Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professoras e alunas do IFG Câmpus Goiânia Oeste recebem Prêmio Talentos na Ciência e Tecnologia
RECONHECIMENTO

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 17h12 | Última atualização em Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 13h21

Premiação foi criada pela Prefeitura de Goiânia em reconhecimento ao trabalho das instituições de ensino e seus pesquisadores

Pesquisadores e instituições de ensino que se destacaram na ciência e tecnologia, em 2019, foram homenageados na última desta sexta-feira, dia 13, pela Prefeitura de Goiânia, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia. O Instituto Federal de Goiás (IFG) foi uma das instituições homenageadas e três de seus professores e duas alunas receberam o Prêmio Talentos na Ciência e Tecnologia em Goiânia. Dentro os premiados do IFG, dois docentes e as duas alunas são do Câmpus Goiânia Oeste.

Na categoria “Professor Talento”, foram premiados o docente Eduardo Noronha de Andrade Freitas, do Câmpus Goiânia, e as professoras Lyriane Apolinário de Araújo e Telma Aparecida Teles Martins, do Câmpus Goiânia Oeste. Na categoria “Aluno Talento”, receberam a premiação as estudantes Marta Gonçalves de Oliveira e Priscilla Kélida Assis Galvão, ambas do Câmpus Goiânia Oeste. Os pesquisadores foram selecionados por meio de edital, no qual foram estabelecidos critérios para o reconhecimento da relevância do trabalho desenvolvido. A escolha foi feita por uma Comissão de Verificação, a partir da apresentação das candidaturas ao prêmio.

A solenidade de entrega da premiação foi realizada no auditório do Senac Cora Coralina (Av. Independência, Vila Nova). O Senac foi parceiro da Prefeitura na organização da premiação. O IFG foi representado pela diretora executiva e reitora em exercício, professora Adriana Ferreira, que recebeu a homenagem em nome da Instituição.

PREMIADOS

Os premiados comemoraram. “Estou muito feliz pelo reconhecimento do campo das ciências humanas e também pela representatividade feminina dentro do IFG”, disse a professora Telma. Ela e aluna Priscilla desenvolveram uma pesquisa sobre a relação público-privado na oferta da educação básica em Goiânia. “A pesquisa nas ciências humanas devem pensar a realidade e impactar essa realidade e é isso que estamos fazendo”, resumiu Telma.

Para Priscilla Kélida Assis Galvão, o prêmio significou o reconhecimento da importância de pesquisar. “Perceber esse reconhecimento que a pesquisa na área das ciências humanas e, principalmente, na área da educação tem para o governo municipal remete ao entendimento de que essa área, assim como as demais, é importante para a sociedade. Estou muito feliz! Esse reconhecimento é mais um impulso para continuar estudando e pesquisando sobre a Educação Infantil e em defesa da educação pública, laica, gratuita e de qualidade”, afirmou Priscilla, aluna do oitavo período do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do IFG Câmpus Goiânia Oeste, premiada pela pesquisa A relação público-privado na história da educação infantil e os impactos na prática pedagógica.

“É um grande prazer receber essa premiação em nome do IFG e, principalmente, do Câmpus Goiânia Oeste como reconhecimento do nosso trabalho e da nossa pesquisa. Desenvolvemos esse ano duas diferentes pesquisas no câmpus com o objetivo de fortalecer a pesquisa na área da saúde na instituição. Como pesquisadora e membro integrante do NUPPS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Promoção da Saúde), receber esse reconhecimento é uma honra e um privilégio, mas o mais gratificante é ver que a nossa pesquisa fez a diferença no nosso meio acadêmico, que por meio delas sanamos dúvidas e fortalecemos o conhecimento dos nossos alunos, futuros profissionais da área da saúde”, contou Lyriane Apolinário de Araújo.

A professa e enfermeira, recebeu o prêmio “Professor Talento” pelos trabalhos desenvolvidos nas pesquisas Percepção e aceitabilidade da vacina anti-hpv entre estudantes de cursos de saúde do IFG e Fatores determinantes ao atraso vacinal entre discentes de cursos técnicos de saúde do Instituto Federal de Goiás. De acordo com Lyriane, as duas pesquisas envolveram a aplicação de questionários na pesquisa de campo. Com os dados obtidos, a professora afirmou que foram realizadas intervenções específicas pelo grupo de pesquisa: “Os dois projetos nos permitiram verificar as lacunas de conhecimento dos alunos em relação ao HPV e também em relação às vacinas. Realizamos durante a Secitec minicursos para esclarecimentos das dúvidas levantadas nos questionários, elaboramos um folder explicativo e distribuímos aos alunos sobre o HPV e também trabalhamos com o calendário vacinal para adolescentes e adultos com o objetivo de colocar em dia as vacinas previstas no PNI – Programa Nacional de Imunização – para os nossos alunos da área da saúde”.

O Prêmio Talentos da Ciência e Tecnologia em Goiânia foi concedido também a professores e estudantes da PUC Goiás, UFG, Unip, Unialfa, Senai Fatesg. Faculdade Senac, Senai Ítalo Bologna e Senai Fatesg. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Celso Camilo, anunciou durante a solenidade que o edital da edição de 2020 do prêmio já está sendo preparado. “A premiação surgiu no contexto das ações da Prefeitura para popularizar a ciência e vai ser permanente. Queremos que o pesquisador seja referência para a sociedade, um herói do dia a dia”, disse.

Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.