Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Gestores do Instituto Federal de Goiás participam da 42ª Reditec
Início do conteúdo da página
Reditec

Gestores do Instituto Federal de Goiás participam da 42ª Reditec

10 anos de funcionamento dos institutos federais de educação é destaque na abertura

Gestores do Instituto Federal de Goiás e de outros IFs participam da 42ª Reditec
Gestores do Instituto Federal de Goiás e de outros IFs participam da 42ª Reditec

Desde o início da semana, gestores do Instituto Federal de Goiás (IFG) participam da 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), aberta oficialmente com uma solenidade que marcou as celebrações dos 10 anos de funcionamento dos institutos federais de educação.

O reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, pró-reitores, diretores-gerais, além de professores e alunos que tiveram projetos selecionados para apresentação no evento, acompanham a programação da Reditec que acontece em Búzios (RJ) e que tem o Instituto Federal Fluminense (IFF) como instituição-sede. Na abertura, realizada no último dia 10 de setembro, o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, que desejou as boas-vindas a todos e destacou a importância da Reditec, como um momento de pensar e repensar o fazer educativo, com seus desafios e perspectivas.
O potencial transformador da Rede também foi destaque, evidenciando a revolução que a nova institucionalidade proporcionou à sociedade, por meio de sua expansão por todo o país, com o impulso das ações de ensino, pesquisa, extensão, inclusão, inovação e internacionalização.
Durante o evento, ex-gestores foram condecorados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com a outorga da Medalha de Mérito pelo destaque na prestação de serviços à Rede Federal.

No segundo dia da Reditec, os gestores da Setec apresentaram ações estratégicas e políticas do Ministério da Educação. Gustavo Moraes, Paulo Leão e Romero Raposo Filho, respectivamente assessor especial, diretor de desenvolvimento e secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), falaram sobre as atividades desenvolvidas nos últimos dois anos.

 

Apresentação
Baseada em tópicos, a exposição das ações da Secretaria foi iniciada por Romero Filho, que coordenou os trabalhos de apresentação. Utilizando dados estatísticos, o secretário trouxe os atuais números da Rede Federal: 659 câmpus, 73.972 servidores, entre professores e técnicos administrativos em educação. Ao falar sobre as prioridades de sua gestão, o destaque dado pelo gestor foi a execução de obras em andamento: “temos 249 obras em execução, as quais fizemos um investimento de R$ 40 milhões para viabilizar sua entrega em condições plenas de uso. Há, ainda, 329 projetos em andamento, para que seja dado seguimento após a conclusão das outras obras”, disse.
Ao assumir o papel de fala, Gustavo Leão apontou os desafios para a Plataforma Nilo Peçanha, que destaca como maior avanço entre as ações que desempenharam para consolidar a Rede: “manter e dar significado a ela, como resultado prático de sua construção enquanto instrumento de e para a Rede”.

 

Tópicos

Na sequência da apresentação, os três participantes da mesa se alternaram em suas falas, sempre em tópicos, tratando de temas como o Energif, Programa de Desenvolvimento de Eficiência Energética, e as Células de Empreendedorismo, projeto-piloto com atividade em seis campi de institutos de estados como Goiás, Paraíba e Rondônia, que buscam aproximar estudantes e o mundo do trabalho. Ainda na pauta: as ações de capacitação, reforma do Ensino Médio, controle de gastos, o Sistema de Modelagem Virtual de Obras (BIM), realizado em parceria com o Instituto do Rio Grande do Norte, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Plataforma Nilo Peçanha
Destaque na apresentação, a Plataforma Nilo Peçanha (PNP) é o ambiente virtual de coleta, validação e divulgação das estatísticas oficiais da Rede Federal. Segundo Gustavo, coordenador e um dos idealizadores da iniciativa, o intuito é “reunir dados da Rede, subsidiando a avaliação dos processos educacionais, promovendo a qualidade educacional e tornando a gestão dos programas e das políticas públicas em educação profissional e tecnológica mais eficaz”. A plataforma vai reunir dados sobre o corpo docente, estudantes, quadro técnico-administrativo e de gastos financeiros de todas as unidades da Rede Federal. A Plataforma chega a sua segunda versão: a PNP 2.0 traz novos filtros, ajustes e funcionalidades. O “censo da Rede”, que está disponível a todos, e foi validado por seis mil servidores que se cadastraram voluntariamente, traz dados e indicadores estatísticos de 2017. “Nossa maior expectativa é ver a consolidação dessa ferramenta nos próximos anos. Ainda neste mês de setembro começaremos os trabalhos, via Revalide (Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas), para a coleta de dados de 2018”, finalizou Gustavo.

 

Confira o álbum de fotos do Facebook.

Textos e foto: Equipe de comunicação da Reditec

Fim do conteúdo da página