Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade acadêmica vai às urnas para escolher os dirigentes do IFG
Início do conteúdo da página
ELEIÇÕES 2021

Comunidade acadêmica vai às urnas para escolher os dirigentes do IFG

Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 21h19 | Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 15h58

Na próxima segunda-feira, dia 14, todos os servidores e estudantes vão eleger a futura reitora e, a comunidade de cada câmpus, seu diretor-geral

imagem sem descrição.

Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) vão participar das eleições gerais da Instituição, para a escolha da reitora (todas as candidatas são mulheres) e dos diretores-gerais dos 14 câmpus da Instituição. A votação será on-line, das 9 horas às 21 horas, por meio do sistema Helios Voting, que garante segurança, privacidade e auditagem.

Os eleitores aptos a votar, de acordo com a lista divulgada pela Comissão Eleitoral Central, devem acessar a página das eleições e a urna de seu câmpus ou da Reitoria, no caso dos servidores nela lotados, observando também o seu segmento. Serão 14 urnas (uma por câmpus) para os segmentos dos professores e estudantes e 15 urnas (uma por câmpus e uma referente à Reitoria) para o segmento dos técnicos-administrativos.

Acesse aqui o comunicado da Comissão Eleitoral Central com informes gerais sobre a eleição.

VOTAÇÃO PRESENCIAL

Para os estudantes e servidores que possuem alguma restrição no acesso à internet, serão disponibilizados computadores para a votação. Os eleitores do Câmpus Goiânia Oeste do IFG que necessitarem utilizar esse computador deverão comparecer a Reitoria do IFG (Avenida Assis Chateaubriand, nº 1658, Setor Oeste, Goiânia – GO), local onde a Comissão Eleitoral Local supervisionará a votação da comunidade acadêmica para garantir o sigilo do voto, as condições de acessibilidade e também de segurança sanitária, em relação à Covid-19.

VOTAÇÃO ONLINE

O eleitor vai acessar o sistema de votação utilizando suas credenciais institucionais IFG-ID (mesmo login/senha do SUAP, Q-Acadêmico e Moodle) e poderá votar remotamente, utilizando smartphone, tablet ou computador.

APURAÇÃO DOS VOTOS

A apuração dos votos será realizada, sem interrupção, logo após o encerramento da votação e será transmitida on-line no canal oficial do IFG no YouTube:  https://www.youtube.com/watch?v=bhv-7Lzfl14. A presidente da Comissão Eleitoral Central, professora Dagmar Borges da Silva, informou que a apuração será feita pelo GT Técnico encarregado também de verificar todo o sistema antes do início da votação e após o seu encerramento. Os resultados da apuração serão registrados em um mapa de apuração e em ata, assinada pelo presidente da Comissão Eleitoral Central, pelos candidatos e /ou pelos fiscais por eles indicados.

A presidente da Comissão Eleitoral ressaltou a importância da participação dos servidores e estudantes do IFG nas eleições gerais. “É um momento muito importante para a Instituição, porque estamos decidindo os caminhos a seguir. Por isso, todos devem exercer o direito do voto e devem buscar fazê-lo com consciência”, afirmou.

CANDIDATOS

Em oito câmpus não vai haver disputa, com apenas um candidato concorrendo ao cargo de diretor-geral. O Câmpus Goiânia Oeste é um desses, o atual diretor do câmpus, professor Cleberson Pereira Arruda, é o único candidato ao cargo de Diretor-Geral.

O cargo maior da Reitoria será disputado pelas professoras: Fabiane Costa Oliveira, Maria de Lourdes Magalhães e Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon.

A professora Fabiane é graduada e mestra em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Franca) e doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou IFG como professora do Câmpus Goiânia em agosto de 2011. Desde 2015, vem atuando nos conselhos representativos da Instituição e nos demais espaços de construção institucional. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em História e há quatro anos exerce a função de chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas I, do Câmpus Goiânia.

A professora Lurdinha possui doutorado em Economia de Empresas (UCB), mestrado em Transportes (UnB) e graduação em Engenharia Civil (UFG). É professora do IFG desde 1994, quando ingressou no Câmpus Jataí. Foi transferida para Goiânia em 1996. Na área de gestão, dirigiu a Chefia do Departamento Acadêmico, a Coordenação da Área de Transportes e atuou como representante docente no Conselho Superior do IFG. É atualmente diretora-geral do Câmpus Goiânia.

A professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon é graduada em Pedagogia, especialista em Gestão: Educação e Ensino, mestra em Educação e doutoranda em Educação pela Universidade Santiago de Compostela (Espanha). Ingressou no IFG em 2010, como professora da área de Educação. Participou do processo de implantação do Câmpus Luziânia, onde foi chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, e do Câmpus Goiânia Oeste, onde atuou como gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e depois como diretora-geral. Atualmente é Pró-Reitora de Ensino do IFG.


Mais informações na página das eleições.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

Fim do conteúdo da página