Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do IFG fica em 1º lugar na Campus Future
Início do conteúdo da página
Campus Party Goiás

Equipe do IFG fica em 1º lugar na Campus Future

Evento reuniu mais de 60 mil pessoas durante cinco dias, em Goiânia

  • Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 10h27
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h51
imagem sem descrição.

Luvas Transceptoras (1º lugar), SmartCap e Smartshoes: provendo acessibilidade a deficientes visuais por meio da Internet das Coisas (2º lugar) e Automatização de Sistema de Abastecimento de Reservatórios de Água Compartilhado (3º lugar). O Instituto Federal de Goiás (IFG) ocupou lugar de destaque na premiação da Campus Party Goiás, preenchendo totalmente o ranking na premiação de um dos programas do evento, a Campus Future. Os projetos foram apresentados na área aberta e gratuita à visitação do público, onde foram apresentadas criações feitas por estudantes do ensino técnico de nível médio e superior.    

As luvas transceptoras são luvas desenvolvidas no IFG e que traduzem a Língua de Sinais utilizando inteligência artificial, identificando os movimentos gestuais e comunicando estes movimentos na forma da língua escrita e falada, usando o computador como interface. O objetivo é auxiliar na comunicação entre o surdo e o ouvinte, entre o surdo e o cego, melhorar o ensino de Libras entre vários outros, com foco em inclusão social, dentre outros. Apresentaram o projeto: Iury Alves de Oliveira (Técnico em Automação Industrial -- IFG/Senador Canedo), Daniel Santos Santana (Câmpus Senador Canedo) e Priscila Freitas da Rocha Lustoza (Pedagogia Bilíngue – Câmpus Aparecida de Goiânia).

Visitante da Campus, Valdir é surdo e experimentou a luva, dizendo que ficou encantado. “Eu sinto muita dificuldade quando preciso ir a locais como nos Correios e outros e não têm intérprete”, conta. Com a luva, esses pequenos empecilhos poderiam ser resolvidos, em atividades rotineiras.

Já o SmartCap e Smartshoes é o projeto de umboné inteligente”, que funciona com sensores e que alerta os cegos sobre a presenta de obstáculos. A ideia é que o protótipo passe por melhorias e possa ser usado pelos cegos, que serão avisados por meio de vibrações e bips sonoros. Foi apresentado pelas discentes do Câmpus Inhumas: Layane, Stéfany e Dálety, com apoio de Elisa, Bruna, Geany, Camily e Jack.

O projeto de Automatização de Sistema de Abastecimento de Reservatórios de Água Compartilhado, conta com participação dos alunos de engenharia elétrica, Mauro Benedito Ferreira, Edgar Vieira, Anderson Siqueira, e com orientação do professor Kelias de Oliveira. Trata-se de um projeto que automatiza o sistema de abastecimento de água, por meio de compartilhamento com o uso de uma única bomba. É resultado de um trabalho de conclusão de curso.

A avaliação dos projetos foi realizada considerando os critérios de tecnologia, inovação – se a ideia é nova ou não, criatividade – originalidade e utilidade do projeto e impacto social – aplicabilidade e relevância para a sociedade.

 

Hackathon Desafio Agrostartup

Também do IFG, a assistente de aluno do Câmpus Goiânia e estudante do curso de Sistemas de Informação Danielle Almeida Gomes faz parte da equipe que ganhou a premiação da 3ª edição do Hackathon Desafio Agrostartup, cujo tema foi Soluções para a Comercialização de Produtos Agrícolas. A equipe levou o 1º lugar o prêmio de 10 mil reais com a Startup Tracking Coop. A plataforma criada pelo grupo trabalha cooperação e rastreamento para facilitar a venda de produtos de pequenos produtores de frutas e verduras, além de oferecer rastreamento vegetal gratuito. Além da servidora, o grupo é formado por Letícia Mendes Azevedo, estudante de agronomia, Carlos Henrique Rodrigues Carvalho do Nascimento, consultor de marketing e Henrique de Deus Cardoso, estudante de engenharia da computação.  

O segundo lugar na competição ficou com a Puro Leite, que levou 3 mil reais. O grupo criou um dispositivo que consegue ler qualidade do leite em tempo real e tem o objetivo conectar indústria e produtores rurais. Os integrantes são: Lais Cardoso especialista em Marketing, Luana dos Santos, professora universitária, Kayus Gracco, estudante de engenharia mecânica e Juliano Pertto, engenheiro da computação. 

A Startup Negociagro, de Gilmara Roberto, Wanderley Amaral Júnior e Higor Rafael Vaz levou mil reais com um aplicativo para diminuir atravessadores, onde restaurantes, mercados, lançam suas necessidades e o produtor negocia. 

As demais premiações foram concedidas pelo Programa Startup & Makers para a Avant Agro (1º lugar), Grifa (2º) e Fazenda Rentável (3º). Pelo Hackathon Governo Transparente, o primeiro lugar ficou com Pequi, o 2º com o Pantheons e o 3º lugar com o Transparente.

 

Próxima edição em Goiás

Segundo o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, a edição goiana para 2020 já está confirmada. Essa primeira edição foi realizada com apoio do Instituto Federal de Goiás e parcerias com o Governo do Estado, Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), Sebrae e Sistema Faeg Senar.

Foram cinco dias de imersão total em tecnologia e inovação, com mais de 500 participantes só do IFG, que apresentaram projetos nas bancadas, proferiram palestras, workshops, acordavam e dormiam diariamente respirando tecnologia. Em toda a Campus, foram mais de 350 horas de atividades, 265 palestras e 108 workshops, além dos 7 mil campuseiros e 2,5 mil acampados.

 

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo. Já produziu edições nos seguintes países: Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura. O evento está presente no Brasil há doze anos.

 

Mais informações sobre o evento, acesse: https://brasil.campus-party.org/

Veja as fotos da participação do IFG na Campus Party Goiás, na página do facebook IFG.oficial: https://www.facebook.com/pg/IFG.oficial/photos/?tab=album&album_id=2985544858140447

 Projeto de Automatização de Sistema de Abastecimento de Reservatórios de Água Compartilhado

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria. Com informações da Comunicação da Faeg e da Campus Party Brasil. 

 

Fim do conteúdo da página