Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Comissão Central Sistematizadora do Congresso Institucional se reúne na Reitoria
Congresso Institucional

Membros das comissões centrais locais da reitoria e de outros cinco câmpus participaram de reunião

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 6 de dezembro, reunião com membros da Comissão Central Sistematizadora do Congresso Institucional. Além dos relatos gerais dos trabalhos e da discussão acerca da construção do modelo de caderno de propostas e a respeito da forma de encaminhamentos das questões locais apresentadas eventualmente pela comunidade acadêmica às comissões locais, na pauta do encontro estava a decisão sobre a permissão de representantes das Comissões Institucionais de Ética (CET), Permanente de Implementação de Políticas de Igualdade Étnico-Raciais (CPPIR), Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS) e Própria de Avaliação (CPA) e dos Comitês de Ética em Pesquisa, Gestor de Segurança da Informação e das Comunicações e Gestor de Tecnologia da Informação serem (ou não) membros natos do Congresso Institucional, algo que foi proposto para discussão em reuniões anteriores.

Participaram do encontro a pró-reitora de Ensino, representante do Colégio de Dirigentes, Oneida Irigon; e os membros da CCS que fazem parte das Comissões Locais de Organização dos câmpus e da reitoria: Flávio Miranda e Nilton Ricetti (CLO/Goiânia); Lillian Alves (CLO/Aparecida de Goiânia); Maria Eugênia Sebba (CLO/Senador Canedo); Maria Aparecida Rodrigues de Souza (CLO/Inhumas); João Guilherme Moura de Santo (CLO/Luziânia); e Kepler Benchimol Ferreira (CLO/Reitoria).

Comissões e comitês institucionais e outras questões

Depois de cada um dos presentes relatarem algumas particularidades dos trabalhos nos câmpus e na reitoria, foi discutida a questão sobre a presença de um membro de cada uma das comissões (CET; CPPIR; CPPD; CIS; CPA) e comitês institucionais (CEP; CGSIC; CGTI) ser considerado participante nato no Congresso Institucional. A decisão foi unânime a favor da participação. Segundo o posicionamento geral dos presentes, essa também é uma forma de valorizar essas instâncias do IFG no processo do Congresso Institucional, além de contar com o conhecimento das particularidades de cada um desses setores da Instituição. Nesse sentido, em breve será enviado por parte da CCS um memorando a essas comissões e comitês, para que seja formalizada a indicação.

A Comissão Central Sistematizadora discutiu também sobre o modelo atual do caderno de propostas. E ficou resolvido que será feita, até o dia 13 deste mês, uma adequação de layout na estrutura do caderno. Para as próximas reuniões, os membros definiram que irão apresentar questões relacionadas ao calendário de 2018. Sobre a discussão a respeito da forma de encaminhamentos das questões locais eventualmente apresentadas pela comunidade acadêmica às comissões locais, os presentes chegaram à conclusão de que, após todo o fechamento do Congresso Institucional, eles irão passar as demandas locais para os setores adequados, uma vez que apontamentos com demandas locais não poderão ser incluídos nos Cadernos de Propostas que serão enviados, posteriormente, para a CCS. O próximo encontro da Comissão está marcado para o dia 21 de dezembro.

Comissão Central

A Comissão Central Sistematizadora tem a função de coordenar a organização do Congresso, assim como sistematizar e divulgar as propostas para o evento e as decisões e resoluções a serem divulgadas na forma de proposições dos documentos finais do Estatuto e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que deverão ser encaminhados ao Conselho Superior para aprovação.

Congresso Institucional

De acordo com a Comissão Central Sistematizadora (CCS), responsável pela organização e condução do Congresso Institucional do Instituto Federal de Goiás, todos os servidores e alunos poderão participar do evento, que tem como finalidade a proposição de debates e discussões acerca do Estatuto e do Projeto Político Pedagógico Institucional do IFG, além de contemplar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2018/2022.

Segundo o coordenador-geral da CCS e o responsável pela área de planejamento e de desenvolvimento institucional do IFG, professor Weber Tavares, os debates irão ocorrer em todos os câmpus da Instituição, de modo a facilitar a participação de toda comunidade acadêmica. Essas discussões serão realizadas em uma fase local e em uma fase geral. Nesta última, cuja data será apresentada à comunidade até o dia 21 de dezembro, os debates serão realizados com a presença de delegados de todos os câmpus representantes de toda a comunidade acadêmica do IFG (discentes, docentes e técnico-administrativos).

Para enviar propostas e saber mais sobre o Congresso Institucional, acesse: http://www.ifg.edu.br/congressoinstitucional

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.