Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG disponibiliza ferramenta de buscas para documentos oficiais
TRANSPARÊNCIA ATIVA

IFG disponibiliza ferramenta de buscas para documentos oficiais

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 08h18

O IFSearch permite pesquisas no Boletim de Serviços, onde são publicadas as portarias da Instituição

Uma nova ferramenta de tecnologia da informação está disponível para a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás e também para o público externo: o IFSearch. Ele é um sistema que permite a busca de documentos, por meio de palavras-chaves informadas pelo usuário, no universo das publicações do Boletim de Serviços do IFG. O Acesso a ferramenta está disponível na página http://www.ifg.edu.br/boletim-de-servico.

O sistema de busca surgiu a partir da identificação de dificuldades de localização dos documentos oficiais, publicados no Boletim de Serviços. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), em conjunto com o professor Gustavo de Assis Costa, do Câmpus Jataí, apresentou uma solução.

O IFSearch permite a busca de portarias por assunto, pelo nome do servidor ou por outra informação relevante, como conselhos, comissões etc. Estão disponíveis do sistema de busca os documentos oficiais expedidos desde a criação do Instituto Federal, no final de 2008.

Equipe

O desenvolvimento do IFSearch foi um trabalho que envolveu servidores e estudantes do IFG. O professor Gustavo de Assis Costa fez a proposta de construção do sistema e do desenvolvimento deste sistema por meio de dois módulos. Um deles como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para os alunos do curso superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, e outro módulo como um projeto de iniciação científica no ensino médio, para os alunos do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, todos do Campus Jataí.

A aluna egressa do curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, Camilla Vanessa de Souza Bim, e os alunos egressos do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática e bolsistas de PIBIC-EM, Felipe Vinícius Cunha do Nascimento e João Paulo de Oliveira Souza, aceitaram o desafio e iniciaram o desenvolvimento do projeto. Como colaboradora, a aluna Camila coorientou os alunos Felipe e João Paulo no desenvolvimento de partes do projeto. Todo o trabalho foi supervisionado pelo professor Gustavo e, posteriormente, referendado pela DTI.

Portarias

Enquanto as equipes trabalhavam no desenvolvimento do IFSearch, o Gabinete da Reitoria trabalhou para publicar e tornar disponível para a busca uma grande quantidade de documentos oficiais, tornando acessível todas as portarias emitidas desde a criação do Instituto Federal de Goiás.

O próximo desafio, a cargo do Gabinete da Reitoria, é preparar para inclusão no sistema os documentos dos períodos anteriores, quando a Instituição chamava-se Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet) e Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG).

O trabalho será minucioso. Os documentos estão encadernados e demandam cuidados para o manuseio e o escaneamento folha a folha, principalmente os da época de ETFG, que foram feitos em um papel que se assemelha a papel de seda e foram datilografados. Mas em breve esse acervo histórico também será disponibilizado para o público.

O acesso ao IFSearch está disponível na página http://www.ifg.edu.br/boletim-de-servico.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.