Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > II Extensiona e IV Encontro do Mundo do Trabalho foram abertos ontem, 11

II Extensiona e IV Encontro do Mundo do Trabalho foram abertos ontem, 11

Publicado: Quarta, 12 de Maio de 2021, 14h03 | Última atualização em Quarta, 19 de Maio de 2021, 00h15

Com o temaTrilhas da Extensão, debates, mesas e exposições são realizadas até quinta-feira

Em solenidade realizada ontem à noite, dia 11, dois eventos da pasta de extensão iniciaram suas atividades oficialmente no Instituto Federal de Goiás (IFG), a edição 2021 do Extensiona e do Encontro do Mundo do Trabalho. A mesa de abertura foi composta pelo reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, e pelo pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa.

O reitor agradeceu a presença de todos os envolvidos nos eventos, além dos que se dispuseram a participar da roda de conversa neste primeiro dia. “Por fim, quero deixar minha solidariedade a todas as vítimas da Covid-19. Fica aqui a solidariedade da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás”, finaliza.

O pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa, deu as boas-vindas aos presentes e destacou: “Estamos muito felizes em realizar o Extensiona, que é um espaço de debate da política de extensão na nossa Instituição. É um espaço para colaborar, para conhecer o trabalho dos nossos colegas, exercer nossa capacidade de diálogo, ouvir nossos estudantes. Estamos fazendo um encontro duplo, que  discute a política de extensão e abre o diálogo comum do trabalho. Para isso, trazemos a participação dos nossos estudantes, dos nossos egressos para um debate contemporâneo do mundo do trabalho. Trazemos esse tema num momento muito importante, que é nosso debate do planejamento interno”, afirma.

Após as falas iniciais, foi realizada a roda de conversa Território, Territorialização e Territorialidade: desafios para a elaboração das políticas de extensão. Participaram a analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, antropóloga no Serviço de Regularização de Territórios Quilombos no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Cristiana de Andrade Fernandes, a integrante do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, Ângela Cristina Ferreira, e o professor do IFG Geraldo Vitéze. A mediação da roda de conversa foi feita pelo Técnico em Assuntos Educacionais da Instituição, Vinícius Duarte Ferreira.

Ângela falou sobre a experiência do Comitê no Estado de Goiás, destacando o retorno ao debate da educação popular como política pública. Segundo Ângela, o Comitê é uma experiência nova no Estado de Goiás. “Na pandemia, o que mais temos feito, além de receber denúncias, são relatórios de violação de direitos humanos. Estamos realizando grandes campanhas em defesa da vida”, relata. Ela destaca, ainda, que “lutar por esse debate é também permanecer no território, e resistir no território tem sido uma tarefa diária. Temos 30 ameaças de despejo na zona rural, em diversas regiões do estado”, destaca. Para finalizar, Ângela pontua: “Queremos um território livre, participativo, soberano, um território que defenda os princípios da vida a partir desse olhar da comunidade”, finaliza.

Cristiana de Andrade compartilhou um pouco da sua experiência no Incra, dentro do serviço de regularização dos quilombolas. Ela apresentou um fluxograma, apresentou as legislações, além de falar sobre o relatório técnico necessário no processo de regularização. Outro ponto destacado por ela é que o “território garante a manutenção de sua cultura, as ligações com seus ancestrais, suas tradições e seu desenvolvimento material”, afirma.

O professor Geraldo destaca que a sua experiência na Funai o “ajudou a compreender a atuar junto a essas populações e não apenas para elas”, afirma se referindo aos povos indígenas. O professor destaca também uma reflexão: “Como se faz políticas públicas com comunidades tradicionais? Precisamos dialogar com nosso entorno, com os bairros ao redor, com o município, com nossa região e tentar pensar de que forma podemos fazer parceria com a comunidade, com a sociedade”, afirma. O professor destacou, ainda, outros projetos dos quais já fez parte, na área de turismo pedagógico sustentável e outros.

Assista à abertura oficial e à primeira roda de conversa do evento.

Programação

As atividades do Extensiona e do Encontro do Mundo do Trabalho continuam até o dia 13, quinta-feira, exclusivamente online, no canal IFG Comunidade do YouTube. No dia 12 de maio, das 14 às 17 horas, será realizada a roda de conversa “Economia solidária, extensão e práticas contemporâneas”. Participarão a presidente do Instituto Rede Solidária Berço das Águas e coordenadora da Rede Solidária Berço das Águas, Maria Odília Rogado da Silva; a antropóloga e professora na Universidade Federal de Goiás, Jaqueline Vilas Boas Talga, e Valdir Misnerovicz.

No dia 13 de maio, das 14 às 17 horas, ocorrerá a roda de conversa Planejamento e gestão administrativa das ações de extensão, com a equipe da Coordenação de Extensão (Coext) e dos Comitês Locais de Extensão IFG. Das 18h às 21h, a roda de conversa “O mundo do trabalho na contemporaneidade: empreendedorismo, emprego e transformação social”. Participarão o egresso do IFG (Câmpus Senador Canedo), Lucas Pereira Vieira, que é empresário de Tecnologia e o professor de História no IFG, Josué Vidal Pereira.

Acesse o canal IFG Comunidade no YouTube.

Faça sua inscrição.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria