Estudantes da Escola Municipal Professor Hilarindo visitam o câmpus
Parceria entre escolas municipais e o câmpus tem possibilitado visitas e atividades integrativas entre as instituições
Na última quinta-feira à noite, dia 21, os discentes das disciplinas Processo Educativo nas Ações Coletivas e Educação nas Relações Étnico-Raciais , estudantes do sexto e do quarto período do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG) receberam os estudantes do Ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professor Hilarindo Estevam de Souza, localizada no Parque dos Buritis, na capital goiana.
A atividade surgiu a partir da parceria e da integração educativa entre o Câmpus Goiânia Oeste e as escolas municipais de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A visita foi proposta pela professora Marcilene Fernandes, preceptora do Programa Residência Pedagógica (RP/MEC/IFG) e, foi planejada pelos discentes do câmpus, sob a coordenação das professoras Rachel Benta Messias Bastos, Thays Angélica de Pinho Santos e do professor Ramon Marcelino Ribeiro Júnior com apoio institucional das coordenações de curso e da direção do câmpus. O diretor-geral do Câmpus Goiânia Oeste, professor Cleberson Pereira Arruda, abriu o encontro recepcionando os membros da comunidade escolar visitante. Na sequência, a professora Rachel Benta destacou a importância da realização da atividade como uma concretização recíproca da parceria entre instituições públicas, que "são o lócus do desenvolvimento e das aprendizagens plurais e sociais". A professora Marcilene Fernandes e o professor Roberto Kenneth, docentes da Escola Municipal Professor Hilarindo Estevam de Souza, destacaram a relevância da visita ao câmpus como uma oportunidade de alargamento dos horizontes de estudos dos alunos da EJA por meio do conhecimento de instituições como o IFG.
Após a fala dos docentes, a discente Elaine Morais declamou a poesia autoral Eu posso estudar, e os alunos do quarto período do curso superior de Licenciatura em Pedagogia apresentaram uma atividade artístico-literária referente aos estudos de dois livros, Ideias para adiar o fim do mundo e O amanhã não está à venda, do autor indígena Ailton Krenak. As atuações debateram a temática da diversidade, das consequências da ação humana no planeta Terra e das intersecções da relações étnico-raciais.
A assistente social do Câmpus Goiânia Oeste, Clarice Gomes das Neves, apresentou o trabalho da assistência estudantil e também abordou algumas ações como o curso de Macramê ofertado para as participantes do Grupo de Mulheres do câmpus. O servidor Thiago Damasceno Pinto Milhomem falou sobre as pretensões do desenvolvimento de ações de extensão do Câmpus Goiânia Oeste. Na sequência, o professor Ramon Marcelino Ribeiro Júnior debateu a temática da Educação de Jovens e Adultos e falou sobre as atividades dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Brasil. Para finalizar o encontro, a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem modalidade EJA do Câmpus Goiânia Oeste, Thays Angelica de Pinho Santos, explicou sobre o curso e mostrou os laboratórios da área de saúde aos estudantes e professores convidados. Duas alunas do curso Técnico em Enfermagem do câmpus também participaram da atividade integrada entre os cursos e as instituições e relataram suas experiências em atividades de pesquisa e extensão como estudantes da EJA/IFG.
Participaram da visita, 26 estudantes e 05 professores da Escola Municipal Professor Hilarindo Estevam de Souza, Durante a visita, eles conheceram as dependências do câmpus, foram presenteados com kits com pastas, blocos, canetas e folders institucionais e desfrutaram de um lanche coletivo ofertado pelos discentes e servidores do Câmpus Goiânia Oeste. Sandra Fátima, uma das professoras que acompanharam os alunos no câmpus, enfatizou a relevância desses momentos de integração entre a comunidade escolar e o IFG: "Sou egressa do Câmpus Goiânia, apesar disso, não conhecia o Câmpus Goiânia Oeste. Precisamos realizar momentos como esse para que a comunidade possa conhecer as oportunidades existentes na educação, principalmente para o mundo do trabalho, pois o IFG permite chances reais de trabalho. É praticamente impossível sair do IFG e ficar desempregado".
As discentes Beam Araújo e Elaine Morais, do curso superior de Licenciatura em Pedagogia, ficaram muito satisfeitas com a atividade e, como egressas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacaram a importância de momentos como esse para incentivar a formação acadêmica desses alunos. Já a discente Eulaine Vasco, também do curso de Licenciatura em Pedagogia, afirmou ter gostado da integração dos alunos da Pedagogia com os estudantes da EJA da Escola Municipal Professor Hilarindo, pois possui o desejo e o interesse em atuar como professora na EJA.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.