Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Licenciatura em Dança do IFG são selecionados para eventos artísticos nacionais
DANÇA

• Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 08h18
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 16h58

Espetáculo concebido coletivamente será apreciado pelo público do Festival de Dança do Triângulo e do Goiânia em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas.

Neste ano, os alunos do curso superior de Licenciatura em Dança do IFG Aparecida de Goiânia podem se orgulhar de seus feitos. Além do curso ter recebido nota 5 do MEC, pela primeira vez, desde a criação da graduação, um trabalho artístico encenado pelos graduandos chegará a plateias brasileiras, através de 2 grandes eventos de dança, um deles nacional e outro internacional.

Neste mês foram divulgadas as listas de trabalhos artísticos profissionais selecionados para o 27º Festival de Dança do Triângulo, que acontece em Uberlândia/MG, entre os dias 29 de Outubro e 03 de Novembro de 2019, no Teatro Municipal de Uberlândia. Também divulgou sua lista de projetos aceitos, o 17º Goiânia em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas, que acontece em Goiânia, entre 16 e 24 de outubro.

O trabalho coreográfico dos alunos do IFG chama-se Oração Ao Tempo  tem 20 minutos de duração e foi concebido em 2018, sob a coordenação da Professora Rousejanny Ferreira, durante a disciplina chamada Ateliê de Dança Moderna, do 4º período do curso de dança. Ao todo, 15 alunos encenam a obra, que foi criada em um trabalho coletivo, de toda a turma de estudantes. Um elenco plural, comprometido com a produção artística.

Segundo Rousejanny, Oração ao Tempo é uma prece em forma de dança. O trabalho foi idealizado em meio às eleições presidenciais do Brasil de 2018. Um período turbulento no país, política e socialmente, que, segundo a professora, assombrou alunos e docentes. Sobre isto, a professora ainda diz: “Nossa dança foi construída tomando como um dos disparadores uma frase que ficou muito popular no último ano: ‘Ninguém solta a mão de ninguém’. A partir daí, fomos referenciados por todo o universo de medo e suspiros de parcela da população que se viu discriminada, principalmente artistas, professores, LGBTQ+s, negros e moradores da periferia. Portanto, esse espetáculo é uma reza por outros modos de relação baseado no afeto e no respeito.”

Sobre a importância destas apresentações para os alunos do curso de dança, Rousejanny explica: “Acredito que para os alunos é uma oportunidade de vivenciar uma cena profissional da dança e compreender os circuitos de festivais, tanto numa lógica local, quanto nacional. Assistir a espetáculos, conhecer outros artistas, ampliar o senso estético sobre a produção em dança, fazer oficinas e estar em cena são possibilidades que acrescentam muito na formação artística e pedagógica de cada deles.”

Um outro coletivo nascido do curso de Licenciatura em Dança, o Coletivo Camaleão, também participará da circulação, auxiliando na produção local do elenco de alunos.

Sobre o curso de Licenciatura em Dança

O curso de Licenciatura em Dança do IFG teve início no segundo semestre de 2013 no Câmpus Aparecida de Goiânia. O curso integra o eixo tecnológico Produção Cultural e Design, que, segundo informa o Projeto Pedagógico do Curso, fomenta uma área de conhecimento pouco explorada academicamente e de crescente demanda, em especial após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, que garantiu o ensino da arte nas escolas, sendo a dança reconhecida como uma de suas linguagens.

Em 2018, o curso obteve Conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota é o grau máximo da apreciação feita pelo Ministério.

Para saber mais sobre nossos cursos acesse: http://cursos.ifg.edu.br/

Para acompanhar nossos Editais de Processos Seletivos, acesse: http://www.ifg.edu.br/estudenoifg

As inscrições para o próximo vestibular para a Licenciatura em Dança estão previstas para iniciarem no dia 9 de setembro.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia