica que no IFG a execução do projeto de eficiência energética é financiado pela Enel Goiás, ao custo de R$ 11 milhões, “e contempla a instalação de sistemas de micro e minigeração solar fotovoltaico com capacidade de 1MWp distribuído em 11 câmpus, a substituição de 26 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED”, além de outros cinco projetos de pesquisa indicados abaixo:

(1) Estudo das estruturas de telhados para instalação de painéis FV.
(2) Análise do impacto técnico nas redes de distribuição de energia em função da inserção da GD e de ações de EE;
(3) Estudo e implantação de um sistema completo de captação e tratamento do esgoto e de uma planta piloto para utilização do biogás; Arrefecimento de Painéis;
(4) Desenvolvimento de uma plataforma experimental para a conexão e interfaceamento de sistemas FV à rede elétrica;
(5) Análise de viabilidade econômica, com a aplicação de métodos determinísticos e estocásticos, frente à instalação de sistemas de GD.

Além do docente Ghunter Paulo, também participam do projeto P&D os pesquisadores Eric Neri Chaves, Luis Gustavo Wezs, Marcelo Escobar, Marcos Antônio Arantes, Olívio Carlos e Sérgio Batista (todos do Câmpus Itumbiara). Do Câmpus Goiânia os pesquisadores envolvidos são Aylton José Alves, Douglas Pitaluga , Elder Geraldo Domingues, Geovanne Pereira Furriel, José Luis Domingos, Sandro Morais, Sérgio Botelho, Vinícius Carvalhaes e Wesley Pacheco Calixto.

Mais informações e inscrições para o evento: http://ghmsolutions.rds.land/chamada001

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.