Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comissão de Ética, Ensino Remoto Emergencial e EaD marcam abertura da Semana de Planejamento
Início do conteúdo da página
Planejamento Pedagógico

Comissão de Ética, Ensino Remoto Emergencial e EaD marcam abertura da Semana de Planejamento

Publicado: Quinta, 15 de Abril de 2021, 17h11 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 16h50

A programação, de 15 a 20 de abril, inclui mesa-redonda, palestras, reuniões, compartilhamento de experiências e oficinas sobre ferramentas digitais no ensino remoto

Imagem de print de tela de momento da reunião, realizada pela plataforma Google Meet
Imagem de print de tela de momento da reunião, realizada pela plataforma Google Meet

Iniciada na manhã desta quinta-feira, 15 de abril, a Reunião de Planejamento Pedagógico do Câmpus Aparecida de Goiãnia do IFG está discutindo questões da atual conjuntura social e educacional que envolvem o Ensino Remoto Emergencial e a preparação do semestre para início das aulas do ano letivo 2021. O encontro de abertura foi marcado por uma apresentação da Comissão de Ética do IFG e uma mesa-redonda que discutiu ensino remoto e ensino a distância, com a presença de membros da Diretoria de Educação a Distância (EaD).

A reunião foi aberta pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Eduardo de Carvalho Rezende, que manifestou boas-vindas a todos os servidores presentes e anunciou a programação da semana, que se iniciou com informes da Direção-Geral, apresentados pela diretora-geral do IFG Aparecida, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira. Eduardo e Ana Lucia comentaram o contexto gerado pela pandemia de Covid-19, que tem vitimado muitos brasileiros. A diretora Ana Lucia Siqueira de Oliveira manifestou solidariedade a todos os presentes que já sofreram a perda de amigos ou familiares.

Os informes da Direção-Geral do IFG Aparecida incluíram pontos como orçamento para 2021, eleições para reitor do IFG e para diretores-gerais de todos os câmpus da instituição, necessidade de mais equipamentos como computadores ou tablets para novos alunos e um curso de formação para realização de eventos online. Sobre as eleições para reitor e diretores-gerais, Ana Lucia destacou que estão abertas as inscrições para composição das comissões eleitorais locais e convidou servidores do Câmpus Aparecida de Goiânia para participarem desse trabalho. Os informes do Departamento de Áreas Acadêmicas foram passados pela servidora Raíssa Regis da Silva, que falou sobre um novo sistema de chamados via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e sobre planos semestrais.

 

Comissão de Ética

Uma ampla explanação sobre a Comissão de Ética do IFG, incluindo suas atribuições, a atuação e as formas de acesso dos servidores a ela, foi feita na reunião que abriu o Planejamento Pedagógico 2021/1 do IFG Aparecida. A apresentação foi feita pelo presidente da Comissão de Ética, professor Ewerton Rodrigo Gassi, e pelo psicólogo Julio Manoel dos Santos Filho. Estavam também presentes as integrantes Lorena Abdala de Faria (secretária-executiva) e Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (representante local).

Ewerton Gassi destacou que a principal atribuição da Comissão de Ética é da ordem educativa. Segundo ele, é grande o volume de processos a serem analisados pela Comissão, mas que há também muitas consultas que não resultam em processos. “A Comissão de Ética está investindo muito em promover a mediação de conflitos e a construção de uma cultura de paz”, afirmou Ewerton, acrescentando que é preciso reduzir os problemas em sua origem, para que pequenas coisas não evoluam a uma infração ética ou disciplinar. Ele ressaltou que os servidores podem consultar a Comissão de Ética para orientação e apoio, não apenas para abrir processo.

 

Ensino Remoto Emergencial

A mesa-redonda "A Arquitetura da EaD e o Ensino Remoto Emergencial", com presenças dos professores Helen Betane Ferreira Pereira e Milton Ferreira de Azara Filho, respectivamente, diretora e técnico em Informática da Diretoria de Educação a Distância (EaD) do IFG, e mediada pelo professor Wellington Cardoso de Oliveira, do Câmpus Aparecida de Goiânia. A apresentação abordou diversos tópicos relacionados ao assunto, como ensino presencial, ensino a distância, ensino híbrido, metodologias e ferramentas de ensino, especificidades da EaD e a atuação da Diretoria de Educação a Distância.

Aberta pela professora Rejane Maria Gonçalves Maia, a mesa-redonda contou com grande envolvimento dos professores presentes, que manifestaram opiniões e alguns questionamentos. A diretora Helen Betane destacou que a Educação a Distância no IFG preza pelos princípios constantes dos documentos basilares do IFG, como o PDI e outros, com as especificidades para uma educação a distância de qualidade. Ela falou também dos desafios do Ensino Remoto Emergencial, que, por não ter tido uma previsão de acontecer, precisou de adaptações que exigiram e exigem muito esforço e empenho de servidores de toda a Instituição.

O professor Milton Azara apresentou relatos e atualizações sobre os cursos realizados para formação de professores para o trabalho no ensino remoto. Ele destacou a disponibilidade do Guia EaD, disponível no endereço http://guiaead.ifg.edu.br/wiki/index.php/P%C3%A1gina_principal (onde está todo o material didático utilizado nos cursos de formação ministrados sobre o assunto e tutoriais atualizados), a página Ensino Remoto Emergencial no site do IFG e o canal EaD IFG, no YouTube, para consulta e atualizações de todos os que estão desenvolvendo seu trabalho em ensino remoto ou na modalidade Educação a Distância.

 

Programação

A programação da Semana de Planejamento Pedagógico do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia prossegue até terça-feira, dia 20 de abril, com reuniões, compartilhamento de experiências, oficinas sobre ferramentas digitais no ensino remoto, palestras e discussões. Na segunda-feira, os participantes têm a oportunidade de acompanhar a palestra “NAPNE como instrumento político-pedagógico na garantia do direito à acessibilidade à educação profissional: desafios e compromissos”, a ser proferida pela coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Brasília (IFB), Girlane Maria Ferreira Florindo.

Também na segunda-feira, o Câmpus Aparecida de Goiânia recebe, dentro da programação da Semana de Planejamento Pedagógico, representantes da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós[1]graduação (PROPPG) do IFG, que vão falar sobre ações de pesquisa e inovação em desenvolvimento e outros assuntos. Confira a programação completa da Semana de Planejamento Pedagógico do IFG Aparecida.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página